Livre da depressão

Autor: Pr. José Luiz Kollenberg

Se muitos têm dificuldade em diagnosticar a gravidade de um ferimento externo, ainda que seja exposto e visível. Quanto mais difícil é perceber e  diagnosticar um ferimento interno. Ainda mais quando se trata de sentimentos feridos e traumas. A depressão é um mal que apresenta sintomas, tanto físico, quanto psicológico. O quadro consiste, numa combinação de aflição e mal-estar.

Qual quer anormalidade é manifestado no ser. mesmo sendo psíquico e/ou espiritual, vai se manifestar no físico, como alerta de que algo não esta bem, e que precisa de cuidado. Esta é a razão de muitas pessoas confundirem  tal patologia, porque as dores manifestadas no físico fazem pensar em um problema físico, onde a dor se localiza, que na maioria das vezes muda de lugar.  Exemplo; dor  nas costas, na cabeça, no peito, falta de ar, sensação de sufoco etc. levando a exames e consultas com especialistas nesta área, que na maioria das vezes não constam problema algum.  A depressão, a pesar de ser uma doença e muito delicada, tem cura; dês de que seja feito  o tratamento certo.

O profissional indicado para tratamento eficaz, sem dúvida, é o psiquiatra, com acompanhamento de um psicólogo. Não indo  atrás do “disque-disque” de pessoas que não entendem nada sobre o assunto e querem dar sua opinião, ou fazer comparativos.

Certamente que você já ouviu muito sobre depressão, talvez esteja sofrendo desta enfermidade. Enquanto outros nem noção fazem de como é. Somente quem passa ou tem conhecimento, que sabe verdadeiramente o que é. Percebe-se que ao interrogarmos um depressivo; -“o que você tem?” ouvimos a superficial resposta; -“não sei!” e realmente não consegue explicar o que exatamente esta acontecendo. Sendo incompreensivelmente interpretada como uma pessoa  desinteressada, que não quer nada com nada, não se importa com nada, só olha negativamente, e não encontra mais razão para viver. E conseqüentemente passa a ser desgostada da vida, amarga, ofensiva, e muito sensível. com olhar e interpretação negativa de todas as coisas. Sendo que; tudo o que a pessoa quer e precisa, é ser ouvida e entendida. Quando a família não supre esta necessidade, dificultará sua recuperação.

A depressão (ou melancolina, como era chamada antigamente) tem uma longa história, provavelmente tão extensa quanto à do próprio homem. Ela foi diagnosticada, há mais de dois mil anos, por babilônicos, egípcios, gregos e judeus. Atualmente a depressão é uma doença. Antes era visto como um traço de genialidade ou de fraqueza, e não como questão de saúde.

Nos últimos tempos tem aumentado significativamente o número de pessoas com depressão.  Nunca tanta gente esteve deprimida como na época atual.

De acordo com a ONU, uma pessoa a cada dez terá depressão ao longo da vida. desse total, 60% serão mulheres e 40% homens.

A depressão é um estado emocional ao qual todos os seres humanos estarão sujeitos. Há quem diga que o cristão, e o servo de Deus não pode ficar deprimido, dizem ainda; se isso acontece é um pecado ou falta de fé. Isso não é verdade. A depressão pode acontecer para qualquer pessoa e idade, e pelas mais variadas razões. Independentemente se é cristão ou não, é verdade de que um cristão que confia no seu redentor, as chances serão bem maior e segura. Na própria bíblia, encontramos pessoas de fé que lutaram contra um sentimento de tristeza e depressão. Exemplo Moisés(Nm 11.15). Noemi(Rt. 1:20). Jó(Jô 3.20-26). Davi(Sl.143.4). Elias(1º Reis 19.4). Jeremias(Jr. 15.18). o próprio Jesus(Mc 14.34) Paulo(2ª Co 1.8). e tantos outros homens e mulheres de Deus. É uma experiência que todos estamos sujeitos

A depressão pode variar de intensidade, indo desde tênues sentimentos de apatia até uma séria enfermidade mental. É claro que todos temos variações no nosso estado de espírito e passamos por altos e baixos emocionais. Porém, quando  ele se torna desproporcional, longo ou intenso, estamos diante de um caso patológico de depressão. O que distingue a tristeza normal de um estado depressivo é a sua duração e intensidade.  Esta é a dúvida de muitas pessoas, algumas acham que estão com depressão, mas é apenas momento de tristeza e abalo, enquanto que outras também tem vindo a mim no escritório de aconselhamento, negando a possibilidade de uma depressão e infelizmente esta com depressão patológica.

A depressão vai além da simples tristeza, geralmente quem esta passando por um episodio de depressão severa, sua auto-estima desaparece. Por isso muitas coisas que os seus amigos(as) dizem lhe causa irritação. Pois não entendem o que esta se passando, e o deprimido, por sua vez, não se sente com a mínima vontade de lhe explicar.

“Poucas experiências são tão dolorosas quanto a depressão.” Ao ver o sofrimento de muitas pessoas, foi que levou a mim e outros colegas, buscar conhecimento e especialização na área.
Portanto, todo esforço em pesquisas e estudos, vale a pena ao ver vidas restauradas e feliz. certamente Deus estará lhe abençoando grandemente, por meio desta página e que você também esteja de bem com a vida.  pois tudo vai ficar bem de novo, e que seja o que Deus quiser. Pois quando estamos nas mão do eterno com fé e confiança nada precisamos temer. Is. 41:10.  Continuaremos na próxima edição.