Jesus Cristo – Tudo em todos – Como o bom Pastor

Autor: Pr. Ivo Lidio Köhn

 

 

O dicionário define o vocábulo “pastor” como sendo guardador de gado, sacerdote protestante, pároco. A primeira vez que o termo aparece nas Escrituras é em Gênesis 4.2: “Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador”.  Mais tarde, através do profeta Jeremias elas chamam os guias e líderes do povo de Israel de pastores: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! – diz o Senhor.” (Jeremias 23.1) O rei e salmista Davi chama Deus de seu pastor: “O senhor é o meuPastor; nada me faltará”. (Salmo 23.1) Em Ezequiel 34.23 o profeta anuncia e chama ao Messias de pastor: “Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor”. Portanto concluímos daí que Pastor é alguém encarregado e responsabilizado de cuidar do bem estar físico e espiritual de um grupo.

Os pastores de ovelhas tinham, portanto, a tarefa de levar seus animais para lugares onde tivessem o pasto suficiente e a água necessária para seu sadio desenvolvimento. Protegiam seus rebanhos também do ataque dos inimigos: ladrões, assaltantes, animais ferozes. Davi disse que nesse propósito matara um leão e um urso (1. Samuel 17. 34-36). Tosavam as ovelhas no devido tempo para vender a lã e aliviá-las do peso excessivo e do calor. Sondavam as pastagens para que os animais não se alimentassem de ervas e capim venenosos. Se alguma ovelha se perdesse, o pastor deixava todas as demais no aprisco e não descansava antes de encontrá-la e trazê-la de volta ao rebanho. As mais fracas o pastor carregava em seu colo, para que não ficassem atrás. O vínculo que se estabelecia entre o pastor e suas ovelhas era tão forte que elas simplesmente não obedeciam a ninguém, a não ser seguir a voz do seu bom Pastor.

No Evangelho de João 10.11 Jesus declara a seu próprio respeito: “Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.” Ele veio não apenas para cuidar do seu rebanho, mas para dar a sua vida por ele, em resgate de muitos. Justamente por isso Ele diz que é o bom Pastor, porque se sacrificou por suas ovelhas. João Batista ao vê-lo chegar ao Jordão para ser batizado declara: “Eis o cordeiro de Deus!”. (João 1.36) Sim, assim como liderou e guiou aos seus 12 discípulos em toda a verdade, Ele também deseja ser o guia, líder e protetor de todos aqueles, os quais pela fé o recebem em sua vida e seu coração. Estes ouvem a sua voz e lhe seguem em obediência plena e absoluta através da mensagem da palavra de Deus, a qual testifica a seu respeito. Jesus os protege e guarda de todo mal que o inimigo passa a afligir-lhes, pois declarou em Mateus 28.20: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Quando se refugiam sob a sombra da cruz e o manto do seu sangue, estão seguros, pois como bom Pastor assegurou-nos em João 11. 28-29: “Jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão… e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”.  Suas ovelhas não dão ouvidos a outras vozes a não ser a do seu pastor, pois conseguem distingui-la de todas as demais vozes que lhes chegam. Quando as ovelhas se sentem fracas e doente Jesus as toma em seus braços e lhes dedica atenção especial: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”(Mateus 11.28) Quão maravilhoso e confortador saber que estamos aos cuidados de tão atencioso, amável e bom pastor como Jesus.

Ele, Jesus, é também o pastor dos pastores, ministros, os quais são no presente século seus auxiliares para cuidar das suas ovelhas. Ele fala por intermédio deles e eles simplesmente são seus servos, os quais executam as suas ordens e sabem que precisam dar conta do que Ele lhes confiou.

Na eternidade, na consumação dos séculos, todas as ovelhas serão reunidas em um só grande rebanho nas planícies celestiais, para que sejam pastoreadas pelo bom pastor para sempre, com a diferença que lá não haverá mais sombra da morte e nem sinal de tristeza ou coisas desagradáveis, mas gozo e glória permanentes.