Jesus Cristo: Salvador e Senhor

Autor: Pr. Dorival L. Seidel

Estamos mais  uma  vez  na   linda  época do  Advento e do  Natal.  Esta  época  será  santa  em  nosso  coração,  no  nosso lar,  na  nossa  igreja,  se Jesus Cristo estará  no  centro de  tudo. Ele  é  a pessoa  mais  notável  de todos  os  tempos.  O  maior  líder.  O  maior  mestre.  Trouxe  os maiores benefícios  para   a  humanidade.  Viveu de  forma  mais  exemplar  e  santa possível. Ele  quer  ser  Salvador  e Senhor  da sua vida.

 

Muitos cristãos hoje estão procurando por um Salvador sem compromissos. Querem libertação sem obrigações. Podem professar o nome de cristãos mas acabam com um Salvador à sua própria moda. Embora seja verdade que um anjo orientou José a dar a essa criança-milagre o nome de Jesus, porque Ele salvaria o Seu povo dos pecados deles (Mt 1:21), um anjo também anunciou aos pastores nas colinas próximas a Belém: “Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc. 2:11).  Deus, o Pai,  nos  apresenta o  seu Filho, para  ser  o nosso  Salvador  e Senhor.

Existem mais  textos   no Novo Testamento referindo-se a Jesus como Senhor do que como Salvador. É impossível receber a Jesus como Salvador e rejeitá-Lo como Senhor. O apóstolo Pedro se refere a Jesus como “nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (II Pd 1:11), e o apóstolo Paulo nos encoraja a procurar “o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp. 3:20). Nós podemos nos  perguntar,  Jesus  Cristo,  já  é  o meu Salvador  e  também  Senhor?? Ele  é o rei dos Reis,  o Senhor  dos  senhores,  mas  somente  se  tornará o  meu Senhor  quando o  seguir absolutamente  e lhe  obedecer de verdade.

Quando Saulo percebeu que estava se encontrando com o Cristo ressuscitado, a primeira coisa que disse não foi: “Senhor, o que queres que eu creia?” ou “Senhor, o que queres que eu diga?”, mas foi: “Senhor, o que queres que eu faça?” Ao chamar Jesus de Senhor, Saulo reconheceu que, por ser Jesus quem Ele era, precisava ser obedecido. E quando o Senhor disse: “Levanta-te e entra na cidade”, Saulo se levantou e foi. Vemos a mesma resposta de Ananias. No começo, ele discutiu com o Senhor Jesus Cristo, questionando Seu julgamento. Mas quando o Senhor lhe disse: “Dispõe-te, e vai”, Ananias foi. A mensagem é clara: Quando confessamos a Jesus Cristo como Senhor, reconhecemos Sua autoridade absoluta sobre nossa vida. Quando a salvação é vista como programa de homem, é deixado para o homem escolher se deixará Deus fazer isso ou aquilo, mas quando é vista como ação de Deus, há uma confiança e uma certeza que ninguém a quem Deus regenera será chamado de “cristão carnal”. Lutero disse, “Se as obras e o amor não florescerem, não é fé genuína, o evangelho ainda não ganhou posição segura, e Cristo não é ainda corretamente conhecido”. Novamente, se temos Cristo, temos Sua santidade imputada (justificação) como também Sua santidade transmitida (santificação). Sem o sentido de uma, não pode haver sentido da outra.

Em  Jesus,  Deus  restitui  à  nossa  alma  a  alegria  do  estado  de  inocência  em  que  nascemos,  perdoando  e  banindo  as  nossas  culpas.  Em Jesus,  Deus  vem  a  nós  e  sopra  de  novo  o   alento  do Espírito  dentro  de  nós,  restituindo-nos o  dom  da  vida  eterna.  Em Jesus,  temos  mais do  que  a  paz  com  Deus, temos  o próprio  Deus de  paz  presente  conosco. A  paz do  céu  anunciada  na terra, a todos os seres  humanos  a quem ele  quer  bem. Em Jesus, Deus  revela  o seu amor.  Não  apenas  de  palavras  e  de  promessas,  mas  em  ação.  O  amor  que  se  dá  a si  mesmo para  resgatar  do  abismo  do pecado  as  ovelhas que gemem  debaixo  da opressão. Em Jesus,  Deus  dá  o  céu aos  homens  da terra  e  a  glória aos que se  sentiam nas  trevas,  na  sombra  da  morte.

Se  Jesus Cristo  não  teria  vindo,  não  haveria perdão,  paz, motivo para  viver,  caminho,  cor…,  mas  Ele  veio  como  Salvador,  e  quem O segue assume  Seu  senhorio.   Jesus  também voltará!! “ Este  mesmo  Jesus,  que  dentre  vocês foi elevado ao céu,  voltará da  mesma  forma como o viram  subir” At. 1.11b.  E  nele  a gente  pode  confiar!!!

FELIZ  NATAL

E  ABENÇOADO  ANO  NOVO.

Pr. Dorival L. Seidel

Presidente  da IECB