Erval Seco hospeda 9º Congresso Nacional da OASC

1Realizou-se, com muito sucesso, nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2011, o IX CONGRESSO NACIONAL DA OASC DA IECB,  na cidade de Erval Seco-RS., sob o tema:  “EM CRISTO PODEMOS MAIS”.

Fomos recepcionados de uma forma muito especial tanto pela igreja local, como pela comunidade em geral , que se uniu para que o evento pudesse atingir os seus objetivos. Essa união de forças nos deu um exemplo de como  o povo de Deus pode superar todas as dificuldades, quando  se une em prol de um objetivo maior: A divulgação do Evangelho.

No culto de abertura tivemos também a presença de autoridades civis e religiosas, entre elas o prefeito municipal de Erval Seco e esposa, o qual também nos dirigiu uma palavra de Boas Vindas em nome da comunidade local.  Parabéns paróquia e comunidade em geral  de Erval Seco e que Deus vos recompense. Não tenho palavras para expressar o meu agradecimento. Um agradecimento especial ao Pr. Arceli e Adriana que estavam na ponta da organização. Foram dias que marcaram minha vida, e tenho certeza que todas podemos afirmar isso.

Após tivemos a primeira palestra, nos dada pelo pastor Presidente da IECB, Pr. Ivo Kohn, com base em Jo. 15:4-5: nos motivando em busca do tema “Em Cristo podemos mais”. Este tema foi amplamente estudado nestes dias e esta certeza deve acompanhar nossa vida diária e espiritual. Se já temos sucesso, em Cristo podemos ainda mais…. Nós cristãos devemos enfatizar isso em nossas vidas, para que o mundo possa  ver a diferença que Jesus faz em nosso viver.

Como foi mencionado no Congresso, a escolha da palestrante foi também resposta de muitas orações. E posso afirmar que o Senhor a usou de uma forma  grandiosa, como um vaso de bênçãos para todas as participantes. A Pra. Clarice K. Sommer desenvolveu nosso tema principal em 3 subtemas:
EM CRISTO PODEMOS MAIS:

1 – NA ADORAÇÃO:   Rom. 12 – 1 a 3
•    Porque fomos criados com este propósito. Sl.103-1 e Sl.139-13
•    Conhecendo mais a Deus  – Pela palavra ;  – pela Oração;  pelos atributos de Deus (Is. 59-2)
•    Com um coração sincero

-Reflexão baseada na questão de como devemos adorar ao nosso Deus, quais são Seus atributos, o que nos afasta de sermos verdadeiros adoradores e  a necessidade de buscarmos ao nosso Deus com um coração sincero, pois Ele conhece o nosso ser interior.

2 – NA COMUNHÃO:   Atos 4- 31 a 37   – I Pe. 4-11
•    Neste momento nos fez refletir sobre a igreja primitiva, de como compartilhavam todas as coisas , de como viviam os primeiros cristãos na época  conforme descrito no livro de Atos dos Apóstolos;  e  Como nós hoje ,  Igreja – corpo de Cristo – deveríamos buscar esta comunhão com os nossos irmãos na fé.

3 – NO SERVIR :  Lc. 5- 1 a 11
•    Enxergando mais longe (sensibilidade do Espírito Santo)- O mundo é o nosso alvo (Atos 1 -8)
•    Confiarmos mais em Deus do que em nos mesmos
•    Tendo disposição para “ recomeçar”
•    Usando nossos Dons
•    Revisando as nossas redes (nossa vida)
•    Quando unimos nossas forças
•    Quando deixamos o que Deus nos pede para poder servi-lo

Nesta questão do  “servir” deixou muito claro nossa responsabilidade como mulheres que querem servir ao Senhor Jesus. Que cada uma busque em oração os dons que o Senhor nos Deus e os façamos frutificar, tendo sempre a disposição para recomeçar e dar continuidade  mesmo que isso aos nossos olhos pareça impossível.  Mas em tudo, com Cristo Podemos Mais. O que está bom, pode ficar ainda melhor…. E que o Senhor nos ilumine também para poder corrigir o que não está trilhando segundo a Sua vontade.

Que possamos ser Luz para muitos que não conseguem ver….  que sejamos sal onde a vida parece insípida e que como  integrantes de OASC possamos fazer a diferença.
Que o mundo possa ser tocado pelas nossas vidas e atitudes. E que não nos esqueçamos de que precisamos  uns dos outros – que a união de forças nos levará ao sucesso do nosso trabalho na seara.

Que o Senhor continue usando Sua serva , a Pra. Clarice, para honra e glória do Seu nome, é a nossa oração. Tenho a certeza de que ela tem colocado seus dons a disposição do Senhor para que possa usá-la em sua obra para tocar nossos corações e o de outras pessoas também.

Também nestes dias do Congresso houve a apresentação dos projetos desenvolvidos no ultimo ano com o tema “Crescer em Quantidade e Qualidade” onde se pode observar o empenho por parte da maioria das paróquias que compõe  a IECB. Que o Senhor esteja conosco na busca para atingir estes objetivos.

Além das palestras, tivemos abençoados momentos de louvor e adoração com  a direção da irmã Maria Helena com integrantes da Paróquia Panambi Norte e Sul. Deus as usou para serem canais de bênçãos para o congresso. Continuem servindo ao Senhor com estes dons com os quais Deus vos presenteou.
No sábado à tarde foram realizados alguns trabalhos em grupo com os temas: Em Cristo como posso     mais….
– na família
– na sociedade
– na OASC

Neste momento foi dada a oportunidade para que todas as participantes dessem suas idéias e de como podemos fazer a diferença nestas  áreas onde e com quem convivemos para demonstrar que realmente em Cristo e com Cristo podemos fazer a diferença e sempre podemos mais.

Logo após tivemos a sessão plenária administrativa com eleição da nova diretoria, presidida pela presidente Oraide Rusch (gestão 2010/2011). A mesma leu um relatório sobre todas as atividades desenvolvidas durante sua gestão com o lema: “Crescer em Quantidade e Qualidade”, cujo lema deve ser seguido também nesta nova gestão(2012/2013) presidida pela Sra. Cleunice  Reschke eleita neste congresso.

Nesta sessão plenária participaram, com direito a voto, as esposas de pastor e mais duas representantes por paróquia.
Integram a Diretoria eleita durante o Congresso: Presidente:Sra. Cleunice Reschke,  Vice presidente: Sra. Oraide Rusch  , Secretária: Miriam Bender,  Vice: Susana Betch,  Tesoureira: Leila Roos, Vice: Rosimeri Monschmidt, Conselho Fiscal: Suzana Renner, Melissa Bundt, Thais Reips.

Tanto na abertura como no encerramento do Congresso  tivemos as palavras de incentivo, apoio, agradecimento por parte da presidente Sra. Oraide Rusch que com carinho, esmero e submissão ao Senhor dedicou parte do seu tempo e de sua vida, juntamente com as demais integrantes daquela gestão, ao trabalho na Seara do Senhor, sabendo que isso jamais foi em vão, mas que o Senhor da Seara vai recompensá-las por tudo. O Senhor, que conhece o nosso coração, sabe do que precisamos e não  deixará que nada nos falte. E é nesta certeza que queremos dar continuidade a este trabalho tão importante dentro de nossa querida IECB.

A todas que participaram, o meu  abraço. Totalizamos 357 inscritas. Tenho a certeza que todas nos despedimos do Congresso diferentes, ou seja, melhores do que quando lá chegamos. Que Deus abençoe e frutifique toda a sua palavra em nossos corações e em nosso viver.
Na Paz do Senhor,

Miriam Bender – secretária OASC