Medianeira

Pastor:

  • Pr. Lauro Schumann

Endereço:Av. Veranópolis, 1644
CEP: 85884-000
Medianeira – PR
Fone: (45) 3264-9306
Email: lauroxuman@hotmail.com

Fotos:

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Histórico:

Desde que surgiu o interesse de se formar uma paróquia em Serranópolis do Iguaçú – Pr.  a decisão do Concílio foi, que a paróquia fosse fundada e denominada como Paróquia de Medianeira com sede provisória em Jardinópolis – Serranópolis do Iguaçú – Pr.  Esta decisão foi acatada, e até fevereiro de 2006 o pastor residia na casa paroquial que estava construída em Jardinópolis.  Desde então reside em sua casa em Medianeira no endereço acima citado.   A comunidade de Medianeira adquiriu um lote para a construção da casa paroquial e do templo à rua Minas Gerais, no centro de Medianeira.
A partir da mudança para Medianeira constará em todos os atos: Paróquia de Medianeira.
Serranópolis do Iguaçú é um município formado por dois distridos de Medianeira e que distam entre si 2,5 Km. Os distritos de Flor da Serra e Jardinópolis formaram o novo município de Serranópolis do Iguaçú.

Quando ainda havia a passagem pela Estrada do Parque Nacional do Iguaçú, o Pr. Guilhermo Boos de Capanema (Sudoeste do Paraná) atendia três comunidades deste lado do Rio Iguaçú. Eram as comunidades de Jardinópolis, Linha Divisa e Linha Bananeiras. Estas comunidades eram formadas principalmente por membros da Igreja Evangélica Congregacional que vinham do Rio Grande do Sul para colonizar o Oeste Paranaense.

Mais tarde a Estrada do Parque foi interditada pelo IBAMA e surgiu a necessidade de um atendimento local. Depois dos pastores Guilhermo Boos, Zeno Wehrmann, e Vilson Weiss, este último licenciado na época, estas comunidades foram atendidas por pastores que aqui fixavam residência. Formou-se então a Paróquia de Medianeira com sede provisória em Jardinópolis.

Aqui serviram os pastores: Rudi Schrader Müller, Fridolino Jesse, Arnildo Pufal, Lírio Trennepohl e Nilton David. Com a transferência do pastor Nilton a paróquia foi atendida pelo Pr. Naivo Prediger de Itaipulândia e Pr. Rogélio Renner de Foz do Iguaçú.

Desde Janeiro de 2000 a paróquia vem sendo atendida pelo Pr. Lauro Schumann que com sua família residia na casa pastoral em Jardinópolis até fevereiro de 2006.

Hoje a paróquia compreende três comunidades: Jardinópolis, Medianeira e São Pedro do Iguaçú, e mais um ponto de pregação em São Judas. A paróquia conta com 60 famílias membros, sendo que Jardinópolis ainda é a comunidade mais numerosa.

A ênfase do trabalho está nos estudos bíblicos e na visitação constante dos membros, principalmente dos idosos e doentes.   Com a centralização das atividades em Medianeira foram reduzidas muitas despesas de locomoção.
Em 2006 o terreno com a casa pastoral em Serranópolis foi vendido e comprado um terreno de ótima localização em Medianeira, no qual a sede da paróquia deverá desenvolver-se a partir de agora.

Fotos das Comunidades:

São Pedro do Iguaçu

São Pedro do Iguaçu

Serranópolis

Serranópolis