Linha XV de Novembro

Pastor:

  • Pr. Hélio G. Renner

Endereço:Linha XV de Novembro
CEP: 98900-000
Caixa Postal: 257
Santa Rosa – RS
Celular: (55) 9993-6372
Email: rennersusana@gmail.com

Fotos:

Igreja Matriz

Igreja Matriz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cemitério Congregacional

Cemitério Congregacional

Casa Pastoral

Casa Pastoral

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Histórico:

A história da paróquia foi baseada em documentos existentes e em pesquisa realizada com pessoas de mais idade, muitas quais já falecidas, e que moravam nessa localidade. A grande parte dos livros e documentos foram consumidos por um incêndio ocorrido na primeira casa pastoral.

No ano de 1924 (conforme prova uma foto documental), funcionava neste local uma escola onde o professor era o Sr. Gottfried Rode, que tinha vindo da Alemanha para assumir este trabalho; era o pai dos pastores Walter e Kurt Rode… Nos anos seguintes a comunidade enfrentou vários problemas de ordem interna em alguns membros da diretoria foram para a Argentina e contataram com a Igreja Evangélica Congregacioanl da Argentina. De volta ao Brasil, foi realizada uma assembléia entre os membros, onde a grande maioria optou pela filiação desta comunidade à Igreja Evangélica Congregacioanl da Argentina; opção também adotada pela comunidade da Linha Federação pelo então Pastor Maximiliano Gorske, que veio da Argentina para atender as duas comunidades, fixando residência no ano de 1936 na Linha XV de Novembro e onde trabalhou até o ano de 1939, sendo sucedido pelo Pastor Karl Spittler.

No ano de 1940, no período da Segunda Guerra Mundial, Pastor Ervino Arnoldo Reich assumiu o trabalho. Essa foi uma época de muitas dificuldades vividas pela paróquia e principalmente pelo pastor, que foi denunciado por pregar em alemão, sendo preso por um período, onde contraiu o vírus da tuberculose o que abalou ainda mais a sua frágil saúde. Veio a falecer no dia 27 de novembro de 1947, sendo sepultado no cemitério local pelo Pastor Gottfried Rode que auxiliava o Pastor Reich nos últimos tempos.

No dia 14 de fevereiro de 1948 foi celebrado o primeiro culto pelo jovem pastor Gustavo Altmann, formado no seminário de Concórdia na Argentina, e que com apenas 22 anos assumiu o desafio de trabalhar num país estrangeiro sem conhecer o idioma. Foi um período de muito crescimento onde foram fundadas as comunidades de Linha 23 de julho, Linha Timbaúva, Linha das Flores, Linha Patos, Linha Seção B. Posteriormente o trabalho foi assumido pelo Pastor Gustavo Menke e seguido pelos pastores Jacob Schweig, Alfredo Achterberg (no pastorado do qual foi iniciada a construção da igreja matriz) Pastor Reinoldo Horst, Darci Gehrke e novaente Gustavo Altamann (período no qual foi construída a casa pastoral de Linha XV de novembro e a construção da igreja e casa pastoral de Santa Rosa com o auxílio do pastor Holdimar Hunhoff). Seguiu no trabalho o Pastor Walbrink, Emílio Schefer e atualmente o trabalho está sendo desenvolvido pelo pastor Hélio Guido Renner.

Comunidades: 

Linha Timbauva

Linha Timbauva

 

 

 

 

 

 

 

Linha Seção B

Linha Seção B

 

 

 

 

 

 

 

Linha Mirim

Linha Mirim

 

 

 

 

 

 

 

Linha Federação

Linha Federação

 

 

 

 

 

 

 

Linha Abrantes

Linha Abrantes

 

 

 

 

 

 

 

Linha 23 de Julho

Linha 23 de Julho