Sacrifício Vivo

Quando você ouve falar da palavra sacrifício o que vem a sua mente? O dicionário define o sacrifício como “tudo o que é consagrado e oferecido a Deus”. No texto de Rm 12.1 o apóstolo Paulo nos convida a apresentar o corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Mas o que significa apresentar o nosso corpo em sacrifício?

Paulo lembra a igreja de Roma que o sacrifício vivo seja parte integrante do estilo de vida espiritual de cada crente. A ilustração que ele usa a respeito do sacrifício é compreensível para um judeu da sua época. Todo judeu já havia presenciado a apresentação do sacrifício no templo, onde o animal era morto e queimado no altar.

No Antigo testamento, Deus mostra através dos sacrifícios de animais, que os pecados da humanidade eram perdoados através da morte de animais que eram sacrificados para expiação dos pecados Ex 40.6. Não podia ser qualquer animal, devia ser o melhor, perfeito, sem mácula. O sacrifício era aceito por Deus somente se fosse desta forma Lv 22.20. Todas estas cerimônias, entretanto, eram apenas um prenúncio do sacrifício do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo. Por causa deste sacrifício definitivo na cruz, não precisamos e nem devemos fazer qualquer tipo de sacrifício. Porém, ainda vemos em religiões e seitas pessoas se sacrificando ou se autoflagelando com a intenção de pagar por seus pecados. Tais atitudes não tem embasamento bíblico.

A boa nova do Evangelho, é que o sacrifício da morte de Jesus é suficiente para nos purificar de todos os pecados. Hb 10. 10 -12 “E foi porque Jesus Cristo executou a vontade de Deus, oferecendo uma só vez o seu próprio corpo em sacrifício, que nós somos limpos do pecado. Segundo a antiga aliança, os sacerdotes iam todos os dias executar, muitas vezes, os mesmos sacrifícios que nunca podiam apagar os pecados. Mas Cristo, tendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, válido para sempre, está sentado no lugar de maior honra, à direita de Deus.”

Que tipo de sacrifício Deus quer que nós façamos? Jesus teve que morrer para nos purificar. E agora nós devemos ser um sacrifício vivo para Deus, não nos conformando com este mundo. A palavra mundo é definida para nós em 1Jo 2.15-16 como: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho da vida; desejo desmedido, incontrolável atraído para praticar o que a carne deseja, o materialismo e a ambição; aquilo que nos enche e nos coloca no trono de nossas próprias vidas. O nosso sacrifício é lutar contra os nossos desejos. E isto exige disciplina para negar-se a si mesmo todos os dias.

A Palavra imutável de Deus, instruída em nossos corações pelo Espírito Santo, é o único poder na Terra que pode transformar o velho eu em uma nova criatura. E esta é a vontade de Deus: que todo cristão seja um sacrifício vivo para Jesus Cristo.

O teólogo do Novo Testamento Willian Hendriksen explica o que é oferecer o corpo como sacrifício vivo: “Paulo adotou essa palavra para que pudesse designar mais plenamente tudo o que somos; pois os membros do corpo são os instrumentos pelos quais executamos nossos propósitos”.

Não se trata apenas de participarmos de cultos específicos na igreja, mas sim do nosso relacionamento íntimo com Deus. Significa estar em conformidade com a vontade dele, e isso não tem dia determinado, deve ser todos os dias! Você tem deixado de fazer a sua vontade para fazer a vontade de Deus? O sacrifício é uma característica do seu estilo de vida? É um hábito ceder à vontade de Deus?

Assim como o cordeiro do sacrifício do antigo testamento era puro, assim como Jesus foi o cordeiro sem mácula, da mesma forma devemos ser , sabendo que Deus é santo e nós seus filhos, devemos ser também sacrifício vivo, santo e agradável.

Amado, avalie a sua vida pela medida com que você nega a si mesmo por amor de Jesus.

Pastor Rogélio Renner