Conheçamos e Prossigamos em Conhecer ao Senhor

1Sob esse lema realizou-se dias 7 a 9 de janeiro de 2001 em Linha XV de Novembro, Santa Rosa, RS a  70ª Assembléia Geral da IECB. Ao meio dia de sexta-feira, dia 7, todos chegaram, fizeram suas inscrições e às 14h reuniu-se o Colégio dos Pastores para diversas considerações internas do trabalho e também ensaio do coral. Ficou estabelecido que todas as quartas-feiras, das 7 às 8h da manhã todos formariam uma corrente de oração em favor da igreja e de uns pelos outros.

A abertura aconteceu  à noite, às 20,30h, estando na direção o Pastor Lineu Hoffmann, secretário regional, e na liturgia o Pastor Mauro Mohnschmidt. As crianças da Escolinha, lideradas pela irmã Dulce Racho,  iniciaram com uma apresentação de boas vindas. Pastor Helio Renner, na qualidade de Pastor local deu as boas vindas a todos os conciliares e a vice-prefeita, Dª Sandra, saudou o concílio em nome do poder público. O pastor Ivo Lídio Köhn, na qualidade  de presidente da IECB trouxe a primeira mensagem sobre o sub – tema: “CONHECIMENTO” baseando-se em Oséias 6.3 instalando assim oficialmente o concílio.

Sábado de manhã, após o café, os conciliares reuniram-se às 8,30h  para sua primeira sessão plenária precedida de um devocional que estava sob a direção do Pastor Lic. Marcos Langer e o Pastor Evandro Schrader falou sobre “VENCENDO OBSTÁCULOS”. Contamos com a presença de  57 pastores, 34 delegados e 84 visitantes, número que no decorrer do concílio foi alterando-se. Cada delegado e pastor receberam seu caderno de relatórios. Foram escolhidos como comitê de programas: Pastor Helio Renner, Pastor Ervino Schranck e o irmão Geraldo Mahlke; como comitê de resoluções: Pastor Lic. Jaime Pufal, o irmão Cezar Betzsch e o irmão Willi Racho. A designação das ofertas foram as seguintes: Sexta – feira à noite para a missão externa, para o CLAI; sábado à noite para a missão interna, a Casa de Retiros e Domingo de manhã para a paróquia hospedeira. O secretário da IECB Pastor Lineu Hoffmann leu a ata da última assembléia a qual foi aprovada. O Pastor presidente prestou seu relatório, também o tesoureiro da IECB, a presidente da OASC Nacional, irmã Oraide Rusch, o redator do MENSAGEIRO Pastor Lic. Augusto Betzsch. Discutiram-se melhorias no Site da Igreja a serem feitas  em 2011. A Campanha de Missões em 2011 será para Sorriso, MT, que conseguiu da municipalidade no final de 2010 a doação de um terreno. O tesoureiro e o conselho de ética colocaram-se a disposição das regiões para no decorrer do corrente ano participar dos encontros regionais de lideranças para esclarecimentos sobre eventuais dúvidas sobre o plano financeiro da igreja.

No sábado à tarde a segunda sessão plenária iniciou-se às 13,30h estando na direção do devocional o Pastor Darci Gehrke e Pastor Marcos Arndt falou sobre o  tema “NAS ORAÇÕES”. O assunto abordado na assembléia anterior sobre a mudança de nome de nosso educandário maior foi retomado e desta vez aprovou-se que o IBISEC passará a chamar-se a partir de agora FATECON (Faculdade Teológica Congregacional) com curso superior de teologia livre. Durante o ano o comitê do IBISEC fará os trâmites burocráticos necessários para a mudança. O irmão Darli Alves, secretário geral do CLAI, presente ao evento, trouxe esclarecimentos sobre o que é o CLAI e o que ele faz. Somos agradecidos a ele pela participação. Os custos da declaração de renda de cada paróquia são de um salário mínimo anual e podem ser pagos com cheque pré-datado até 30 de abril ao Pastor Lírio Trennepohl, diretor do IBISEC, agora FATECON. Quem pagar o seguro dos pastores até 31 de março receberá um desconto de 20%, ou seja, pagará R$ 180,00. Foram aprovadas as vendas de lotes da Igreja em Planalto, PR, Esperança do Sul, RS, Palmitos, SC e Cunha Porá, SC. Também se aprovou a criação do CNPJ de Toledo, PR e a atualização do endereço do CNPJ de Cascavel, PR. As 15,00 todos se reuniram no cemitério que fica ao lado da casa pastoral para um cerimonial de colocação de placas em homenagem a três dos nossos pastores que ali descansam: Pastor Erwin Reich, Pastor Lic. Edelberto Racho e Pastor Gustavo Altmann. Esse ato foi dirigido pelo Pastor presidente Ivo Lídio Köhn, o qual fez uma breve resenha histórica de cada pastor e orou pelos familiares de todos. Vale salientar que todos os filhos ainda vivos do Pastor Erwin Reich e alguns netos que residem na Argentina estiveram presentes e agradeceram pelo gesto. Os familiares dos demais também marcaram presença. Foram momentos de emoções muito fortes.

Sábado à noite, a direção do programa esteve com pastor Walter Schwertner. A liturgia foi feita pelo Pastor Nilton David. O coral dos pastores apresentou dois hinos. Pastor Köhn, como presidente, prestou homenagens ao Pastor Alfredo Achterberg e esposa, pelos seus 50 anos de ministério ininterruptos na IECB; e aos pastores Anildo Pufal e Jorge Schneider e esposas pelos seus 25 anos de ministério. Cada um recebeu mimos alusivos ao momento. Foram momentos emocionantes. A paróquia apresentou um histórico em slides dos 75 anos de existência da comunidade local dirigido pelo irmão Milton Racho. A mensagem da noite sobre DISCERNIMENTO “ esteve ao encargo do pastor Waldemiro Fiedler.

Domingo pela manhã, o culto de ordenação e Santa Ceia iniciou-se às 9h sob a direção do Pastor Celso Rheinheimer. Esteve na liturgia o pastor Fridolino Jesse. O coral dos Pastores cantou dois hinos e o presidente Pastor Ivo Köhn dirigiu os atos de ordenação do Pastor Lic. Charles Matias Renner, filho do pastor local. Ele, após responder todas as perguntas que lhe foram feitas afirmativamente, assinou seu termo de compromisso recebendo das mãos do presidente o seu talar e sendo então, ajoelhado, a frente do altar ordenado para o sacerdócio ministerial com a imposição de mãos de todos os pastores ordenados. Foi  o momento mais solene e  emocionante deste concílio. Pastor Edemar Krause pregou sobre o tema “A PRÁTICA” e em seguida guiados pelo pastor local celebramos a Santa Ceia. Seguiu-se então a 3ª e última sessão plenária, onde o Conselho de Ética, os Fiscais de Caixa trouxeram seus pareceres. Transferências aprovadas pelo concílio: 1. Em Julho Pastor Lenz de Ati-açú, Sarandi, RS para Lajeado, RS e Pastor Everaldo Wagner de Lajeado, RS. para Ati-açú, Sarandi, RS.2. Pastor Fridolino Jesse de Três Passos, RS. a Tenente Portela, RS e Pastor Lic. Marcos Langer de Tenente Portela, RS. a Três Passos, RS. 3. Pastor Lic. Delmar Dollis de Três Passos, RS para Canarana, MT e Pastor Paulo Celso da Silva de Canarana, MT para Pratos, RS. Farão seu estágio em 2011: Valdir Braun em Nova Santa Rosa; Henrique Sarmiento em Santa Rosa, RS; Marcelo Stelter no Paraguai; Daniel Mohnschmidt em Santa Helena e Itaipulândia, PR; Claudio Marre auxiliará em Panambi Sul, para ter a oportunidade de completar as matérias que ainda lhe faltam, em virtude de seu estágio adiantado. Ventilou-se amplamente a idéia que o concílio se realizasse em outubro, mas ficou de ser estudada com mais profundidade. Panambi Norte convida o concílio de 2012.

Com o almoço encerrou-se esse concílio e todos se despediram felizes e gratos a Deus por todas  as bênçãos recebidas. Nosso agradecimento a paróquia hospedeira  pela excelente acolhida e a todos que contribuíram para que tivéssemos dias agradáveis no interior de Santa Rosa, RS.

A direção da IECB