Os desafios da Liderança Cristã

1Com muita alegria queremos compartilhar com os leitores sobre o II Seminário de Liderança da OASC Nacional que se realizou nos dias 29,30/06 e 01/07/2012 no Maravilha Park Hotel, em Maravilha/SC.

Na sexta–feira deu-se abertura do seminário pela presidente da OASC Nacional Cleunice Reschke saudando a todas as participantes com o texto bíblico de Êxodo 18.15-23 salientando a importância da liderança. Disse que sozinhas não vamos muito longe. Devemos procurar lideres capazes, tementes a Deus para liderar… Dando seqüência ao seminário, passamos para o momento de louvor a Deus com as irmãs Eliziane Sell de San Alberto/PY e Rosimeri  Monschmidt de Santa Rosa/RS.

O tema foi: “Os Desafios da Liderança Cristã”. Nesses dias Deus nos presenteou com um vasto conteúdo sobre liderança através da palestrante, Pastora Clarice G. Kollenberg Sommer, que compartilhou: “Ser líder cristã é um privilégio. Há muitas outras pessoas que poderiam estar em nosso lugar, mas Deus escolheu e chamou a mim e a você. Não negligencie esse privilégio”. Sabemos que a OASC necessita preparar e capacitar nossa liderança. O  maior líder que o mundo tem como exemplo é Jesus.
Os temas que foram desenvolvidos no decorrer do seminário foram:

1 – Ganhar o mundo (pessoas que nos cercam) para Jesus através da nossa liderança;
2 – Diferença entre liderança Cristã e liderança secular;
3 – Liderança do meio do pelotão;
4 – Jesus focou sua liderança na seleção (no grupo);
5 – Jesus focou sua liderança na consagração;
6 – Jesus focou sua liderança na transmissão;
7 – Jesus focou sua liderança na demonstração;
8 – Jesus focou sua liderança na delegação;
9 – Jesus focou sua liderança da supervisão;
10 – Jesus focou sua  liderança na reprodução, e por último preciso me avaliar como líder espiritual, como estou vivendo. As pessoas podem ver Cristo no meu viver?

Devemos compartilhar  a salvação como um tesouro que Deus nos deu de graça e sem merecimento. Esse é o amor que Ele tem por nós. Se eu e você já temos Jesus, compartilhemos este presente, para que outros também sejam salvos. Somos luzes para um mundo que esta na escuridão do pecado. Os discípulos tinham capacidade para aprender e queriam aprender. Todos nós somos capazes de aprender. Temos de seguir os passos de Jesus, e querer aprender com Ele.  Assim como no meio secular ocorre o aperfeiçoamento da liderança, da mesma forma devemos querer nos aperfeiçoar como liderança da OASC. Somos lideres, e temos um papel fundamental na nossa OASC, não esquecendo que somos uma equipe, pois trabalhamos em grupo.

Quando Jesus precisava tomar uma decisão ele sempre orava antes.  Isso nós devemos fazer como líderes da OASC, nos colocar diante de Deus em oração, pedindo que o Espírito Santo no oriente, mostrando o que devemos fazer.

É necessário dividir tarefas. Somos um grupo, uma equipe, e devemos delegar, e dividir funções. “Liderar é uma poderosa combinação de estratégia e caráter.” Mas se tivermos que agir sem um desses, que seja a estratégia.

Tivemos a participação das paróquias de: Cunha Porã/SC, Foz do Iguaçu/PR, Panambí Sul/RS, Panambí Norte/RS, Santo Antônio do Sudoeste/PR, Perola do Oeste/PR, Guarujá do Sul/SC, Lindolfo Collor/RS, Santa Rosa/RS, Linha XV de Novembro/RS, Cruzeiro/RS, Ijuí/RS, Carazinho/RS, São João/PR, Nova Sta. Rosa/PR, Paraíso do Sul/RS, Agudo/RS, San Alberto/Paraguai, Capanema/PR, Condor/RS e Ajuricaba/RS.
Clarice é formada Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do PR, e cursa atualmente: O Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pelo  Centro Universitário de Maringá.

Foram dias abençoados de muitos desafios, compartilhamentos, dinâmicas e socialização entre as participantes. Não podemos deixar morrer, e nem se apagar o amor pelas almas que estão clamando por socorro. Tem muito a ser feito. Vimos isso nos temas desenvolvidos no decorrer do seminário.
Para finalizar “Se todas as coisas boas morrerem conosco, é um fracasso!” Vamos compartilhar…

Na paz de Jesus

Suzana do Amaral Betzch,
vice-secretária da OASC Nacional