Retiro de Pastores e Famílias

Sob o lema “Restaurando Restauradores a IECB reuniu dias9 a 11 de novembro de 2008 seus pastores e famílias no Pratas Termas Hotel de São Carlos, SC para mais um Retiro Espiritual.

Alguns já chegaram na quinta-feira, mas a abertura deu-se com o almoço de sexta-feira, dia 7. Foi um feliz reencontro de colegas, irmãos e irmãs num lugar muito aconchegante com amplo espaço para reuniões, lazer, esporte etc.

Na sexta-feira, à tarde todos se reuniram num auditório climatizado para o devocional de abertura dirigido pelo presidente Pastor Dorival Seidel, o qual deu as boas vindas e expressou sua alegria pela presença de todos e todas. Justificou a ausência de alguns e desejou bênçãos a todos.

Os pastores Lineu Hoffmann, Danilo Wohlenberg e Edison Lutzer nos dirigiram no Louvor. A região oeste apresentou uma encenação sobre o tema CUIDANDO DE QUEM CUIDA. Nessa apresentação focalizou-se o que muitas vezes acontece no círculo pastoral: as decepções, frustrações, desânimos, carências etc. Mas, também foi focalizada a bondade e misericórdia de Deus, que supre nossas necessidades e que capacita aos seus servos para a obra.

As explicações e os avisos foram dados pelo presidente como também recados de outros que precisavam ser compartilhados. As crianças estiveram sob os cuidados da Joice e Carla, duas irmãs da Igreja de Cruzeiro, Santa Rosa, RS, as quais realizaram um excelente trabalho possibilitando aos pais um melhor aproveitamento do Retiro.

Sexta-feira, à noite as irmãs Kátia Seidel, esposa do presidente da IECB e Carla Nogueira, filha do Pastor Schumann, de forma alternada, falaram sobre o tema com muita simplicidade e clareza, nos mostrando os seguintes pontos:

  1. Para os momentos de catástrofes, ESPERANÇA. (2 Co 4.18)
  2. Para os momentos de vergonha, MISERICÓRDIA. (Lc 23.42-43)
  3. Para os momentos de ingratidão, GRATIDÃO. (1. Tss 5.18)
  4. Para os momentos de amargura, PERDÃO. (Mt 18.23-30)
  5. Para os momentos de ansiedade, PAZ. (Mt 7.11; Fp 4.19)
  6. Para os momentos sem orientação, DIREÇÃO. (Mc 6.34-37)
  7. Para os momentos de medo, FÉ. (Mc 5.36; Mt 28.20)
  8. Para os momentos difíceis, SERVIÇO. (Mt 5.41)
  9. Para os dias de insegurança, MOTIVAÇÃO. (Fp 4.13; Mc 9.23)

O que é restauração de alma?  Reconhecer nossas feridas, defesas e responsabilidades. Experimentar Jesus levando sobre Si essas feridas. Receber o perdão e a libertação de Deus. Poder transmitir o mesmo para aqueles que nos machucaram e abusaram.  Concluíram dizendo: “Não descuide por causa do teu ministério o cuidado de ti mesmo e não dê aos outros até o ponto de não restar nada de ti, para ti próprio. Certamente, deve ter presente a recordação das almas de quem és pastor, mas não te esqueças de ti mesmo.”

    No sábado de manhã todos se reuniram para mais um devocional quando a região Grande Santa Rosa apresentou um jogral falando sobre os frutos do Espírito Santo e da sua necessidade em nossa vida. Realizamos ensaios e foram dados outros avisos por parte da IECB. Sábado à tarde tivemos livre para lazer, piscina, bate-papo, descanso etc.

Sábado à noite, Pastor Oswino Reschke e Pastor José Kollenberg falaram sobre o tema mostrando que somos seres com necessidades biológicas, sociais, psíquicas e espirituais. Enfatizaram a necessidade de o pastor ter um amigo, alguém com o qual possa abrir-se e compartilhar o que deixa seu coração pesado e pesaroso. Ele precisa tomar tempo para si afim de não quebrar de estafa; precisa cuidar da sua família. Salientaram o perigo da obesidade do ego e a importância da humildade. Foram explanações baseadas em pesquisas de pessoas que estudaram profundamente a vida de restauradores, ou seja, servos de Deus. Os colegas souberam colocar isso de forma muito simples e clara a nós.

Domingo de manhã, Pastor Ivo L. Köhn, falou sobre o tema baseando-se em Jeremias 18.6. Disse que os obreiros de Deus trabalham na recuperação e restauração de vidas, de lares, de casamentos afetados pela enfermidade do pecado e desgastados pelo mesmo. Chega um momento em que eles se tornam semelhantes ao vaso do oleiro no texto e necessitam de restauração. Abordou os seguintes pensamentos:

  1. Quando precisas de restauração?
  1. a) Quando perder o primeiro amor
  2. b) Quando perder as obrigações morais
  3. c) Quando perder a pureza doutrinária
  4. d) Quando perder o senso de dependência
  1. A capacidade do restaurador dos restauradores
  1. a) Restauração física
  2. b) Restauração espiritual
  3. c) Restauração do culto
  4. d) Restauração do meio ambiente
  5. e) Restauração final
  1. Exemplos de vasos ou vidas restauradas
  1. a) A restauração de Davi. (Sl 32.4 / Sl 40.2)
  2. b) A restauração de Pedro. (Mt 26.35 / Mc 14.72 / Mt 16.18)
  1. O caminho da restauração
  1. a) Entre com o desejo (Ap 2.21/ Sl 81.11/ Mt 23.37/ Fp 2.13)
  2. b) Entre com o pedido (Sl 80.3,7,19)
  3. c) Lembre-se de onde, quando e como começou a crise que o (a) deixou no fundo do poço. (Ap 2.5)
  4. d) Confesse tudo
  5. e) Renove a aliança (Mt 11.29)
  6. f) Deixe o resto com Deus (Sl 37.5)

Seguiu-se a celebração da Santa Ceia. Foram momentos marcantes e abençoados naquela manhã. Cada casal de pastores foi presenteado com um copo térmico e os palestrantes receberam mimos. Em nome do colégio de pastores, Pastor Paulo Aguilar e sua esposa Sirlei, repassaram mimos especiais ao Pastor Dorival e Dª. Kátia, como demonstração de gratidão pelo seu empenho na preparação e realização deste Retiro.

O Retiro encerrou com o almoço de Domingo, após o qual todos retornaram às suas paróquias, refeitos e restaurados, ou seja, com novo vigor e ânimo para a obra do Senhor. Somos gratos a IECB e a Secretaria de Missões dos Ministérios Globais dos USA que nos auxiliaram na realização desse evento. Que o grande Restaurador continue a nos restaurar sempre quando se fizer necessário!