IBISEC (FACTECON) Comemora seu Jubileu de Ouro

1Dia 4 de dezembro de 2011 foi um dia especial para o nosso IBISEC (FACTECON), que comemorou nesta data o seu Jubileu de Ouro, 50 anos de atividades.

A criação do Instituto Bíblico aconteceu no concílio de janeiro de 1961 em Panambi, RS.  O local escolhido para esse propósito foi uma área de 48ha de terra na Linha 4 Leste, Ijuí, RS.

A direção da IECB e o comitê acadêmico da entidade não quiseram deixar passar despercebida essa data e prepararam uma bonita festa que contou com a presença de aproximadamente 700 pessoas oriundas de todas as partes de atuação da IECB, também do Paraguai. Associou-se a esse acontecimento a colação de grau de 9 novos pastores e 7 concluintes do Curso Básico (Regime interno e externo).

A família do IBISEC muito trabalhou para deixar tudo muito bonito para esse dia festivo, contando com uma generosa doação da OASC Nacional, principalmente para o ajardinamento do pátio e a colocação de Placas e letreiros. A secretaria acadêmica também foi concluída graças a colaboração do irmão pastor Jorge Schneider.

Bem cedo na manhã deste primeiro domingo de dezembro os carros e ônibus começaram a chegar e superlotaram o salão de uso múltiplo. A abertura aconteceu às 9,30h tendo como mestre de cerimônias o radialista Clayton Kollenberg de Santo Antônio do Sudoeste, o qual compôs a mesa de honra com o presidente da IECB Pastor Ivo  Lídio Köhn; o diretor do IBISEC (FACTECON) Pastor Lírio Trennepohl; comitê acadêmico formado  pelos pastores  Osvino Reschke, José Kollenberg e Rogelio Renner e a presidente nacional da OASC irmã Cleonice Reschke. Em seguida convidou o paraninfo da turma Pastor Celso Basílio Rheinheimer a conduzir os formandos ao recinto. Foi cantado o hino nacional  e o prefeito municipal saudou a todos, dando suas boas vindas e com executivo municipal e falando da honra que é para o município esse evento. Ele permaneceu conosco durante todo o evento. Em seguida o Pastor Celso Rheinheimer deu abertura saudando a todos e desejando as boas vindas a cada um. O Coral do IBISEC apresentou duas mensagens tocadas e cantadas e então se procedeu ao ato de colação de grau dos 9 novos pastores:  Adair Jahn, Claudio Marre Andrade, Daniel Augusto Mohnschmidt, Henrique Schneider Sarmento, Marcelo Stelter Schumann, Neimar Plack Brauwers, Renato Augusto Zismann, Sidnei Rafael Lambrecht e Valdir Braun.

Após  uma nova apresentação do Coral do IBISEC receberam sua formatura os concluintes do Curso Básico (Regime interno e externo): Claudio André Strub, Émerson Wermouth, Fernando Henrique Hunhoff, Gabriel Augusto Paz Von Groll, Ademar Valdir Züge, Andreas Lohmann e Marcio Stelter Schumann. Foram momentos de emoção para os formandos e para toda a platéia. Todos juntos também entoamos hinos de louvor e gratidão a Deus. O presidente da IECB fez lançamento da Revista Especial do Jubileu, de um calendário alusivo ao Jubileu e do Logo da FACTECON entregando um exemplar de cada um ao prefeito municipal de Ijuí.

Em seguida trouxe a mensagem do evento baseando-se sobre  Salmo 103.12: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios”.  Começou dizendo que esse era um dia de festa diferente: uma festa de alegria, de gratidão e de júbilo. Dividiu o texto em duas partes: 1ª. E tudo o que há em mim bendiga seu santo nome! Questionou a todos perguntando: O que há hoje em você membro da IECB, aquele que viveu e se formou aqui, aqueles que foram diretores do IBISEC, os que foram e são professores, os que hoje fazem  parte da família do IBISEC e os que foram e são fiel apoiadores em oferta e oração? Disse: Com certeza todos que fazem parte da história deste jubileu tem um misto de sentimentos em si, porque a vida é feita de bons e maus momentos. Hoje, porém, somos convidados a esquecer os maus momentos e lembrar somente as bênçãos que recebemos ou que daqui fluíram.  2ª. E não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Que benefícios seriam esses que não deveriam ser esquecidos nesse dia: os benefícios materiais, mas principalmente espirituais; para os formandos: os conhecimentos adquiridos, o crescimento espiritual desenvolvido. Conclamou a todos para que sempre se considerem apenas uma ferramenta nas mãos de Deus e digam sempre com Samuel: “Fala, Senhor, porque o teu (a) servo (a) ouve!”

O presidente da IECB, após um hino comunitário, homenageou aos diretores fazendo uma breve retrospectiva da atuação de cada um dos 5 que estiveram na direção do IBISEC: Pastor Valerius Schultz, Pastor Hartmut Hachtmann, Pastor Celso Basílio Rheinheimer, Pastor Holdimar Hunhoff e Pastor Lírio Trennepohl.  Os que estiveram presentes receberam mimos como expressão de gratidão e reconhecimento pelos serviços prestados. Pastor Celso Rheinheimer leu carta do Pastor Valerius Schultz justificando sua ausência e também do pastor Herbert Schaal, ambos dos EUA. Depois ele falou em nome de todos os diretores. Pastor Lírio e sua esposa Iraci foram homenageados pelos seminaristas com recordações. A OASC Nacional também entregou um lindo quadro para o evento ao IBISEC e a região Grande Santa Rosa de igual modo repassou o seu presente através do líder regional pastor Lineu Hoffmann.

Após o encerramento do programa no salão de uso múltiplo todos foram convidados  para a breve solenidade de inauguração da secretaria acadêmica da FACTECON, a qual foi oficializada também pelo presidente da IECB Pastor Ivo Lídio Köhn.
A segunda madrinha e o segundo padrinho descerraram a fita e a primeira madrinha virou a chave da porta e o primeiro padrinho abriu a porta e todos puderam conhecer esse lugar.

O almoço foi oferecido no salão da Igreja Católica nas proximidades do IBISEC. Irmãs e irmãos de paróquias vizinhas socorreram a família do IBISEC no preparo e atendimento deste almoço. A eles nossa profunda gratidão. A tarde ficou livre para confraternização e diálogo entre todos na sombra dos bosques do IBISEC.

Meio século de bênçãos! Quantos desafios vencidos e superados! Novos tempos, novos desafios estão à frente agora como Faculdade Teológica Congregacional! Que Deus recompense a todos que escreveram essa história e use poderosamente aos que escreverão os próximos anos da  FACTECON!

A direção da IECB e comitê acadêmico da FACTECON