Assembléia Mundial do Dia da Oração em Foz do Iguaçu – Brasil

Foz do Iguaçu – Paraná, foi sede da Assembléia Internacional do Dia Mundial de Oração  nos dias 20 a 27 de Agosto de 2017. Nesta Assembléia se reuniram 188 mulheres cristãs de 81 países. Vieram da Ásia, África, Caribe, Europa, Norte América, Latino América, Médio Oriente e Pacífico. Alcançamos 213 participantes, isto quando os membros da comunidade vieram assistir as atividades abertas, especialmente as palestras dirigido pelo  DMO  Brasil. Participaram as delegadas de cada país, além das convidadas de diferentes  Associações Nacional de mulheres. A programação durante estes dias realizou-se nas dependências do Hotel Golden Park Internacional de Foz.

O tema geral era: ”Buscando a sabedoria para cuidar da criação de Deus”, baseado em Gn 1. Tudo o que Deus criou é muito bom. Nós somos cuidadores da criação e não podemos romper esses laços.

Além de uma apresentação sobre o contexto ambiental no Brasil, se realizaram três estudos bíblicos; quatro reuniões regionais; dois grupos de trabalho; duas  noites culturais; uma  secção de  construção comunitária e ainda  conversa em grupos pequenos.

Quinta-feira, usamos roupa negra em solidariedade as quintas-feiras negras para dizer não a violência com relação a natureza e contra a mulher.

A noite cultural também foi muito expressiva. Alguns países trouxeram um pouco de sua cultura e tradições em forma de dança, cantos e vídeos. Também houve um teatro sobre a história das mulheres do período da Reforma destacando a Catarina Von Bora  e o envolvimento do DMO Mundial neste contesto. Este momento foi coordenado por mulheres do DMO Brasil. 

Assuntos administrativos também estavam em pauta. Como relatórios, finanças, celebrações do DMO para os próximos anos a partir de 2022 ate 2026  em os paises escritores dos programas.

Também houve eleição, entre as 7 regiões presentes, da nova diretoria.  A Sra. Laurence Gangloff, da França, foi eleita presidente do Comitê Internacional do DMO e a Sra Esther Susana M. Renner que atualmente é Elemento de Ligação do Brasil, e reeleita como representante Regional de América Latina por mais 5 anos.

Uma visita para as Cataratas do Iguaçu também fez parte da programação no sábado pela manhã. As mulheres viram uma pequena amostra da perfeita criação de Deus. 

A diretoria do Dia Mundial de Oração do Brasil aceitou o desafio em sediar o evento pela primeira vez na América do Sul. O evento acontece a cada cinco anos em países diferentes. Contamos com o apoio das Igrejas Evangélicas de Foz ,

Estamos muito felizes e agradecidos a Deus pois o evento transcorreu em perfeita paz e harmonia. Aprendemos bastante e os desafios agora são muitos. Em nome da Diretoria do DMO Brasil podemos dizer o nosso “muito obrigado”. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esther Susana Menke Renner

Representante Regional do Comitê Internacional do DMO