66ª Assembléia Geral da IECB – 2007

Com o almoço de sexta-feira, dia 12 de janeiro, iniciou-se mais esse evento máximo da IECB em uma das paróquias pioneiras, que participaram da sua fundação e a qual nessa ocasião celebrou seus 70 anos de história.

Todos foram bem recebidos pelo Pastor Danilo Wohlenberg, esposa Silvenia e sua equipe. Na parte da tarde houve ensaio do coral dos pastores; depois o Pastor Laércio Renner falou ao grupo dos delegados das paróquias e Pastor Ivo Köhn ao Colégio dos Pastores sobre o tema “ADMINISTRAÇÃO”, especificando sete setores onde ela se faz necessário: Administrando a minha vida, a minha fé, a minha família, o meu ministério, as minhas finanças, o meu tempo e a minha igreja. Em seguida todos foram levados ao trabalho de Ação Social que a Igreja mantém sob a liderança do casal Pastor Alfredo e Dª. Daisi Achterberg, nas vilas Frei Olímpio e Sulserra, na cidade de Três Passos.

À noite, com início às 20h, tivemos a abertura oficial da Assembléia com a participação de autoridades civis e religiosas do município como prefeito municipal, vereadora, pastores, padre etc. Todos manifestaram seus votos de bênçãos e êxito para o evento. Pastor Danilo como anfitrião trouxe sua mensagem de boas vindas e Pastor Dorival Seidel, como Pastor presidente da IECB a mensagem de instalação do evento que esteve sob o tema: “SENHOR, CONTE COMIGO”. (Is. 6.8). O presidente abordou o subtema: “Senhor, conte comigo como servo”. (Is 6.8; Ef 4.1-16; Mt 24. 23 e 45)

Durante o dia de sábado aconteceram as sessões plenárias onde a parte administrativa da Igreja estava em pauta. Entre outras coisas tratadas e decididas queremos ressaltar algumas:

  1. A partir de 2008 a Igreja Central receberá o dízimo das entradas de cada paróquia em substituição aos 10% do salário mínimo sobre cada família.
  2. 2. A partir desta Assembléia estão em vigor oficialmente o novo estatuto e o regimento interno da IECB.
  3. 3. Pastor Augusto Betzch é o novo redator e responsável pela nossa revista “O MENSAGEIRO”.
  4. 4. A irmã Iraci Trennepohl, esposa do diretor do IBISEC Pastor Lírio, é a nova administradora do Material Litúrgico da IECB.
  5. 5. Foi lançado oficialmente o novo “CANCIONEIRO CONGREGACIONAL” reunindo 166 hinos com 2 CD com as melodias dos mesmos. Esse cancioneiro não substitui o Hinário, mas reúne apenas a maioria dos hinos que já estavam sendo cantados e alguns novos para serem utilizados pelos corais e nos diversos departamentos da Igreja.
  6. 6. Foram eleitos como Conselho de Ética para os próximos 3 anos os Pastores Jorge Schneider, Mauro Mohnschmidt e José Kollenberg. Para o Conselho Fiscal de Caixa foram eleitos Pastores Lineu Hoffmann, Edemar Krause e Danilo Wohlenberg.
  7. As seguintes transferências de Pastores foram sugeridas e aprovadas na sessão plenária final:
    1. Pastor Emílio Schefer de São João, PR para Panambi, RS, para gozar da jubilação.
    2. Pastor Lic. Itamar Fritzen de Marechal Cândido Rondon para São João, PR.
    3. Pastor Naivo Prediger de Itaipulândia, PR para um período de licença por questões de saúde. Residirá em Lindolfo Collor, RS.
    4. Pastor Bruno Giese de Pato Bragado, PR para Itaipulândia, PR.
    5. Pastor Adimar Pufal de Cunha Porã SC para Pato Bragado, PR.
    6. Pastor Clóvis Achterberg do trabalho missionário de Três Passos, RS para Cunha Porã, SC.
    7. Pastor Vilson Weiss de Estância Velha, RS para Carazinho, RS.
    8. Pastor Laércio Renner de Lajeado, RS para Estância Velha, RS.
    9. Pastor Lic. Everaldo Wagner de Santa Rita, Py para Lajeado, RS.
    10. Pastor Lic. Adilson Lenz dos estudos de Belém do Pará para Santa Rita, Py.
    11. Pastor Abílio Wagner auxiliará em Panambi, RS Zona Norte no atendimento à terceira idade e visitações aos hospitais.
    12. O seminarista Jaime Pufal trabalhará em 2007 em Marechal Cândido Rondon, PR e o seu colega Paulo da Silva em Nova Santa Rosa, PR.

Paralelo às sessões plenárias todas as senhoras presentes, descontando as delegadas, tiveram uma programação especial na chácara do Pastor Achterberg, próximo à Esperança do Sul, para onde foram levadas pela parte da manhã. Essa programação esteve sob a responsabilidade e coordenação da esposa do presidente Dª. Kátia Seidel e da presidente nacional da OASC Dª. Gerli Köhn.

       Sábado à noite, Pastor Marcos Arndt falou sobre o 2º subtema: “Senhor, conte comigo para a edificação do teu reino”. (Mt 6.33; Ef 4.15-26; Rm 14.13-23) Tivemos nesse momento a homenagem ao Pastor Emílio Schefer e esposa, os quais nesse concílio se retiraram da ativa. Essa homenagem lhes foi prestada pelo Pastor Lauro Schumann. Pastor Danilo Wohlenberg dirigiu a solenidade da comemoração dos 70 anos da paróquia de Padre Gonzáles. Apresentou um histórico e familiares dos fundadores bem como os pastores que ali atuaram receberam lembranças. Após o encerramento todos puderam degustar um pedaço de bolo.

 Domingo de manhã realizou-se o culto de encerramento com Santa Ceia com início às 9h. Pastor Waldemiro Fiedler falou sobre o 3º subtema: “Senhor, conte comigo e com as minhas aptidões”. (1. Jo 3.16-24; Mt 24.31-40). Tivemos o testemunho de uma irmã de Capanema, PR sobre as bênçãos de Deus na sua vida após tornar-se dizimista. O pastor local dirigiu a liturgia da Ceia e foi assessorado na sua distribuição pelos Pastores Arnildo Pufal, Ivo Köhn e Waldemiro Fiedler. O pastor presidente dirigiu a última sessão plenária onde foram apresentados os relatórios do Conselho de Ética, do Conselho Fiscal de Caixa, os agradecimentos pelo comitê de resoluções e o convite da Capanema, PR para hospedar a próxima Assembléia Geral em 2008 foi aceito, bem como aprovadas todas as transferências.

       Os corais que participaram dos cultos foram: Grupo local, Pastores da Região Alto Uruguai, Coral dos Pastores, Esposas dos Pastores, Dueto Jandir e Ervino e Grupo de Louvor.

       Após o almoço todos retornaram aos seus locais de origem motivados a se colocarem à disposição do Senhor da seara e a dizer em suas paróquias e comunidades: “Senhor, conte comigo!

A diretoria da IECB