Esther Susana M. Renner participa da Assembléia Mundial do Dia da Oração em Nova York

1No Centro Inter-Eclesiástico (Interchurcu Center), da cidade de Nova York (USA), se reuniu do dia 10 a 17 de Junho de 2012, o Comitê Internacional do dia Mundial de Oração (DMO), formado por 227 delegadas dos Comitês Nacionais do DMO, representando a 98 países. A tarefa básica desta Assembléia era a de renovar a autoridade do movimento que é O Comitê Executivo – integrado pelas representantes regionais (2 por cada região), e formular os temas do DMO que se realizarão entre os anos 2016 e 2021 e vinculá-los aos comitês dos países que os elaborarão.

O tema escolhido para esta Assembléia era: Assim diz o Senhor… “…quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não pára de correr” (Am 5.24 NTLH).

Os temas e as atividades que se ofereceram durante a semana, numa extensa programação, enfocavam o lema acima mencionado desde diversas perspectivas: Em Estudos Bíblicos num processo de tomada de consciência e análises que levam a ação numa série de visitas a projetos que se centram em defesa de causas de justiça na própria cidade de Nova York.

Na Assembléia deste ano se apresentou outro elemento mais: A troca da Diretora Executiva. A Sra. Eileen King, que serviu a organização por 25 anos, se retirou no mês de Abril deste ano e foi substituída pela Sra. Rosangela Oliveira, do Brasil.

A eleição para a presidente, para os próximos anos, recaiu sobre a Sra. Corinna Harbig, (da Eslovênia), e representante para a Europa. Ela recebeu o cargo da Sra. Annette Pointier da Região do Caribe e América do Norte (Bahamas). Também foram eleitas as 14 representantes Regionais, 2 por cada uma das 7 regiões. Para a América Latina foi eleita a Sra. Esther Susana Menke Renner, do Brasil e Rebeca Cascante Gómez, de Costa Rica.

Também tivemos a oportunidade de visitar: a Igreja de Riverside; o Memorial Nacional do 11 de Setembro; o World Trade Center; a Estátua da Liberdade e outros.

Foi muito emocionante para mim poder representar o Brasil junto com a colega Sra. Erna Vergara, de Pelotas, nesta Assembléia Mundial.

Estou com maiores responsabilidades a partir desta Assembléia, pois represento  as mulheres de toda América do Sul junto ao Dia Mundial de Oração Mundial (WDP). Sei que Deus me confiou mais este desafio ao qual quero honrar com humildade. Que todas as irmãs da Igreja Congregacional se sintam incluídas nesta caminhada apoiando-me em suas orações.

Com carinho  e saudações cristãs!

Esther Susana Renner
(Representante Regional para a América Latina).