Naranjal

Pastor:
    Evandro Sell

Endereço:
    Naranjal – Paraguay

Fone:
    (0595) 983 632859

Email:
    pr.evandrosell@hotmail.com

Comunidades Atendidas:
    Naranjal, Iruña, San Roque, Naranjito, Santo Domingo, Km 32

Histórico:
“Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.” Sl 126:3

No dia 31 de Agosto de 1991 foi aprovado a criação da nova paróquia de Naranjal até então pertencente a Paróquia de Santa Rita. No dia 27 de novembro de 1991 estiveram reunidos para uma extraordinária 36 membros da atual Paróquia, na Igreja Evangélica Congregacional comunidade de Santa Rita. Neste dia foi aprovada a sede paroquial, de Naranjal, ficando com as seguintes comunidades e pontos de pregação: Naranjal, Vila Aurora, São Pedro, Iruña, São Roque, Raul Peña, Naranjito, Santo Domingo Km 32, Vila Primavera, Tito Firpo, Cantina Kue y Amambay. Também ficou decidido que o Senhor Egon Dieterich (em memória) faria a doação do lote da então construção da casa paroquial de Naranjal medindo 1.250 metros quadrados, neste mesmo dia foi elegido uma diretoria para a construção da casa Paroquial ficando como presidente Egon Dieterich  (em memória), vice presidente Elmo Michels (em memória), tesoureiro Lirio Bäcker, vice Helmuth Fiedler (em memória), Secretário Arceno Meinke, conselho fiscal Arnoldo Meili, Hari Fester, a casa pastoral foi aprovada no tamanho de 173,5 metros quadrados. No dia 30 de Dezembro de 1991 a diretoria esteve reunida na casa de Lirio Bäcker para encaminhar a construção da casa tendo início no ano seguinte de 1992, no dia 23 de fevereiro foi o lançamento da pedra fundamental com a presença do presidente da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil pastor Hachtmann. A inauguração da casa aconteceu no dia 6 de Dezembro de 1992, esteve presente para a consagração o pastor Alfredo Achtenberg, e outros pastores como Albino Krause de Katuete, Hains Lotario Hattge pastor local, Walter Milton Schwertener de Santa Rita, Osvino Reschke de San Alberto, e o pastor da igreja Rio de la Plata Bernardo Gerstenkorn. Fizeram parte da construção todas as comunidades e pontos de pregação pertencentes a paróquia de Santa Rita, gostaríamos de expressar nossa gratidão especial a paróquia de Santa Rita juntamente com o seu pastor Walter Schwertner que cumpriram rigorosamente com o que haviam combinado, servindo de grande auxílio, o qual ajudaram de uma e outra forma, bem como alguns membros que emprestaram valores para que a mesma fosse realidade. Gostaríamos de mencionar ainda pessoas que assinaram as atas em prol da construção que consideramos importante para os êxitos além da diretoria temos os seguintes nomes: Hilario Pietroski, Rubem Nehering, Eloi Michels, Ito Wasen, Delcemiro Edo Guisel, Egon Reinke, Semira Raiter, Rosa Raiter, Meta Michels, Isoldi Dieterich, Netti Michels, Loreno Michels, e pastores Nilton Romito David e Hains Lotario Hattge.

No dia 29 de fevereiro de 1992 se reuniram os membros da paróquia de Naranjal, na comunidade de Naranjal, para sua primeira Assembleia Paroquial, no primeiro momento foi eleito a primeira diretoria composta por: Presidente Arceno Leopoldo Meinke, vice Ito Wasen, secretário Lirio Bäcker, vice Pastor Hains Lotario Hattge, Tesoureiro Egon Dieterich (em memória) vice Elmo Michels (em memória), conselho fiscal Alcidio Kamphorst, Hilario Pietroski e Rudi Fiedler. Estiveram na reunião além da diretoria Enio Krumenauer, Verno Frisque, Rudolfo Glinke, Almiro Michels, Bertoldo Horing, Armindo Walter, Evaldo Eisen, Delcemiro Edo Giesel, Armindo Walter, Reneo Eisen, Alseno Vebel, Bertoldo Eisen, Rudi Waechler.

Sendo assim deu se início a paróquia de Naranjal no ano de 1992, com a denominada diretoria, e o primeiro pastor da Paróquia Hains Lotario Hattge, morando em uma casa alugada de março a dezembro. O primeiro pastor da paróquia senhor Hains Lotario Hattge teve seu ministério até o ano de 2001, sendo assim 9 anos. O segundo pastor que esteve à frente dos trabalhos da paróquia Arno Stelter 2001 até 2012, sendo assim 11 anos. O terceiro pastor da Paróquia o qual continua a frente do ministério Pastor Daniel Augusto Mohnschmidt iniciando no ano de 2012 até a presente data.

Queremos neste momento mencionar e agradecer pelo ministério cumprido com coragem, amor e determinação em nome dos presidentes que atuaram nestes 25 anos a todos que fizeram parte das diretorias: ao primeiro presidente ARCENO MEIKE anos 1992, 1993, 1997, 2001, 2002, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017. LIRIO BAECKER ano 1994. ALMIRO MICHELS ano 1995, 1998, 1999, 2003. ARNALDO MEILE ano 1996. GUIDO WEIRICH ano 2000. BENO WALTER ano 2004, 2005, 2008, 2009, 2010. IVAR MÜLLER ano 2006, RUBEM EISEN ano 2007, VILMAR EISEN ano 2011, 2012. NILSON GRUNEWALD 2018.

A atual diretoria Paroquial está composta por: Presidente Arceno Leopoldo Meinke, vice Nilson Grunevalt, Tesoureiro Célio Herpich, vice Roseli Fonseca, Secretário Fernando Raiter, vice Rosa Cristina Loose, conselho fiscal Leo Hoss, Luciano Santoni e Eder Schroeder.

Durante esses 26 anos Naranjal passou por muitos desafio e também muitas conquistas, hoje atua nas seguintes comunidades: Naranjal, São Roque, Iruña, Rosaura, Raul Peña, Santo Domingo Km 32, e um ponto de pregação Amambay. Somos imensamente grato a Deus pela grande História desta paróquia, e pedimos que Deus continue iluminando e abençoando o ministério bem como a cada membro e pessoa que fez parte da mesma, e que possa ser um lugar de cura espiritual, comunhão e adoração onde habita Deus, a todos somos imensamente gratos.

Esta é a festa da gratidão do nosso coração, por saber que Deus esteve, está e vai estar conosco durante todos os anos de nossa vida aqui na terra, a gratidão que brota de nossos corações é por saber que Deus sempre nos atende e podemos dizer como pessoas e como igreja “até aqui nos ajudou o Senhor”!

Que nos próximos anos a graça do Senhor seja visível em nossas vidas, que o amor do Pai nos leve a fazermos mais discípulos. Que a ação do Espírito Santo em nós nos leve a proclamarmos a libertação dos cativos e o perdão que só vem do Nosso Senhor Jesus Cristo que por amor se deu em favor do nossos pecados.

Fotos:

Igreja – Naranjal

Casa Pastoral – Naranjal