Dionísio Cerqueira

Pastor:

  • Pr. Jorge Schneider

Endereço: Rua Visconde de Talnay, 515
Bairro: Centro
CEP: 89.950-000   
Dionísio Cerqueira/SC
Fone: (49) 3642-0222
Celular: 49 9118 6261 (Vivo) 
Email: pastorjorgeschneider@hotmail.com ou nairschneider1965@hotmail.com

Fotos:

Igreja Matriz

Igreja Matriz

Casa Pastoral

Casa Pastoral

 

 

 

 

 

 

Histórico:

No extremo noroeste de Santa Catarina, municípios de Dionísio Cerqueira e Guarujá do Sul, o trabalho teve início em São Pedro Tobias no início da década de 1960. O primeiro pastor que atendeu algumas famílias no interior do município de Dionísio Cerqueira, mais precisamente na localidade de São Pedro Tobias, foi o pastor Walter Rode, vindo de Santo Antônio do Suoeste, PR. Logo o trabalho se expandiu para Campinho, Guarujá do Sul e outras localidades da região; por último também na cidade de Dionísio Cerqueira. Os pastores da paróquia de Santo Antônio do Sudoeste atenderam estas comunidades até 1980.

Em 1981 foi criada a paróquia de Guarujá do Sul, com sede nesta cidade, para congregar sob um pastor local as comunidades dos dois municípios. Naquele ano a nova paróquia contava com uma lista 200 famílias, vindo a sofrer logo a seguir as consequências do êxodo rural. O primeiro pastor a fixar residência em Guarujá do Sul foi Valdir João Rohde. Primeiramente foi construída a Casa Pastoral na Rua São Paulo, 363, depois o pavilhão e em 1986 a igreja. Esses primeiros cinco anos serviram de afirmação da nova paróquia. Depois do pastor Valdir Rohde, os outros pastores que trabalharam aqui foram: Valdir Brandt, Olavo Kopper, Lírio Trennepohl, Milton David, consolidando o trabalho. Em fevereiro de 2001 veio o pastor Guilhermo Boos e sua esposa Edi, para dar continuidade ao trabalho.

A paróquia tem o objetivo de sair da dependência financeira até o início do ano de 2005. Para isso estabeleceu metas de 20% de crescimento ao ano, dobrando o número de membros e a arrecadação em cinco anos a partir de 2001. Está cumprindo plenamente o objetivo. Em 18 meses já acumulou um crescimento de 45%, tanto em número de almas como no valor das contribuições.

Na soma, em 30 de junho de 2002, temos 120 membros contribuíntes entre famílias inteiras, viuvos e contribuíntes individuais. Das 65 famílias que tínhamos em dezembro de 2000, o número passou para 78 em dezembro de 2001 e terá 96 em dezembro de 2002 (já os temos!), 115 em 2003, 138 3m 2004 e 165 em 2005. A partir de 2005 pensamos em colocar um segundo pastor, na cidade de Dionísio Cerqueira, onde tem tudo para fazer. Estamos na procura de uma boa área para começar a construir a infraestrutura da futura paróquia.

A paróquia de Guarujá o Sul está composta atualmete das seguintes comunidades: Guarujá do Sul (a única neste município, as demais estão todas no município de Dionísio Cerqueira), São Pedro Tobias, Campinho, Dionísio Cerqueira (ainda em patrimônio), Presidente Vargas, Cordilheira, Tucano e um ponto de pregação em Gleba União, onde os cultos são realizados numa escola. A comunidade mais distante fica a 40 km, a mais próxima a 8 km.

A paróquia mantém um programa de rádio de 30 minutos aos domingos de manhã na vizinha cidade e São José do Cedro. Tem atualmente 70 inscritos no Curso do Discipulado, 60 crianças nas várias Escolas Dominicais, 30 senhoras nas 3 OASCs. Os jovens se reúnem 3 vezes ao ano num encontro paroquial de dia inteiro. Se realizam dois encontros paroquiais ao ano sobre crescimento de igreja, onde o pastor passa a visão de uma igreja forte aos membros e líderes, lança desafios, traça estratégias de trabalho e presta contas das metas cumpridas ou não. Desde início de 2006 o pastor Nilton David está de volta e a frente dessa paróquia.

Em janeiro de 2013 a sede da paróquia foi transferida de Guarujá do Sul para Dionísio Cerqueira, por ser um lugar mais centralizado para o atendimento das comunidades e dos membros. Desde então Pastor Jorge Schneider assumiu os trabalhos.

EBENÉZER, até aqui o Senhor nos ajudou!