Deus é o Senhor

Autor: Pr. Ivo L. Köhn

O termo SENHOR é usado para referir-se a uma pessoa de idade, de respeito; a alguém que é dono, proprietário de alguma coisa; é a expressão de tratamento que se dá a pessoas mais velhas, de menor intimidade, mas também é o título reverente que se dá a Cristo, a Deus. E nesse último significado queremos concentrar nossa atenção em nossa palavra aos leitores nesse mês de abril.

Há no Salmo 33. 12 uma palavra determinante sobre isso: “Feliz a nação (a pessoa, a família, a Igreja, a comunidade) cujo Deus é o Senhor…” Isso subentende que existem outros deuses que aspiram essa posição, esse poder, esse domínio, esse senhorio. Estes podem ter os seguintes nomes: orgulho, ganância, vícios, ódio, inveja, ciúme… Todos eles estão a serviço de Satanás, o senhor das trevas e trarão consigo a escravidão, a infelicidade, a desgraça e a tragédia. Quando, porém, Deus, o Criador, o Mantenedor, o Todo Poderoso for Senhor, trará consigo luz, paz alegria, libertação e felicidade.

Uma coisa é dizer: “Deus é o Senhor” e outra: “Deus é o meu Senhor”.  Quando você pode afirmar isso? Quando lhe perguntaram certa vez como vencia o diabo, Martin Luther respondeu. Bem, quando o mal bate à porta do meu coração e pergunta “Quem mora aqui?” o querido Senhor Jesus vai até a porta e diz “Agora eu moro aqui.” O diabo, vendo as marcas de prego em Suas mãos e o lado perfurado, foge de imediato. Jesus já mora em seu coração: Ele já é o Senhor da Sua vida? Lembra-te, Ele tem direito sobre ela, pois te resgatou e livrou do poder das trevas e da morte através do sangue de Seu Filho Jesus Cristo. Por essa razão João 8.36 diz: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Esse Senhor pagou alto preço pela nossa liberdade.

Um homem, tido como completamente inútil e que só vivia caído pelas ruas, embriagado, teve uma experiência com Cristo e a vida transformada. Desde que foi alcançado pelo Senhor, manteve-se fiel a Deus e bastante ativo na Sua obra, sempre aproveitando as oportunidades para falar do grande amor do Salvador. Ele tinha um segredo que só o pastor conhecia: não sabia ler e nem escrever. Ele não contou isso para os outros porque tinha vergonha. Ele notava que muitas pessoas usavam camisetas com frases estampadas. Ele quis ter uma que mostrasse palavras que engrandecessem ao Senhor. Como não podia ler, não sabia qual camiseta comprar. Ele orou e pediu direção a Deus sobre isso. Certo dia ele estava caminhando no centro da cidade e notou uma loja fechada e uma placa com algo escrito. O Senhor lhe incomodou para que copiasse o que estava escrito ali. Mesmo sem saber o que dizia, copiou o melhor que pôde cada letra e levou para um local onde se estampava camisetas. Ao vesti-la fez muito sucesso, testemunhando a todos de sua conversão. A sua camisa trazia escrito: “Sob nova administração.”

O senhorio de Cristo implica em obediência plena e absoluta a Ele. O que deve sempre prevalecer não é a nossa vontade e sim a vontade do Senhor de nossa vida. Um servo de Cristo não possui vontade própria; ela se funde com a vontade do seu Senhor. Isso é válido também para a vida da Igreja, pois como corpo Cristo é sua cabeça conforme Cl 1.18: “Ele é a cabeça do corpo, da igreja”. Como Igreja temos lideranças locais, regionais e nacionais, mas o líder maior, o número 1 sempre será Jesus Cristo. Na realidade somos propriedade Dele conforme Ef 1. 14: ”… até ao resgate da sua propriedade em louvor da sua glória”.

Essa vontade de nosso Senhor sempre visa o bem de todos nós, pois ela está acima da nossa vontade e seus pensamentos estão acima dos nossos pensamentos conforme Isaías 55.8-9. Como nosso Senhor Ele possui conosco somente pensamentos de paz (Jr 29.11). Essa vontade o Senhor nos revela em Sua palavra conformeJoão 5.39: ”Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.  Quando o rico pediu lá do inferno a Abrão enviar alguém aos seus cinco irmãos para adverti-los, recebeu como resposta: “Se não ouvem a Moisés e aos profetas (a palavra), tampouco se deixarão persuadir…” (Lc 16.31)

Como tem sido a nossa nova vida com Deus? Temos dado mostra de verdadeira transformação ou continuamos repetindo os mesmos equívocos anteriores? Continuamos fazendo a nossa própria vontade ou temos compreendido que a vida dirigida pelo Senhor é muito mais abundante e prazerosa? Quem está no comando da Sua vida? Quem controla seus pensamentos, sentimentos e ações?  Deixe que seja o único e verdadeiro DEUS, aquele que é maior que tudo e todos, e que tem direitos sobre cada um (a) de nós.

Pastor Ivo Lídio Köhn