Sempre fui uma pessoa muito grata, mas pelas coisas boas, quando os planos davam certo, pelos sonhos realizados, entretanto, quando os desafios chegavam 'somente' suplicava por solução. Deus é perfeito e usa momentos, pessoas e sua palavra para nos alertar e edificar. 1Tessalonicenses 5.18, diz: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Opa...! Em tudo? Como assim? Quando tudo deu certo, a viagem dos sonhos, a saúde, o carro novo, o bom salário, os amigos..., mas também quando algo não saiu como o planejado, o feijão queimou, por dias de calor insuportável, o carro estragou, perda de emprego, relacionamentos estremecidos, doença... É fácil? Não!
Assim, se demonstrarmos “gratidão em todas as circunstâncias,” independentemente das situações, mesmo nas mais desafiadoras, estamos demonstrando que cremos no que diz Romanos 8.28, que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus; então nosso entendimento sobre gratidão passa a ir além das coisas boas, porém ao reconhecimento do agir, do amor e da bondade de Deus naquilo que vemos e naquilo que não vemos. Então deixe de ser focado só nas coisas boas. Em qualquer situação da vida somos alcançados pela graça e misericórdia divina.
A gratidão não apenas nos ajuda a reconhecer as bênçãos que recebemos, mas também nos aproxima de Deus, fortalece nossa fé e nos prepara para mais bênçãos. Ao expressar gratidão, cultivamos um coração humilde, que nos permite ver o mundo com mais esperança e alegria, e nos incentiva a compartilhar e refletir o amor de Deus com os outros. Sejamos gratos em todo tempo e lugar pois Deus nos fez de um modo admirável e especial.
Sueli F. F. Wagner
