Paróquia de Nova Santa Rosa comemora 25 anos

Nos dias 14 a 17 de março de 2002 a paróquia de Nova Santa Rosa comemorou seus 25 anos de história. Contamos com a presença dos três pastores que nesse período estiveram a frente dos trabalhos. Na quinta-feira, dia 14, à noite, iniciamos nossas comemorações com uma programação especial na comunidade de Dois Marcos; na sexta-feira, dia 15, à noite na comunidade de Linha Pietrowski; no sábado à noite em Planalto e no Domingo durante a manhã e à tarde na comunidade matriz de Nova Santa Rosa. Em todas as programações tivemos mensagens em alemão e português e a participação de corais e grupos de canto bem como de grande público. A tônica foi o louvor e a gratidão a Deus pelas suas bênçãos e vitórias alcançadas e o desafio para o futuro. No Domingo ao meio dia foi servido um gostoso churrasco e à tarde os pastores e esposas foram homenageados com lembranças bem como todos os presentes. Na ocasião apresentou-se um histórico completo dos 25 anos, do qual queremos inserir aqui apenas um resumo:

Pré-História:  O trabalho da IECB na região oeste iniciou com a vinda de colonos da região de Santa Rosa, RS em busca de melhores terras e condições de vida e que se fixaram em Nova Santa Rosa. Quem congregou os primeiros congregacionais foi o falecido pastor Gottfried Rode, que fundou a comunidade  de Nova Santa Rosa no dia 15 de outubro de 1959 com os seguintes membros fundadores: Augusto Gund; Ernesto Giese; Francisco Zastrow; Paulo Neske; Roberto Bonkoski; Arthur Matzanke; Rudi Hasper; Alcides Friske; Guilherme Sommerfeldt; Reinoldo Sommerfeldt; Edmundo Sommerfeldt; Guilherme Stefan; Reinoldo Golz e Teodoro Nührenberg. Alguns deles logo depois fundariam a comunidade de Linha Pietrowski. Com a vinda de mais famílias gaúchas o pastor Rode atendeu Marechal Cândido Rondon chegando a ir até Santa Helena. No dia 10 de janeiro de 1963 Pastor Rode, ao voltar de uma doutrina de Linha Pietrowski, é atingido por um galho de uma árvore na sua charrete e tem morte instantânea. Pastor Gustavo Altmann veio então assumir os trabalhos da igreja no oeste paranaense, fixando residência em Marechal Cândido Rondon. Nesse tempo houve uma grande expansão do trabalho congregacional fazendo com que surgisse a paróquia de Santa Helena e o trabalho no Paraguai. Em fevereiro de 1974 Pastor Jan Serfas assume os trabalhos. A região de Nova Santa Rosa vive uma época de reavivamento espiritual com um trabalho evangelístico que resultou no surgimento dos Encontros Fraternais e os BRÜDERFESTE ( Festa fraterna de irmãos) já na 28ª edição neste ano.. Devido ao intenso volume de trabalhos os pastores foram auxiliados por estagiários. Em 1976 veio o segundo pastor da paróquia de Marechal Cândido Rondon na pessoa do pastor Hélio Guido Renner.
Fundação da Paróquia de Nova Santa RosaNuma assembléia extraordinária em Marechal Cândido Rondon dia 17 de julho de 1976 estudou-se a criação de uma nova paróquia e na assembléia geral dia 6 de janeiro de 1977 foi criada a paróquia de Nova Santa Rosa, composta por 8 comunidades e 155 famílias. Em fevereiro do mesmo ano, na assembéia geral da Igreja em Vila Paraiso, a paróquia foi oficialmente aceita na Igreja. Já em 28 de novembro de 1976 fora lançada a pedra angular da nova casa pastoral e no primeiro semestre de 1977 ela foi inaugurada.


Os três pastores e esposas que atuaram na paróquia nos 25 anos de sua história
Da esquerda para a direita: Schumann, Renner e Köhn

Primeira diretoria:  Presidente: Edmundo Kufeldt / Secretário: Lotário Büttner / Tesoureiro: Reinaldo Gund ( in memoryan).
Comunidades:  Nova Santa Rosa, Linha Pietrowski, Vila Cristal, Dois Marcos; Linha Brasil, Planalto, Santa Rita ( mais tarde incorporada em Planalto) e Maripá)
Pastores: 1977 – 1978 = Pastor Helio Guido Renner
                   1978 – 1985 = Pastor Ivo Lidio Köhn
1985 – 1991 = Pastor Helio Guido Renner
1991 – 1995 = Pastor Lauro Schumann.
                   1995 – hoje =  Pastor Ivo Lidio Köhn
                   A partir de 2002 –  Mais o co-pastor Laerte Roos
Estagiários: Marcos Arndt; Edemar Krause; Laerte Roos, Arceli Lamb
Presidentes:
Edmundo Kufeld; Rubin Stefan; Arlindo friske; Reinoldo Busse; Erico Giese; Albino Schulz; Celson Hoffmann e atualmente, Arlindo Eisen.
Números:

  A paróquia possui hoje 213 famílias inscritas, 36 membros individuais, mais algumas pessoas de idade que contribuem voluntariamente totalizando um número de 776 pessoas. O primeiro batismo registrado é de Rosane Gund, realizado no dia 6 de fevereiro de 1977 e nesses 25 anos foram batizadas 434 crianças. A primeira confirmação realizou-se dia 24 de março de 1978 na comunidade de Planalto, tendo feito sua confissão pública de fé nesses 25 anos 457 adolescentes. O primeiro casamento foi de Lindolfo Jesse e Eliane Radke e aconteceu dia 19 de março de 1977. 207 casamentos foram oficializados nesses 25 anos. O primeiro óbito registrado foi de Edmundo Pether dia 2 de junho de 1977, tendo havido nesses 25 anos 140 registros de falecimentos.


Realizações:
  O espaço seria pequeno para narrar tudo que se fez nesses 25 anos. Muitas realizações materiais, construções de igrejas e salões sociais e muito empenho para o crescimento espiritual. Muitas evangelizações, encontros fraternais, encontros juvenis, retiros, trabalhos com as senhoras, estudos bíblicos, encontros de casais, de lideranças, cursos etc.foram realizados, além dos cultos normais, visitas a doentes e de aconselhamento. Desde 1996 a paróquia coloca o carro a disposição do pastor e custeia todas as despesas do trabalho. A paróquia de Nova Santa Rosa sempre conseguiu honrar todos os seus compromissos com seu pastor e com a Igreja Central, sendo uma das paróquias em destaque, também no apoio e sustento do nosso IBISEC e trabalhos missionários da Igreja. Isso não é motivo de orgulho, mas de louvor e gratidão a Deus.

Atual diretoria:
  Presidente: Arlindo Eisen Vice presidente: Erico Giese; Secretário: Ernani Petry 2º secretário: Noedi Gund; Tesoureiro: Norberto Pinz; 2º Tesoureiro: Valdi Hoffmann; Conselho Fiscal: Osmar Englert; Celson Hoffmann; Vicentina Hein. Suplentes: Albino Schulz, Eldo Schulz e Edvino Stefan.

Podemos dizer nesta ocasião dos 25 anos de história da paróquia com Samuel e o povo de Israel: “Ebenézer – Até aqui nos ajudou o Senhor!”Está de parabéns cada membro, cada irmão, cada irmã que faz parte desta história de bênçãos. Muito Deus pode realizar atraves daqueles que permitiram que Ele os usasse; muito deixou de ser feito, mas muito ainda têm a fazer, pois o dia se declina e a noite vem. Por essa razão deve ser sempre nossa a súplica dos discípulos de Emaús: “Fica conosco Senhor, porque já é tarde”.
 

Pastor Ivo Lídio Köhn