Santa Rita

Pastores:
Pastor Jaime Pufal
Pastor Gabriel Huck (Campo 9)

Endereço:
Rua José Rodrigues de Francia, Centro
Santa Rita – Paraguay

Fone:
Celular: (0595) 985 803160
Celular: (0595) 673 220490

Email:
jaimepufal@hotmail.com
gabrielhuck@hotmail.com (Campo 9)

Comunidades Atendidas:
Santa Rita, San Vicente, Curupayty, Santa Rosa del Monday

Programa de Rádio:
Nome: Despertar en la Fé
Data/Hora: Domingo, das 06:40h às 07:00h
Acompanhe em: radiosantarita.com.py

Histórico:
A história da Igreja Evangélica Congregacional de Santa Rita começa com a vinda da Igreja Congregacional ao Paraguay, que conforme as primeiras atas aconteceu no princípio da década de setenta, sendo a primeira ata oficial registrada na data de 06 de março de 1974, com a vinda do primeiro pastor residente no Paraguai, pastor Hélio Renner. Até então o trabalho era atendido por pastores missionários, que esporadicamente faziam os contatos. A princípio com apenas um pastor em vasta região o trabalho foi muito difícil, mas aos poucos foi sendo organizado e as paróquias sendo fundadas. Em 1980 conseguiu-se, depois de muito esforço, registrar oficial e legalmente a denominação no Paraguay, que hoje é reconhecida pelo ministério de educação e culto. Seguimos as mesmas características da nossa igreja mãe, do Brasil, da qual continuamos dependentes especialmente no que diz respeito à formação de pastores.

A paróquia de Santa Rita, que tem sua primeira ata registrada na data de 23 de agosto de 1980, foi inicialmente chamada de paróquia de Curupayty, porque na época era a localidade mais próspera da região, e abrangia também a região que hoje compõe a paróquia de Naranjal. Com a fundação da cidade de Santa Rita, esta localidade passou a se destacar e a sede da paróquia e também da igreja acabou sendo transferida para Santa Rita, onde se situa hoje. A casa pastoral foi inaugurada em abril de 1989, e a nova igreja matriz no dia 10 de junho de 2001.

A cidade de Santa Rita tem uma população que é composta por muitos brasileiros ou descendentes de brasileiros. Depende basicamente da agricultura, que por sinal é muito forte e é vista no Paraguai como uma das cidades mais prósperas e progressistas do país. Mesmo sendo no Paraguai, onde a língua oficial é o Espanhol, nesta região predomina o português. Sendo assim, as atividades da igreja também são praticamente todas em português.

Já trabalharam em Santa Rita os seguintes pastores: Pr. Hélio Renner, Pr. Naivo Prediger, Pr. Egon Gund (primeiro pastor exclusivo da paróquia), Pr. Hains Hattge, Pr. Walter Schwertner, Pr. Mauro Monschmidt, Pr. Everaldo Wagner, Pr. Adilson Lenz e Pr. Ervino Schrank.  Atualmente a paróquia está sendo pastoreada pelo Pastor Jaime Pufal e o Pastor Gabriel Huck está a frente dos trabalhos em Campo 9.

O trabalho paroquial abrange as comunidades de Santa Rita, San Vicente, Curupaity, Santa Rosa, J. E. Estigarribia (Campo 9) e Capi´i Veve.

A Igreja Congregacional de Santa Rita está localizada praticamente no centro da cidade, ao lado da principal via, Ruta VI, que liga Ciudad del Este, capital do Departamento de Alto Paraná, com Encarnación, capital do Departamento de Itapúa. Estamos a 70 Km da fronteira do Paraguay com o Brasil em Foz do Iguaçú, Paraná. As portas estão sempre abertas para receber sua visita quando possível!

Fotos:

Igreja Matriz – Santa Rita

Casa Pastoral – Santa Rita

Pastor Jaime e Família