IECB de Nova Santa Rosa comemora seu jubileu de ouro

A Igreja Evangélica Congregacional de Nova Santa Rosa comemorou nos dias 15 a 18 de outubro de 2009 seu Jubileu de Ouro, 50 anos de bênçãos.
No final da década de 50 a região oeste do Paraná foi alvo da migração de agricultores gaúchos oriundos dos mais diferentes lugares. Aqui a Colonizadora Maripá foi a empresa na qual adquiriram suas terras. Com muita garra desbravaram as matas e ergueram seu novo lar em busca da concretização de seus sonhos: um futuro melhor para si e seus filhos.
O início não foi fácil. Faltava de tudo e grandes eram as distâncias percorridas para buscar os suprimentos que garantiam a sobrevivência. O solo era fértil e os pioneiros progrediram e transformaram com seu incansável trabalho e sua persistência, nossa região no município jóia do oeste. Os pioneiros também trouxeram consigo a sua fé e assim tão logo surgiu a possibilidade, edificaram sua igreja. As famílias congregacionais, praticamente todas oriundas da Paróquia Linha XV de Novembro, Santa Rosa, RS uniram-se e fundaram no dia 15 de outubro de 1959 a Igreja Evangélica Congregacional de Nova Santa Rosa. As famílias fundadoras foram: Augusto Gund, Ernesto Giese, Arthur Matzanke, Francisco Zastrow, Paulo Neske, Roberto Bonkoski, Guilherme Sommerfeldt, Reinoldo Sommerfeldt, Edmundo Sommerfeldt, Guilherme Stefan, Reinoldo Golz, Teodoro Nührenberg, Rudi Hasper.
O principal pioneiro líder da fundação e organização da igreja nos seus primeiros anos foi Augusto Gund, o qual já na vinda da sua mudança para cá chegou ao pastor Walter Rode em Santo Antôniodo Sudoeste solicitando sua intermediação junto a igreja para enviar um pastor. Foi ele que procurou as famílias Neuhaus e Schulz de Marechal Cândido Rondon solicitando que procurassem membros na redondeza. Intermediou a concessão de dois terrenos junto à Colonizadora Maripá e comprou do seu bolso um terceiro vendendo-o mais tarde à comunidade. Seu filho, o atual Pastor Egon Gund, fez parte da primeira turma de confirmandos e o Pastor Bruno Giese da primeira turma que foi confirmada na igrejaem construção. O primeiro culto realizou-se numa escola que se localizava onde hoje existe a Auto Mecânica Romais. Depois o Pastor Gottfried Rode construiu sua casa ao lado da praça, auxiliado pelos membros e onde também se realizaram os cultos e estudos bíblicos.
A primeira igreja de madeira foi construída por Francisco Zastrow. Todos ajudaram com doações de torras, valores e serviço. O primeiro pastor dessa igreja foi Gottfried Rode com a sua esposa Ernestina, os quais de charrete atendiam a toda região indo a Marechal Cândido Rondon e até Santa Helena, durante os quatro anos de seu ministério. No dia 10 de janeiro de 1963 Pastor Rode ao voltar de uma instrução doutrinária de Linha Pietrowski, foi atingido por uma árvore na sua charrete e teve morte instantânea.
Pastor Gustavo Altmann e sua esposa Erene, com a famíliavieram então assumir os trabalhos da igreja no oeste paranaense, fixando residência em Marechal Cândido Rondon e atendendo também a igreja de Nova Santa Rosa. Nesse tempo houve uma grande expansão do trabalho congregacional fazendo com que surgisse a igreja de Santa Helena e o trabalho no Paraguai. Atuou aqui até 1974.
Em fevereiro de 1974, Pastor Jan Serfas e sua esposa Dalita e família assumem os trabalhos e a região vive um despertamento espiritual muito grande com muitas conversões. Iniciaram as festas fraternais, (Brüderfeste) os encontros fraternais (Quinto Domingo) e os estudos bíblicos para fomentar a vida espiritual das igrejas. Em1976 a igreja de Nova Santa Rosa torna-se sede de uma nova paróquia e em 1977, Pastor Helio Guido Renner, ainda solteiro e recém formado assume os trabalhos dessa nova paróquia e o atendimento da igreja local.

Em março de 1978, Pastor Ivo Köhn e sua esposa Gerli,recém casados assumem a igreja local e paróquia atuando até janeiro de 1985, quando Pastor Hélio Renner retorna, agora com família, e atende até 1991.
De 1991 a 1995, Pastor Lauro Schumann, sua esposa Nelci e família pastoreiam a igreja.
Em 1995 Pastor Ivo Köhn e família retornam a assumir os trabalhos na igreja e estão à frente da mesma até os dias atuais.
Esses servos de Deus, devido ao volume de trabalho existente não apenas na igreja local, mas em toda a paróquia que pastoreavam, tiveram nesse meio século o auxílio de 13 estagiários: Quando a igreja ainda pertencia a Marechal Cândido Rondon, Zeno Wehrmann e Lauro Schumann foram estagiários. Quando Lauro Schumann como pastor assumiu contou com o auxílio de Marcos Arndt. Pastor Ivo Köhn já trabalhou com 10 estagiários: Edemar Krause, Avelino Schulz, Laerte Roos, Marcelo Schefer, Arceli Lamb, Oldenei Kerber, Adilson Lenz, Jaime Pufal, Paulo Celso Da Silva e Delmar Dollis. Eles prestaram relevantes serviços à comunidade e adquiriram experiência e maturidade.
As únicas membras fundadoras ainda vivas nessa ocasião do jubileu de ouro da comunidade são Enni Matzanke, Ana Giese, Clementina Hasper e Elsa Neske.


Estiveram na presidência da igreja local nesses 50 anos de sua história como líderes e motivadores os seguintes: Augusto Gund(De 1959 até 1968) \ Artur Erich Matzanke (De 1968 a 1971 e1973 a 1975) \ Egon Fiedler (1971 a 1973) \ Eduardo Schulz(1975 a 1980 e 1986) \ Henrique Ernst (1980 a 1984) Telmo Englert (1984 a 1985 e 1995 a 2001) Reinoldo Busse (1985 a1986 e 1989 a 1990) Waldomiro Spier (1987 a 1989 e 2001)Noedi Gund (1990 a 1992) Evaldo Jahn (1992 a 1995) Ademar Lahm (2002 a 2009) e atualmente Alcides Telmo Batschke.Todos eles empenharam-se muito e Deus usou a cada um, no seu tempo, para que a sua obra andasse e crescesse. A todos eles, alguns já na glória eterna, o reconhecimento e a gratidão da comunidade.
As comemorações iniciaram na quinta-feira, à noite, dia 15, às 20h com a presença dos três pastores vivos que atuaram nesses anos na igreja local: Renner, Köhn e Schumann. Um grande coral formado pelos dois corais da igreja cantou “TU ÉS DIGNO”. O pastor local Ivo Köhn deu as boas vindas a todos (as) autoridades, (Prefeito e vice-prefeito municipal com suas esposas) pastores presentes, visitantes e membros da comunidade e paróquia bem como entregou saudações de pastores que haviam enviado e-mail ou telefonado, como Pastor Kurt Rode, Pastor Valdomiro Fiedler, Pastor Marcos Arndt, Pastor Mauro Mohnschmidt, Pastor Lineu Hoffmann e Pastor Itamar Fritzen. Foi apresentada uma peça teatral sobre Daniel 12.3 mostrando as estrelas que brilharam nessa trajetória dos 50 anos e as que ainda hoje brilham na igreja local. Além do grande coral formado pelos dois corais da comunidade tivemos a participação das irmãs Salete e Anete, da irmã Susana e do pastor Renner com acordeão dirigindo a todos no canto de dois hinos. Foi mostrado o primeiro bloco da Retrospectiva Histórica dos 50 anos em DVD e Pastor Renner trouxe sua primeira mensagem falando sobre o fato de que o fim está próximo, não apenas dos tempos, mas da vida de cada um. Por isso devemos refletir. Quantos nessas cinco décadas partiram, hoje ou amanhã podemos ser nós e estamos preparados? Cada participante recebeu uma lembrancinha na saída.
Na sexta- feira, à noite, às 20h a igreja esteve mais uma vez superlotada de irmãos e irmãs. Nessa noite Ari e Adelar Pietrowski (pai e filho) nos brindaram com lindas mensagens musicais e além deles ainda participaram o Coral Instrumental local, Salete e Anete e a irmã Susana. Vimos o 2º bloco da retrospectiva histórica. Pastor Renner trouxe-nos sua segunda mensagem, desta vez sobre o tem:SEM LENHA O FOGO APAGA, e mencionou gravetos que não podem faltar para que esse fogo se mantenha aceso: o graveto da oração, o graveto da leitura bíblia, o graveto da convivência cristão e o graveto do compromisso do testemunho pessoal.
No sábado, dia 17, às 20h a igreja estava cheia e havia muita gente do lado de fora. Contamos com a participação musical do Grupo “Obreiros de Cristo” de Planalto do Oeste, das irmãs Salete e Anete, da irmã Marlene Kelm com as filhas Nadia e Diane, da irmã Susana, dos jovens. Olhamos o 3º bloco da retrospectiva histórica e Pastor Renner falou sobre Deuteronômio 32 e o tem: “UM PECADOR NAS MÃOS DE UM DEUS IRADO”. Mais de 30 almas converteram-se e se consagraram ao Senhor naquela noite. Foram momentos de grande gozo espiritual. Após a programação todos saborearam o bolo de aniversário dos 50 anos no salão social da comunidade.

No Domingo, dia 18, às 9,30h, por ser o primeiro dia do horário de verão, iniciamos o culto das homenagens aos pioneiros e pastores que aqui atuaram. Participaram na parte do louvor nesta manhã o coral de vozes local, os irmãos de Linha Brasil, os jovens, o Conjunto Instrumental Raios de Luz. Pastor Renner, Pastor Schumann e Pastor Köhn falaram sobre as coisas que os marcaram nos anos de seu ministério na igreja local e cada um deixou seu desafio aos irmãos e às irmãs da igreja. O pastor local liderou a homenagem às pioneiras: Dª Ana Giese, Dª Enni Matzanke, Dª Elsa Neske e Dª Clementina Hasper. A irmã Neusa Busse, na qualidade de presidente da OASC Marta Maria fez entrega a cada uma de uma lembrança. A homenagem aos pastores foi realizada pelo irmão Celson Hoffmann e o presidente da comunidade o irmão Alcides Batschke entregou a lembrança a cada pastor e sua esposa, a irmã Nelci, entregou a lembrança às esposas dos pastores. A família Rode foi representada pelo Pastor Walter Rode, a família Serfas pela irmã Lili Dause. A Dª Erene Altmann não pode vir. Após o término da programação todos se dirigiram à frente da Igreja onde foi feita o descerramento de uma placa comemorativa alusiva ao evento pelas pioneiras, as irmãs Enni Matzanke e Ana Giese. Depois todos participaram de um gostoso almoço no salão da comunidade.
Somos muito gratos a Deus por ter nos dado um tempo propício, pois não choveu em nenhum programa. Domingo, após o encerramento do almoço começou a chuva. Somos gratos a Deus pela multidão que prestigiou o acontecimento. Somos gratos a Deus pela graça e pelas bênçãos do Senhor derramados sobre todos. Dissemos olhando aos próximos anos: “AVANTE IECB de Nova Santa Rosa, AVANTE povo de Deus!”

 

Pastor Ivo Lídio Köhn