VI Assembléia Geral do CLAI

1Realizou-se em Cuba, nos dias 20 a 22 de Maio de 2013, uma consulta continental sobre “Sexualidade e direitos Reprodutivos”, que é um dos programas desenvolvidos pelo CLAI desde 1998. E nos dias 22 a 26 de maio, dando seqüência ao mesmo encontro, a VI Assembléia Geral do Conselho Latino Americano de Igrejas. Sendo que hoje são mais de 180 igrejas e organismos ecumênicos que fazem parte deste conselho que tem sua origem em 1978 e oficialmente fundado em 1982, no Peru, sendo a IECB umas das instituições que participou de sua fundação, foi nesta VI assembléia representada pelo presidente Mauro Mohnschmidt, e delegado pela JEC Pr. Charles Mathias Renner, quando ainda era o presidente nacional da JEC do Brasil.

A Assembléia teve como tema: “Afirmando um Ecumenismo de Gestos Concretos”, tendo como meta além de belas palavras, gestos de fato concretos, os quais podemos destacar como: Realizar a Assembléia, num pais que é visto cheio de tabus e preconceitos, indo ao encontro das igrejas e povo cubano, mesmo contrariando a lógica. Recolhemos entre as igrejas, uma oferta para auxiliar famílias que foram atingidas pelo furacão “Sandy” em setembro de 2012, cuja oferta ultrapassou os U$12 mil dólares, o que num pais onde o salário médio são U$15,00 a U$20,00 por mês, significa uma pequena fortuna. Além da comunhão harmoniosa entre todos os participantes da assembléia vindos de todos os países latinos e Caribenhos, com sua variada cultura, o que se constituiu em mais um gesto concreto de ecumenismo.

Além de todos os assuntos pertinentes a uma assembléia; relatórios, prestação de contas, recepção de novos membros, desligamento de outros, questões administrativas e decisões gerais, o ponto culminante foi a eleição da nova diretoria, que elegeu, após cinco votações, como novo presidente o Pr. Felipe Adolf, natural da Argentina, tendo trabalhado em diversos países e diferentes igrejas, hoje é pastor Luterano, aposentado, residente em Quito, Equador. Homem conhecedor de longa data da caminhada ecumênica, já tendo exercido o cargo de secretário Executivo do CLAI, também é familiar ao meio Congregacional, especialmente da Argentina mas também do Brasil. Foi eleita também toda junta executiva e seus suplentes somando 25 representantes de todas as 6 regiões que compõe o CLAI.

Tivemos o privilégio de conhecer a realidade cubana, convivendo com o povo, visitando igrejas, a famosa escola de medicina, além de vários pontos turísticos, do tempo da colonização espanhola, norte americana e atual situação deste pais socialista. Além das paradisíacas praias caribenhas.

Somos gratos a Deus pelo privilégio desta experiência. Que Deus abençoe o CLAI, a instituições que o compõe, sua nova diretoria, seus projetos, o povo latino-americano e de forma bem especial o povo cubano, que aprendemos a conhecer e amar.

Pr. Mauro Mohnschmidt