Comunidade de Cascavel comemora 30 anos

1O início da comunidade Congregacional de Cascavel está inserido no contexto geral da expansão do trabalho da nossa igreja na região Oeste do Paraná. Depois de assumir o trabalho da igreja em Marechal Cândido Rondon em 1963 o pastor Gustavo Altmann fez incursões, fundando comunidades e pontos de pregações nos mais diversos lugares, incluindo assim a comunidade de Cascavel.

Durante certo tempo os cultos foram realizados na casa do Sr. Ernst Schulz. Eram apenas algumas famílias, mas foram visitadas regularmente e edificadas sobre o fundamento da Palavra  de Deus.

O trabalho foi interrompido por um período, mas as poucas famílias que eram de origem Congregacional permaneceram firmes.

Nesse tempo a comunidade foi visitada algumas vezes pelo Pr. Bruno Giese vindo de São João. O pastor Jan Serfas retomou o trabalho depois da sua chegada a Marechal Cândido Rondon, em 1974. Algum tempo os cultos tiveram lugar no interior, em Placa Lindóia e também na residência do Sr. Albino Schulz, aqui na cidade.

Através da iniciativa e a atuação constante de diversas pessoas, inclusive do pastor Jan Serfas, a Prefeitura Municipal de Cascavel, na administração do Exmo. Sr. Jacy Miguel Scanagatta, doou um terreno no Bairro JD. Cristal no ano de 1982 para que a igreja pudesse construir a sua sede.
Assim foi eleita a primeira diretoria, fundando oficialmente a Comunidade Congregacional de Cascavel, no dia 21 de março de 1982, para representar administrativamente a Igreja local, que ficou assim constituída:Presidente: Adolfo Noetzold; Vice: Raimundo Stache; Tesoureiro: Albino Schulz; 2º tesoureiro: Ari Höller; Secretário: Ilmo Witter; 2º secretário: Valdemar Kaiser; Conselho Fiscal: Adelmo Dressler e Armindo Quinot.

Conforme a ata de fundação os seguintes membros  compuseram a IECB – Cascavel:

  • Adolfo Noetzold,
  • Albino Schulz,
  • Adelmo Dressler,
  • Ari Höller,
  • Cesar Dressler,
  • Ilmo Witter,
  • Pedro Diesel,
  • Raimundo Stache,
  • Valdemar Carlos Kaiser.

No ano seguinte, mais precisamente no dia 25 de setembro de 1983, foi inaugurado o pequeno Templo que serviu por muitos anos para a realização das programações da comunidade.  O trabalho cresceu e houve a necessidade da construção de um novo Templo que com a oferta, empenho e dedicação de todos foi possível concluir esta tão esperada obra. Dia 06 de maio de 2001 foi o grande dia. A inauguração e dedicação do novo Templo a serviço do Senhor. Muitas atividades, bênçãos e também muitas lutas ocorreram durante estes 30 anos, mas sem dúvida a vitória é nossa pela graça do Senhor.

Que 2012 – 30 anos depois – não seja o final, mas um meio para continuar escrevendo a história…

“Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. Ele firmou a “Igreja” para que não se abale. Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado”. Salmos 96

Edemar Krause – pastor da paróquia de Cascavel há 13 anos.