Santa Rita

Pastor:

  • Pr. Lic. Jaime Pufal

Endereço:
Rua José Rodrigues de Fancia, S/N – Centro – Santa Rita, Alto Paraná, Py
Telefone Celular: (+595) (0985) 903 160
Telefone Fixo: (+595) (0673) 220 490
WatsApp: (45) 9 9991 5470
Correspondências: Caixa Postal 259 – Foz do Iguaçu, PR – CEP 85.851-970

Fotos:

Casa Pastoral

Casa Pastoral

Casa Pastoral

Casa Pastoral

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Pr. Jaime e Alana

Pr. Jaime e Alana

Pr. Jaime e Alana

Pr. Jaime e Alana

Pr. Jaime e Alana

Pr. Jaime e Alana 

 Histórico:

A história da Igreja Evangélica Congregacional de Santa Rita começa com a vinda da Igreja Congregacional ao Paraguay, que conforme as primeiras atas aconteceu no princípio da década de setenta, sendo a primeira ata oficial registrada na data de 06 de março de 1974, com a vinda do primeiro pastor residente no Paraguai, pastor Hélio Renner. Até então o trabalho era atendido por pastores missionários, que esporadicamente faziam os contatos. A princípio com apenas um pastor em vasta região o trabalho foi muito difícil, mas aos poucos foi sendo organizado e as paróquias sendo fundadas. Em 1980 conseguiu-se, depois de muito esforço, registrar oficial e legalmente a denominação no Paraguay, que hoje é reconhecida pelo ministério de educação e culto. Seguimos as mesmas características da nossa igreja mãe, do Brasil, da qual continuamos dependentes especialmente no que diz respeito à formação de pastores.

A paróquia de Santa Rita, que tem sua primeira ata registrada na data de 23 de agosto de 1980, foi inicialmente chamada de paróquia de Curupayty, porque na época era a localidade mais próspera da região, e abrangia também a região que hoje comõe a paróquia de Naranjal. Com a fundação da cidade de Santa Rita, esta localidade passou a se destacar e a sede da paróquia e também da igreja acabou sendo transferida para Santa Rita, onde se situa hoje. A casa pastoral foi inaugurada em abril de 1989, e a nova igreja matriz no dia 10 de junho de 2001.

A cidade de Santa Rita tem em torno de 20 mil habitantes, cuja população é composta por 85% de brasileiros ou descendentes de brasileiros. Depende basicamente da agricultura, que por sinal é muito forte. É vista no Paraguay como uma das cidades mais prósperas e progressistas do país.

Já trabalharam em Santa Rita os seguintes pastores: Pr. Hélio Renner, Pr. Naivo Prediger, Pr. Egon Gund (primeiro pastor exclusivo da paróquia), Pr. Hains Hattge, Pr. Walter Schwertner e de 1996 até 2004 Pr. Mauro Monschmidt. De 2004 a 2007 o pastor Lic. Everaldo Wagner atendeu os trabalhos e desde fevereiro de 2007 o pastor Lic. Adilson Lenz atende a paróquia. Mesmo sendo no Paraguay, onde a língua oficial é o Espanhol, nesta região predomina o português. Sendo assim, as atividades da igreja também são praticamente todas em português. Atualmente a paróquia está sendo pastoreada pelo Pastor Jaime Pufal assessorado pelo Pastor Marcelo Stelter como pastor do segundo pastorado com sede em J. E. Estigarribia (Campo 9).

O trabalho paroquial abrange as comunidades de Santa Rita, San Vicente, Curupaity, Santa Rosa, J. E. Estigarribia (Campo 9) e Capi´i Veve.

A Igreja Congregacional de Santa Rita está localizada praticamente no centro da cidade, ao lado da principal via, Ruta VI, que liga Ciudad del Este, capital do Departamento de Alto Paraná, com Encarnación, capital do Departamento de Itapúa. Estamos a 70 Km da fronteira do Paraguay com o Brasil em Foz do Iguaçú, Paraná. As portas estão sempre abertas para receber sua visita quando possível!