Reconhecimento e Recompensa de Deus

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Caro leitor! Hoje queremos dissertar e mostrar que um membro ou uma igreja fiel à palavra de Deus  são reconhecidos e recompensados por Ele. Sim, vale a pena ser fiel à Palavra  e ao Deus da Palavra. Em Apocalipse 2.10 lemos: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. No Salmo 58.11 diz: “Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na terra”. No Salmo 19.11 lemos: “Além disso, por eles (os ensinos do Senhor) se admoesta teu servo; em guardá-los, há grande recompensa”.

Todo (a) servo (a) fiel, obediente, preocupado (a) em atuar dentro das normas e dos regulamentos de sua empresa, cedo ou tarde, colherá os frutos, ou seja, o reconhecimento de seus superiores  através de uma melhor remuneração ou elevação de categoria. Com os (as) servos (as) do Altíssimo não é diferente.

Como o mundo pode perceber esse reconhecimento? Os (as) filhos (as) de Deus são pessoas dotadas de uma paz de espírito muito grande, de serenidade e tranqüilidade interior, as quais os (as) fazem encarar as adversidades com coragem e destemor. O Senhor lhes concede como recompensa pela sua obediência, entrega e fidelidade à palavra de Deus, a paz que o mundo não conhece e nem pode dar: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14.27) Outra forma de reconhecimento divino pela fidelidade dos cristãos é a certeza de que nada lhes acontecerá, que Deus não queira. “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Salmo 34.7) “Caiam mil ao teu lado, e dez mil á tua direita; tu não serás atingido”. (Salmo 91.7) Deus abençoa seus filhos também com bênçãos e prosperidade materiais, como recompensa da fidelidade ao dízimo e ás ofertas. A Igreja fiel à palavra terá seu reconhecimento através do respeito diante do mundo, que conquistará com sua integridade e retidão de vida e atuação na sociedade. O Senhor concederá prosperidade e êxito aos seus propósitos como aconteceu com a igreja primitiva. “Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”. (Atos 2.47) Como sal da terra protegerá seu mundo da  deterioração moral e espiritual e como luz do mundo servirá de farol para que os náufragos da vida encontrem o porto seguro.

Mas o melhor vinho está preparado para o final; a recompensa verdadeira e maior Jesus foi preparar segundo suas próprias palavras em João 14.2-3: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”. Essa será a maior recompensa, ouvir dos lábios do Mestre as doces palavras: “Vinde, benditos do meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. (Mateus 25.34). A coroa da vida eterna, a participação no grande coral celeste, o novo nome, ver o Senhor face a face, ouvir o que nenhum ouvido humano jamais ouviu e olho humano jamais viu são galardões que esperam pela igreja fiel, pelos crentes fiéis. Então, para a igreja a grande recompensa pela sua fidelidade será o seu arrebatamento quando da volta de Cristo nas nuvens, ao soar da trombeta do arcanjo.

Sim, amigo leitor! Vale a pena ser um crente e ser fiel nas pequenas e grandes coisas, especialmente aos preceitos da palavra do Senhor. “Quem é fiel sobre o pouco sobre o muito o colocarei”!(Jesus)  Sejamos uma igreja que busca sempre mais a fidelidade à palavra do Senhor.

Pastor Ivo Lídio Köhn