IECB Realiza 77º Concilio Geral em Ajuricaba – RS

A estima do maior evento de nível nacional para a IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DO BRASIL, não poderia ter sido melhor sucedida. Tratando-se do evento máximo da igreja os dias vivenciados foram de grande calão, na reunião de incontáveis pessoas, para os mais variados momentos, desta Assembleia Nacional! Mencionamos também, as milhares de pessoas que acompanharam os cultos pela transmissão ao vivo, via facebook.

O início deste memorável evento já se demonstrou pela tão esperada inauguração de nossa ‘Casa de Retiros’, às 10 horas do dia 13 de Outubro, nas dependências da FACTECON. Ali se reuniram cerca de 100 pessoas para a abertura histórica da porta pelo deferimento da faixa com os representantes da OASC (Presidente Tais Reips) e JEC (Presidente Pastor Oldenei Kerber); e abertura da chave, pelo Presidente da IECB (Pastor Mauro Mohnschmidt). Os textos usados neste momento salientaram a função desta “Casa de Retiros” que servirá para o descanso, e a busca de refrigério, ânimo e forças. Pois nossas forças são limitadas e por isso devemos saber quando parar para descansar, e este local há de nos possibilitar isto nos átrios do Senhor. Tirar um tempo para descansar não é sinal de fraqueza! Também se pronunciaram neste evento os Pastores que estiveram à frente deste trabalho, com menção aos que ajudaram diretamente na obra. Logo que encerrado o ato de inauguração, todos os presentes se deslocaram à cidade de Ajuricaba, a qual sediaria as programações do 77º Concílio.

A chegada à IECB de Ajuricaba foi acalorada pelos membros recepcionistas, pela decoração dos ambientes, e, com a farta refeição, que por se dizer, em todos os momentos foi fantástica! E que merecidamente foi lembrada e parabenizada à paróquia hospedeira! À tarde iniciou-se os trabalhos do concílio, com o ‘Colégio de Pastores’ que se reuniu, e em paralelo os delegados e visitantes também tiveram sua oportunidade de conversa e debate, sendo dirigidos pelos Pastores Gerson Radiske e Henrique Sarmento. Logo em seguida às 16 horas tivemos o início da primeira sessão plenária, já com diversas atividades da pauta do concílio. Mas as atenções se voltavam para a programação da noite, a qual para a abertura do evento contou com a participação da Banda Marcial Municipal de Ajuricaba, a qual interpretou canções sacras enquanto os Pastores e delegados davam entrada ao templo. Foi formada a mesa de honra contando com a presença do prefeito e outros representantes civis do município, juntamente com as autoridades eclesiásticas da igreja. A direção do momento esteve ao encardo do Pr. Walter Schwertner, também tivemos diversas apresentações de enriquecimento do momento, Grupo de Coreografia de Ajuricaba, Coral de Vozes de Ajuricaba, os Peregrinos de Cruzeiro, e Dna. Rosimeri Mohnschmidt e coral de vozes dos Pastores. A leitura bíblia e oração sob a responsabilidade dos Pastores Edison Lutzer e Daniel Mohnschmidt, e após o momento de louvor dirigidos pelos pastores da igreja, ouvimos a primeira mensagem do concílio sob a responsabilidade do Presidente da IECB, Pr Mauro Mohnschmidt. Ainda nesta noite tivemos a apresentação da defesa de fé para a ordenação do Pastor Rafael Eckhardt.

No sábado dia 14 as atividades iniciaram logo pela manhã, com devocional sendo conduzido pelos Pastores Valdir Braun e Laércio Renner, e logo após presenciamos o Lançamento do CD de Família Friske de Caxias do Sul. Passando assim para a segunda plenária do Concílio com mais resoluções de assuntos da pauta do concílio. À tarde fomos agraciados com mais um devocional sendo conduzido pelos Pastores Marcelo Stelter Schumann, e nesta terceira plenária tivemos entre muitos dos momentos importantes a apresentação da chapa para eleição da nova diretoria da IECB, chapa que apresentada, também teve votação favorável de maioria significativa dos votos, sendo composta da seguinte forma: Presidente: Pr. Rogélio Renato Renner; Vice-presidente: Pr. Jose Luiz Kohllenberg; Secretário: Pr. Paulo Miguel Aguilar; Segundo secretário: Pr.  Jandir Rossi; Tesoureiro: Pr. Gerson Radiske; Segundo tesoureiro: Pr. Itamar Vilson Fritzen. Também tivemos a eleição de dois fiscais de caixa. Um efetivo e um suplente: Pr. Henrique Schneider Sarmento e Pr. Vilson Weiss. Eleição do diretor da FACTECON: Pastor Mauro Mohnschmidt. Eleição do Comitê Acadêmico da FACTECON: Pr. Ivo Kohn, Pr. Laércio Renner e Pr. Edemar Krause. Eleição de um integrante do conselho de ética para preencher a vaga deixada pelo Pr. Rogélio, sendo eleito o Pr. Jorge Schneider. E eleição dos pastores regionais. Centro Norte: Pr. Jandir Rossi e Pr. Ivo Lídio Kohn; Grande Santa Rosa: Pr.Edemar Krause e Pr. Rafael Robson Ekhardt; Grande Porto Alegre:  Pr Hain Lotário Hattge e Pr. Arnildo Pufal; Alto Uruguai: Pr.Marcos Langer e Pr. Dione Roberto Lausch; Centro Sul: Pr. Arno Stelter e Pr. Volmir Adair Reips; Oeste do Paraná: Pr. Everaldo Wagner e Pr. Dorival Luís  Seidel; Região Sudoeste: Pr.Edison Alberto Lutzer   e Pr. Jorge Luís Schneider; Litoral: Pr. Ivan Fernando Dickel.

À noite as atenções se voltaram para o culto comemorativo dos 75 anos da IECB. Momento dirigido pelo Pastor Lineu Hoffmann. Leitura bíblica e oração pelos Pastores Sidinei Lambrecht e Dioni Lausch e apresentações do grupo Vida Nova da Factecon, coral dos Pastores da igreja, Família Friske, Pastor Vilson e Melita Weis. Ouvimos o Histórico da IECB, que foi sabiamente organizado e apresentado pelo Pastor Celso Rheinheimer e a homenagem de comemoração 75 anos elaborada pelo Pastor Mauro Mohnschmidt com a entrega de diversas lembranças aos representantes de cada uma das sete igrejas fundadoras, bem como também a Igreja ‘mãe’ da Argentina, e ‘filha’ do Paraguay, também foram homenageados no momento os Pastores que ocuparam a posição de Presidente da IECB. Após as homenagens e o momento de louvor ainda recebemos a mensagem da noite pelo Pastor Ivo Kohn. Como a noite era de comemorações também foram homenageados os pastores com 25 anos de ministério: Pastor Albino Krause e esposa; e Pastor Laércio Renner e família. Outro momento histórico veio logo após, com a conclusão e apresentação da Bíblia Manuscrita, projeto apresentado pelo Pastor Dorival Seidel, que agora, após concluído por toda a igreja e ficará exposta na Biblioteca da Factecon, para que todos os membros da igreja possam visualizar. O encerramento da noite se deu com a degustação da torta comemorativa dos 75 Anos da IECB.

A programação de domingo dia 15 teve início na parte da manhã com o Culto, dirigido pelo Pastor Valdomiro Fiedler, Pastor Oldenei Kerber, leitura bíblica e oração com os Pastores Adimar Pufal e Gerson Radiske, e a mensagem sob a responsabilidade do Pastor Marcos Langer. Também fomos agraciados neste culto com diversas apresentações, entre elas, o coral das esposas de pastor, apresentação da Dna. Rosemeri Mohnschmidt, os Heróis da Fé e Pastor Evandro Sell. O auge do culto foi a Ordenação do Pastor Rafael Eckhardt quando pastores ordenados atuaram com a imposição de mão sobre o ordenando, e celebração da Ceia do Senhor. Ainda durante o culto tivemos a apresentação do Devocionário Fonte de Vida para o ano de 2018; o agradecimento a diretoria da gestão 2014-2017; o agradecimento ao Pastor Paulo Aguilar e família pelos trabalhos prestados junto a FACTECON; agradecimentos ao Pastor Mauro Mohnschmidt e família pelos trabalhos prestados na presidência da IECB; a apresentação e posse da nova diretoria eleita para os anos 2018-2020, bem como, dos novos integrantes dos cargos já citados anteriormente. Também presenciamos a troca de cargo do Presidente da IECB, sendo repassado do Pastor Mauro Mohnschmidt ao Pastor Rogélio Renner. Com o termino do culto, iniciou-se a ultimam plenária do Concílio, tratando das últimas resoluções, e transferências pastorais.

Assim chegamos ao final dos relatos deste evento máximo da IECB, na gratidão suprema ao nosso bondoso e Eterno Deus, pelos dias tão gloriosos que vivemos, mencionando ainda o próximo momento que ocorrerá em Pérola D’Oeste, nos dias 19 a 21 de Outubro de 2018.  E sob as palavras do novo presidente da IECB, que Deus nos capacite cada vez mais e mais, para as condições que não imaginávamos viver, mas que por Graça, Deus nos proporcionou!

A pedido, Teólogo Jaime Pufal