O Deus que recompensa

Autor: Pr. Paulo Aguilar

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” Hb 11:6.

Toda pessoa gosta de ser recompensada. Dificilmente alguém faz algo sem que no fundo deseje um elogio, um obrigado, enfim uma recompensa. Quando falamos de Deus, por vezes destacamos bastante o fato de que castiga, proíbe, exige, cobra… Mas será que Deus também nos recompensa? Com toda a certeza posso afirmar que sim, e ainda, Deus nos recompensa muito mais do que imaginamos ou que merecemos. Pela bíblia podemos até afirmar que em Deus tudo tem recompensa. Por isso que nela Ele é revelado como o Deus que recompensa.

Fé e Galardão – o autor da carta aos Hebreus, no texto citado acima, afirma que a pessoa que vive pela fé em Deus, e que o busca de todo o coração, também receberá dele o  galardão, a recompensa. No restante do capítulo o autor narra a história de homens e mulheres que pela fé buscaram esse Deus, enfrentaram momentos difíceis na vida, mas alcançaram grande recompensa tanto na vida terrena como na eternidade. Portanto podemos afirmar que nosso Deus é o Senhor que recompensa, todos aqueles que pela fé crêem, se aproximam dele e o buscam.

Obediência e recompensa – No Antigo Testamento (A.T.) com Abraão, Deus lhe promete que se ele andasse na presença do Senhor, lhe daria uma terra que mana leite e mel, e faria que sua descendência fosse mais numerosa que as estrelas do céu. Mas tarde quando esse povo entra na terra prometida Deus lhes garante que se fossem guardar e cumprir os seus mandamentos, eles seriam de tal forma abençoados que sempre teriam pão com fartura, colheitas abundantes, famílias numerosas e felizes, e nada lhes iria faltar. Era a recompensa da obediência (Dt 28).

Todo o restante do A.T. é uma narrativa do povo sendo grandemente abençoado e recompensado, enquanto buscavam e serviam a Deus de coração. Mas por outro lado havia a dura “recompensa” do castigo, da privação, do cativeiro e da escravidão quando o povo deixava de servir e obedecer a Deus.

Grande é o vosso galardão – No Novo Testamento, com a vinda de Jesus, milhares de pessoas puderam usufruir da recompensa de buscar e confiar nele. Pessoas foram curadas, outras transformadas, e milhares encontraram nele o caminho da vida abundante. Jesus chegou a afirmar que quando enfrentamos sofrimentos, injurias e perseguições por causa do seu nome devemos nos alegrar e exultar porque grande será nosso galardão no céu (Mt  5.12). Paulo afirma que todos os dias “Deus nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual” Ef 1.3. Com certeza cada bênção que recebemos de Deus é uma forma de recompensa, mesmo que pela lógica nada merecemos, porque somos pecadores, mas Deus em seu amor nos recompensa por aquilo que Cristo fez por nós na cruz do calvário.

Contudo a maior recompensa que Jesus nos dá é a salvação. João afirma que a recompensa de receber a Jesus é ser transformado em filho de Deus pela fé (Jo 1.12). Ao carcereiro de Felipos foi ensinado que a recompensa de crer no Senhor Jesus seria a salvação dele e de toda a sua casa (At 16.31). A todas as sete igrejas do Apocalipse, foram prometidas grandes recompensas para aqueles que permanecessem firmes na fé em Jesus mesmo em meio a lutas e provações. Sendo que a recompensa final da fidelidade a Jesus é a coroa da vida eterna: “Sê fiel até a morte e lhe darei a coroa da vida” Ap 2.10.

Como é confortante saber que o nosso Deus “...se torna galardoador dos que o buscam” Hb 11:6. Que ele nunca deixa de recompensar aqueles que vivem pela fé nele. Por isso precisamos aprender e ver o Senhor como o Deus que recompensa. E que como Paulo com convicção possamos afirmar no final de nossa vida: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” 2 Tm 4.7-8. Não há maior recompensa que esta, os que vivem pela fé em Cristo, um dia receberão das mãos do próprio Senhor Jesus a maior recompensa: a coroa da vida eterna. Amém.