Pastor da IECB comemora 40 anos de atendimento a uma comunidade

Dia 19 de julho de 2009 a comunidade de Árvore Seca, Três Passos, RS e seu Pastor Alfredo Achterberg e esposa Daisy comemoraram 40 anos de parceria, ou seja, de trabalho conjunto.

A comunidade foi fundada em 1936, quando o Sr. Holderlei, cuja filha aparece ladeada pelo Pastor Alfredo e sua esposa em uma das fotos foi a cavalo a Panambi, RS para solicitar a vinda do pastor Carlos Spittler, o qual então fundou a comunidade de Árvore Seca e também Padre Gonzáles.

Pastor Alfredo Achterberg iniciou seu ministério pastoral em 1960 na Linha XV de Novembro, Santa Rosa, RS. No dia 5 de outubro de 1960 casou-se com Daisy Erica Weierbacher em Crissiumal, RS. Deus os abençoou com 3 filhos e 1 filha: Wilfred, nascido em 05/01/62; Clóvis, nascido em 09/05/64; Marcos, nascido em 05/04/66 e Cristine, nascida em 06/05/67. Deus lhes concedeu 4 netos: Augusto, 18 anos; Alfredo, 8 anos; Sahra, 7 anos e Isabel, 1 ano e 4 meses.

No dia 1º de julho de 1969 o Pastor Alfredo e família assumiram a Paróquia de Esperança, a qual a comunidade de Árvore Seca pertencia. Mais tarde inconvenientes geraram a comunidade de Linha Árvore Seca, como desmembramento desta. Quando em 1992 Pastor Achterberg assumiu a então criada Paróquia de Três Passos, a comunidade passou a pertencer a essa paróquia e continuou sob seus cuidados, motivo pelo qual esse feito tornou-se possível.

Alguns dados históricos destes 40 anos: Foram realizados 147 batismos, 180 confirmações (confissões públicas de fé), 64 casamentos, 71 sepultamentos e 440 cultos. A atual diretoria está assim composta: Presidente: Walter Gebauer; Vice-presidente: Vilson Strohecker; 1º Tesoureiro: Gerson Ebbing; 2º tesoureiro: Roseni Ebbing; 1º Secretário: Astão Hübner; 2º Secretário: Jeri Saueressig.

O dia festivo amanheceu com sol e tempo muito lindo. De todas as partes as pessoas afluíram ao Centro Comunitário ao lado da igreja onde se realizou a programação festiva, a qual iniciou às 9,45h da manhã sob a direção do Pastor presidente da IECB, pastor Ivo Lídio Köhn, que estava acompanhada de sua esposa, Dª Gerli Köhn. Todos e todas foram calorosamente recepcionados com o Salmo 117. Os corais de Árvore Seca e Três Passos se uniram e participaram da programação; os familiares do Pastor Achterberg de Santa Rosa, RS; o irmão Eldono Drehmer de Cunha Porã, SC e o coral de Esperança do Sul, RS participaram com números musicais apropriados. As crianças e professoras da Escola Dominical apresentaram um jogral em homenagem ao pastor. Pastor Clóvis Achterberg fez a leitura bíblica do Salmo 95 e o pastor Fridolino Jesse orou. O Pastor presidente da IECB trouxe a mensagem baseando-se em 1 Sm 7.12 e Sl 118.23-26. Salientou que esse é um fato histórico e inédito na IECB, pois não tinha conhecimento de alguém outro que tenha atendido uma comunidade por 40 anos ininterruptamente. Disse que este era o dia que o Senhor fez e por essa razão pastor e comunidade podiam e deviam estar alegres e gratos a Deus pelas bênçãos que ambos dele receberam ao longo dessas quatro décadas. Destacou várias dessas bênçãos: Mensagens de exortação e conforto, momentos de gostosa e fraterna comunhão, alegrias e tristezas compartilhadas etc. Olhando para o futuro salientou que a igreja local deve ser sempre uma igreja cujos membros choram pelos seus pecados e erros, que louvam, que trabalham, que se amam e são sal da terra e luz do mundo, que exalam o bom perfume de Cristo. Disse que o ontem e hoje são nossos, mas o amanhã é de Deus. A real recompensa pelos 40 anos dedicados a essa igreja local não vem dos homens, mas virá de Deus.

No final da programação o casal Achterberg recebeu homenagens da comunidade local, inclusive com tele-mensagem, que lhe entregou um mimo; a família através da filha Cristine também homenageou o casal. Após oração de gratidão e bênção final todos os presentes puderam abraçar ao pastor Alfredo e sua esposa para cumprimentá-los pelo evento. Ao meio dia todos confraternizaram com um gostoso churrasco e abençoada comunhão. Prestigiaram o evento também os pastores vizinhos Jesse, Lutzer e Reips.

Foi um dia especial. Que Deus continue a abençoar a comunidade em sua caminhada e também ao Pastor Alfredo em seu ministério.

A IECB