Participação na conferência Cape Town – África do Sul

Durante 6 dias participamos, meu marido e eu, da conferência em Cape Town, South África, com lideres mundiais pertencentes a igrejas congregacionais no mundo.

Um dia foi reservado para conhecer a ilha Robben Island, que marca a junção do Oceano Atlântico com o Oceano Indico. Nesta ilha, o ex-presidente e Nobel da Paz, Nelson Mandela, esteve preso durante 27 anos. Motivo de sua prisão: A luta contra o Apartheid. O grande líder negro, com bravura e humildade conseguiu banir o racismo existente no país por décadas. Saiu da prisão para ser presidente de todos os sul-africanos, sem descriminação de cor, raça ou religião. Era presidente de 1994 a 1999. Em 2010 se realizou a copa do Mundo na África do Sul, cidade do Cabo. Junto a montanha da mesa que fica ao pé da cidade observamos a grande cidade e comemorando a sua liberdade. Também tivemos vários encontros de louvor e estudos bíblicos para aprofundar cada temática. Também fez parte um grupo de jovens de vários paises. Foi um encontro de diferentes regiões com seus representantes. Eu, como representante da América Latina pude entregar o meu relatório para todos os presentes com informações das igrejas Congregacionais de América Latina. Continuo como líder regional de América Latina por unanimidade dos votantes. Também fiz parte da comissão de eleição da nova diretoria e o nosso jovem Jonathan Pufal está na comissão de comunicação. Parabéns Igreja Congregacioanl do Brasil por estar presente neste evento mundial.

Casal Renner com o fundo da cidade de Cape Tow

Casal Renner com o fundo da cidade de Cape Tow

Pastor Renner também esteve participando e dois do Brasil fazem parte da diretiva mundial. Agradecemos as orações em favor do ICF e já convidamos a pastores e leigos para participar em 2020 na próxima assembléia mundial, ano este que  vamos comemorar os 400 anos dos primeiros imigrantes Congregacionais vindos para os Estados Unidos.

Todos somos chamados para a liberdade. Este foi tema desenvolvido na conferencia. Somos muitas pessoas, de diferentes terras e muitas culturas mas todos buscamos a liberdade, que não escravize ninguém, mas que sintamos que verdadeiramente seremos livres através de um só Senhor – Jesus Cristo. Por isso devemos lutar pela liberdade, sair da escravidão deste mundo que pode ser cultural, social ou eclesial. Assim disse Jesus: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.

Agradeço ao bom Deus por mais esta oportunidade em poder representar a nossa Igreja nesta Assembleia e com esta experiência a mais em minha vida  crescer em conhecimento, vida espiritual e social.

Desejamos Bênçãos a todos os leitores.

Esther Susana Menke Renner

Igreja Congregacional de Pinel

Igreja Congregacional de Pinel

Susana e Jonathan

Montanha da mesa de Cape Tow

Montanha da mesa de Cape Tow