Nova Santa Rosa

Pastores:
Pr. Walter Schwertner
Pr. Lic. Neimar Plack Brauwers

Endereço:
Rua Tuparandi, 391
Centro
CEP: 85930000
Caixa Postal: 44
Nova Santa Rosa – PR
Fone: (45) 3253-1151
Email: prwalter.s@hotmail.com

Fotos:

Igreja Matriz

Igreja Matriz

2

Casa Pastoral 1

3

Salão Social

4

Interna

 

 

 

 

 

 

Histórico:

Os trabalhos da IECB na região oeste do Paraná iniciaram com a vinda de colonos da região de Santa Rosa, RS em busca de melhores terras e condições de vida e que se fixaram em Nova Santa Rosa. Quem congregou os primeiros congregacionais foi o falecido pastor Gottfried Rode, que fundou a comunidade  de Nova Santa Rosa no dia 15 de outubro de 1959 com os seguintes membros fundadores: Augusto Gund; Ernesto Giese; Francisco Zastrow; Paulo Neske; Roberto Bonkoski; Arthur Matzanke; Rudi Hasper; Alcides Friske; Guilherme Sommerfeldt; Reinoldo Sommerfeldt; Edmundo Sommerfeldt; Guilherme Stefan; Reinoldo G

olz e Teodoro Nührenberg.

Alguns deles logo depois fundariam a comunidade de Linha Pietrowski. Com a vinda de mais famílias gaúchas o pastor Rode atendeu Marechal Cândido Rondon chegando a ir até Santa Helena. No dia 10 de janeiro de 1963 Pastor Rode, ao voltar de uma doutrina de Linha Pietrowski, é atingido por um galho de uma árvore na sua charrete e tem morte instantânea. Pastor Gustavo Altmann veio então assumir os trabalhos da igreja no oeste paranaense, fixando residência em Marechal Cândido Rondon. Nesse tempo houve uma grande expansão do trabalho congregacional fazendo com que surgisse a paróquia de Santa Helena e o trabalho no Paraguai. Em fevereiro de 1974 Pastor Jan Serfas assume os trabalhos. A região de Nova Santa Rosa vive uma época de reavivamento espiritual com um trabalho evangelístico que resultou no surgimento dos Encontros Fraternais e os BRÜDERFEST ( Festa fraterna de irmãos) já na 30ª edição neste ano. Devido ao intenso volume de trabalhos os pastores foram auxiliados por estagiários. Em 1976 veio o segundo pastor da paróquia de Marechal Cândido Rondon na pessoa do pastor Hélio Guido Renner.

Fundação da Paróquia de Nova Santa Rosa:  Numa assembléia extraordinária em Marechal Cândido Rondon dia 17 de julho de 1976 estudou-se a criação de uma nova paróquia e na assembléia geral dia 6 de janeiro de 1977 foi criada a paróquia de Nova Santa Rosa, composta por 8 comunidades e 155 famílias. Em fevereiro do mesmo ano, na assembéia geral da Igreja em Vila Paraiso, a paróquia foi oficialmente aceita na Igreja. Já em 28 de novembro de 1976 fora lançada a pedra angular da nova casa pastoral e no primeiro semestre de 1977 ela foi inaugurada.

Primeira diretoria:  Presidente: Edmundo Kufeldt / Secretário: Lotário Büttner / Tesoureiro: Reinaldo Gund ( in memoryan). Comunidades:  Nova Santa Rosa, Linha Pietrowski, Vila Cristal, Dois Marcos; Linha Brasil, Planalto, Santa Rita ( mais tarde incorporada em Planalto) e Maripá)

Pastores: 1977 – 1978 = Pastor Helio Guido Renner
1978 – 1985 = Pastor Ivo Lidio Köhn
1985 – 1991 = Pastor Helio Guido Renner
1991 – 1995 = Pastor Lauro Schumann.
1995 até 2014 – Pastor Ivo Lidio Köhn
2014 assumem Pastor Walter Schwertner e Pastor Lic. Jaime Pufal

Estagiários: Marcos Arndt, Edemar Krause, Laerte Roos, Arceli Lamb, Marcelo Schäffer, Oldinei Kerber, Adilson Lenz, Jaime Pufal, Paulo Celso da Silva, Delmar Dollis, Valdir Braun e Laercio Betzch da Fonseca.

Presidentes: Edmundo Kufeld; Rubin Stefan; Arlindo friske; Reinoldo Busse; Erico Giese; Albino Schulz; Celson Hoffmann, Arlindo Eisen, Erich Giese e atualmente Celson Hoffmann.

Fotos das Comunidades:

Vila Cristal

Vila Cristal

 

 

 

 

 

 

 

Planalto do Oeste

Planalto do Oeste

 

 

 

 

 

 

 

 

Nova Santa Rosa

Nova Santa Rosa

 

 

 

 

 

 

 

Maripá

Maripá

 

 

 

 

 

 

 

Linha Pietrowski

Linha Pietrowski

 

 

 

 

 

 

 

 

Dois Marcos

Dois Marcos