Pato Bragado

Pastor:

  • Pr. Adimar Pufal

Endereço:Rua Paranaguá, 1338
Centro
CEP: 85948-000
Caixa Postal: 15
Pato Bragado – PR
Fone: (45) 3282-1385
Celular: 45 9953 2964
E-mail: pradimar@yahoo.com.br

Fotos:

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Casa Pastoral

Casa Pastoral

 

 

 

 

 

 

 

Histórico:

Na década de 50 começaram a vir os imigrantes sulinos na região de Pato Bragado, cuja localidade já estava habitada por ingleses, argentinos e paraguaios. Havia um porto no  Rio Paraná, onde atracava de tempos em tempos um navio branco com bandeira inglesa. Pato Bragado significa um pássaro branco com penas até nos dedos dos pés.

No ano de 1960 chegaram os primeiros congregacionais nesta região, os quais foram atendidos pelo pastor Gottfried Rode, que residia em Nova Santa Rosa. Nasceram na época as comunidades de Pato Bragado e Margarida (a terceira comunidade que na época construiu seu templo: 1ª Linha Pietrowski; 2ª Nova Santa Rosa) , as quais hoje integram a paróquia.

Durante o ano de 1992 se concluiu formar a paróquia de Pato Bragado, desmembrando da paróquia de Marechal Cândido Rondon, o que veio concretizar-se numa assembléia geral dia 14 de dezembro. As comunidades que formam essa paróquia são: Pato Bragado (Matriz) Km5, Bom Jardim, Porto Mendes, Margarida, Jardim Ana Paula, São Cristóvão, mais os pontos de pregação de Linha Arara e Vila Gaúcha.

Além das atividades como cultos se realizam: programas com as senhoras em cinco comunidades, Estudos Bíblicos, Doutrina, Escola Bíblica com crianças e outras atividades.

Desde 1984 as comunidades estão sendo atendidas pelo pastor Bruno Giese, tendo a paróquia de Pato Bragado, portanto, desde sua fundação o mesmo pastor.
Em fevereiro de 2007 pastor Adimar Pufal assume os trabalhos na paróquia.