Generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. A generosidade é uma expressão do amor e da graça de Deus, que será estendida para outros.
Eu não sou generoso simplesmente porque faço algo em benefício de alguém. Eu sou generoso porque eu recebo de Deus recursos diversos, sem merecimento, e através deles, eu tenho, então, o privilégio de ser um cooperador Dele, para assistir aquelas pessoas que Ele quer assistir. Nós somos os braços e as mãos de Deus!
Certamente alguém que você já ajudou de alguma forma, lhe agradeceu dizendo: “Que Deus lhe dê em dobro!” Então, para os cooperadores de Cristo, a graça abundante vem antes da generosidade, nós não somos generosos para receber algo, pelo contrário, porque já recebemos, nos sentimos privilegiados em partilhar, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber”.
Podemos ser generosos porque a graça de Deus já nos proporcionou motivos mais que suficientes para sermos gratos e assim estender a misericórdia de Deus ao nosso próximo. Tanto em palavras como em ações, no trato com o nosso semelhante, demonstramos o amor de Jesus presente em nossa vida.
A Bíblia nos qualifica como mordomos de Deus. Uma das coisas que nos impede de sermos generosos é acharmos que somos os donos. Quando entendemos que temos e recebemos vem de Deus, fica muito mais fácil exercer a generosidade. Quando você é generoso, você é a resposta de oração de alguém. E neste momento, você percebe e desfruta do privilégio de servir a Deus!
Luciani Radiske
