Retiro de Pastores 2006

Dias 10 a 12 de novembro de 2006 realizou-se nas dependências do Hotel Irai, Irai, RS mais um abençoado Retiro de Pastores e Famílias sob o lema : “CUIDANDO DO SER“.

O retiro começou com o almoço de sexta-feira e terminou com o almoço de Domingo. A grande maioria dos pastores esteve presente; alguns por motivo de saúde, outros por questões de distância etc. não puderam comparecer.

Nosso palestrante foi o Pastor Iran Góes de Campo Mourão, PR, da Igreja Evangélica Luterana Livre e do Seminário SEMEAR. Deus o usou poderosamente para nos falar sobre:
1. O pastor como pessoa – Baseou-se sobre Mt 26.36-43 dizendo que Jesus dá exemplo de como administrar os problemas emocionais e espirituais. O pastor é uma ovelha sem pastor e existem pastores com feridas profundas na alma e o ativismo eclesiológico os leva a tornar-se profissionais. Os pastores transitam entre o profano e o sagrado. Quem é o homem debaixo da túnica? Jesus venceu a angústia e o pastor também precisa de um Pedro, Tiago e João. Há pastores que não têm coragem de dizer suas angústias a Deus. Jesus venceu a tristeza. Sentiu-se solitário porque os três o deixaram sozinho. Se um pastor não pode confiar no outro pastor Deus precisa mandar fogo do céu. Todo pastor deve ter um Paulo na vida que o ajude; um Timóteo a quem ajudar e um Barnabé como amigo. Jesus venceu a crise da solidão. Estava extremamente estressado e solitário. A preocupação de Jesus não era Judas traidor, mas a perda de um amigo. Cristo venceu a solidão ao ser glorificado.
2. O pastor como pastor – Baseou-se em 1. Pd 5.1-3. O pastor é embaixador da maior embaixada. Três áreas são as colunas do ministério do pastor: 1ª- Administrando a Igreja. Não existe igreja que tem determinado perfil, mas cada um tem o seu perfil. O pastor não pode pensar que a igreja é sua; não pode pensar que é eterno na igreja; não pode esquecer seu real trabalho: edificar o corpo de Cristo; não pode ser um pastor de fantasia e não pode perder a sua identidade. 2ª – Desenvolvendo o ministério da pregação – O que ele deve pregar? A palavra de Deus. E como? De acordo com os oráculos de Deus, com paixão e vontade, com respeito ao auditório, com espírito de sabedoria. Não deve usar o púlpito para atacar, para entretenimento, como divã de psicanálise. 3ª – Relacionamento Pastor – Igreja – O pastor deve estar com o rebanho; deve dar exemplo ao rebanho; o pastor deve amar o rebanho.
3. O Pastor e a família – Baseou-se em 1. Tm 3.1-5. É no lar que o pastor precisa tirar o paletó e o talar. Pastor ele é da porta para fora; da porta para dentro deve ser esposo e pai. Ele deve amar a esposa com o amor phileo, Eros e ágape e ter tempo com qualidade com a esposa. Os filhos do pastor estão sob a bênção do ministério do pai. Ele precisa ser excelente pastor, mas também pai. Deus – esposa – filhos – Igreja – Essa deve ser a sua ordem de prioridades.
4. O pastor como homem de Deus – Baseou-se em 1. Tm 1.1-2. Timóteo era um pastor frustrado e os problemas dele são os mesmos dos pastores de hoje. Havia problema doutrinário; problema administrativo e problema pessoal. Como vencer o desânimo pastoral? Procurando agir com firmeza e sabedoria; honrando o chamado ministerial e reavivando o ministério com os princípios da tenacidade, integridade, autoridade, responsabilidade e humildade.

Sexta-feira à tarde e sábado à tarde teve tempo livre no qual alguns jogaram bola, outros aproveitaram as piscinas do Hotel e outros tomavam chimarrão e conversavam. As crianças foram atendidas pelas irmãs Josi e Carla, da Igreja de Cruzeiro, Santa Rosa, RS, as quais com muita dedicação se ocuparam com elas durante as programações dos pais. Sábado à noite também tivemos momentos engraçados com muita risada, quando alguns com dons de imitação imitaram alguns personagens famosos.

Foram dias que passaram muito depressa. Muito depressa chegou o almoço do Domingo, após o qual todos se despediram e regressaram aos seus lares reanimados e com gratidão nos corações pelos dois dias de comunhão e edificação que tivemos.
Nosso “Muito obrigado” ao Pastor presidente Dorival Seidel e sua esposa Kátia, os quais lideraram a organização desse Retiro; nosso “Muito obrigado” ao Pastor Iran pelas edificantes palestras e nossa gratidão a Deus pelo refrigério desses dias.