O memorial da soja

Foi inaugurado, em grande estilo, o memorial da soja na localidade de Linha 15 de Novembro, interior de Santa Rosa. Isto aconteceu no dia 26 de Abril de 2008 às 16 horas com a presença de autoridades estaduais, municipais, religiosas, populares da localidade e toda comissão central da FENASOJA. O belíssimo memorial foi construído na esquina central da localidade e em diagonal com a Igreja Evangélica Congregacional,  situado sob a RS 307 que liga Santa Rosa à São Paulo das Missões. Na ocasião houveram pronunciamentos por parte das autoridades presentes exaltando a importância de se levantar um memorial em homenagem a soja, leguminosa mundialmente conhecida. Os primeiros grãos da soja plantados em solo brasileiro, aconteceu nesta localidade em 1923. O memorial tem 15 mts de comprimento, por 3.60mts de altura Duas placas foram descerradas pelas autoridades presentes e nelas encontramos os seguintes dizeres:

MEMORIAL DA SOJA

    Aqui, nesta pequena localidade de “Urwahndfried”, posteriormente denominada “Linha 15 de Novembro”, pertencente a Colônia Santa Rosa, teve início a grande VIAGEM DA SOJA pelo território brasileiro.

A partir daqui, ela se esparramou pelos campos e cerrados, ocupando terras agricultáveis e assumindo lugar de destaque nas exportações brasileiras.

Em 1923, por iniciativa do pastor americano Albert Lehenbauer, o cultivo da soja passou a ser estimulado entre os agricultores. Deve-se, portanto, a este homem de fé, visão e coragem a introdução do plantio efetivo da soja em nossa região, antevendo que este grão seria o futuro da agricultura no Brasil.

Distribuídas inicialmente aos agricultores Gustavo Bessel, Emmanuel Brachmann, Johan Müller e Bruno Schwartz, as sementes partilhadas foram se espalhando, crescendo e se multiplicando na terra nova e fértil, fortalecidas pelo sentimento de solidariedade.

Recordar essa etapa da história é recriar o que passou para que a lembrança dos acontecimentos não se perca com o tempo.

Este memorial nasceu de uma idéia da Comunidade local, encaminhada pelo vereador Vili Racho, para guardar a lembrança de homens e mulheres, protagonistas desta saga, personagens desta história, para que a memória permaneça viva nos vastos campos de soja, e cada espaço semeado guarde a recordação de todos estes pioneiros, pois, graças a sua tenacidade e trabalho, podemos hoje orgulhosamente dizer que somos o “Berço Nacional da Soja”. (Texto: Teresa N. Cristhensen)  26 de Abril 2008.

Os moradores da localidade de Linha 15 de Novembro, se orgulham e agradecem pelo memorável reconhecimento, e este ficará como marco para as futuras gerações.

Hélio G. Renner
Pastor da Igreja Evangélica Congregacional
La. 15 de Novembro
Santa Rosa – RS