35 Anos de IECB em Foz do Iguaçu – PR

1No dia 20 de março a comunidade de Foz do Iguaçu, com muita Satisfação e Gratidão a Deus,  celebrou 35 anos(Bodas de Coral) de Igreja Evangélica Congregacional do Brasil nesta cidade. Esteve abrilhantando o culto alguns pastores: Pastor Lauro Schumann, que foi o 1º Pastor em realizar culto nesta cidade, Pastor Bruno Giese, líder Regional Oeste do Paraná, ambos trouxeram recordações dos trabalhos e palavras de incentivo a prosseguir na obra de Deus, e pastor Oldenei Kerber. O Pastor Presidente da IECB, Pastor Ivo Lidio Kohn, com alegria transmitiu uma sabia e edificante Mensagem para a Igreja reunida, baseado 1Ts 5.18 GRATIDÃO, enfocando de em tudo ser agradecidos a Deus, e que como membros da IECB devemos considerar a nossa igreja a melhor do mundo.
Este culto foi uma festa cristã para a comunidade, tendo a igreja cheia com membros e visitantes.  Foi um culto de Bênçãos.

E ao término do culto, os membros puderam deliciar um pedaço de bolo, gentileza da Panificadora Kalb, que foi servido no salão social da Igreja.

Repassaremos parte da história dos 35 anos de IECB em Foz do Iguaçu/PR.
Em 1974 vieram algumas famílias do RS e fixaram residência na cidade Foz do Iguaçu/PR e consigo trouxeram também a tradição e amor de sua igreja. Tiveram o desejo de ser atendidos espiritualmente por um guia espiritual. O pastor Lauro Schumann então veio de Santa Helena para começar o trabalho em 1976.  O 1º culto foi realizado na casa do Sr. Haroldo e esposa Julita Farehbach.

Uma ou duas vezes veio o Pr. Licenciado Analdo lenz de Santa Helena no ano 1977 para atender os membros.
De 1978 ate 1980 o Pastor Hélio Guido Renner, pastor do Paraguay, pastoreou os membros. Neste período a comunidade cresceu em número de membros e conseguiu um terreno da prefeitura Municipal desta cidade.
Sendo que os Cultos foram realizados de 1978 e 1979 na Igreja Metodista; uma vez na Igreja Luterana; em 1980 na escolinha perto do Aeroporto, e assim nas seguintes nas casas: família Farenbach, família Eckhardt, família Schafer,  e Na Olaria do Darcilo e Norberto.

Os Membros fundadores da IECB de Foz do Iguaçu/PR foram os seguintes:
Darcilo Eckhardt; Noberto Eichtalt; Tealmo Greifenhagem; Haroldo Fahrenbach; Nelson Gedacker;  Elemar Konig; Leonildo Rech; Aneldo Kruger; Ido Becker; Naldir Rubenich e Linda Bolgenhagem.
No ano de 1987 os membros buscaram legalizar os papéis de escritura junto a prefeitura de Foz do Iguaçu, devido que foi feito troca de terreno e no ano seguinte, 1988 iniciou-se a mobilização para construção da igreja na cidade de Foz do Iguaçu-PR.

No inicio da construção, os membros tiveram grandes desafios, porque ao lado da igreja havia um campo de futebol, assim por muitas vezes chegavam na igreja e a encontravam com cerca quebrada e derrubada, vidros e janelas quebradas. Mas todos os desafios foram vencidos com vontade, conversa e dedicação dos membros.
Após o termino da construção da igreja, os membros desta comunidade buscaram ânimo e recursos para construir um pavilhão. O telhado do pavilhão e os principais fundamentos era parte de uma olaria que foi doado para a igreja pelo então conhecido IKO. E assim, com dedicação prosseguiram na construção, ampliando e melhorando, sendo que, no de 2009 foi trocado toda a estrutura e telhado do pavilhão e ano de 2010 foi terminado com piso de granetina e pintura interna.

A comunidade de Foz do Iguaçu era filiada a paróquia de Serranópolis do Iguaçu, e no ano de 1997 veio designado para esta comunidade um pastor, Pastor Rogelio Renner e assim ela foi desmembrada da paróquia de Serranópolis do Iguaçu, tornando-se paróquia Foz do Iguaçu.

No mês de Abril de 2000 deu-se inicio a construção da casa paroquial, casa com projeto de 2 pisos, mas sendo construída somente o primeiro. Necessitaram de muita motivação e mobilização, mas Graças ao bom Deus que foi possível essa realização e neste ano a casa paroquial  pode ser reformada e pintada externamente e internamente, ficando muito bonita.

Nestes 35 anos atuaram os seguintes Pastores nesta comunidade:
1976: Pastor Lauro Schumann
1977: Pastor Arnaldo Lenz
1978 – 1980 : Pastor Hélio Renner
1980: Pastor Egon Gund
1981 – 1982: Pastor Rudi Muller
1983 – 1989: Pastor Fredolino Jesse
1990: Pastor Lírio Trennenpol
1991 – 1993: Pastor Arnildo Pufal
1994- 1996: Pastor Nilton David
1997 – 2007: Pastor Rogelio Renner
Desde 2008:  Pastor  Itamar V. Fritzen

Atualmente a paróquia de Foz do Iguaçu é composta:
2 Comunidades, Foz do Iguaçu e Santa Terezinha
2 Pontos de Pregação, Morumbi I e Porto Belo
1 Casa pastoral
1 Igreja concluída
1 Salão social Concluído
2 Terrenos escriturados, Foz do Iguaçu e de Santa Terezinha
48 Famílias inscritas
18 Membros individuais
Totalizando 66 membros
Total 218 pessoas
18 Assinantes da Revista O Mensageiro.
40 Crianças na escola bíblica ou dominical
Atualmente 28 Adolescentes no ensino confirmatório, sendo 17 farão sua confissão de fé no dia 24/04(Páscoa)
1 Liga juvenil, JEC Narizeu
3 Grupos de OASC, Ouro Verde, Porto Belo e Santa Terezinha
25 Senhoras participantes nas OASC
1 Programa de Radio, www.radiomovimento.com

Nestes 35 anos, faltando dois anos de registros, foram já realizados em Foz do Iguaçu, já 120 batismos, 95 confirmações, 35 casamentos e 24 registros fúnebres.
Pelos números vemos que a igreja de Foz do Iguaçu é uma igreja pequena, mas é muito feliz e abençoada, por que grandes já tem sido as obras de Deus nas vidas das pessoas e famílias que ali congregam.

Deus tem abençoado esta igreja, em que muitas pessoas já conheceram a Jesus e continuam a crescer na fé, confiando e louvando a Deus.

Pela abundante graça de Deus, como dedicação de todos os membros e pastores que aqui ministrarão o ensino da palavra de Deus, somos como IECB de Foz do Iguaçu imensamente gratos.  A estes, os nossosPARABÉNS por fazer parte desta história de 35 anos IECB em Foz do Iguaçu.

Deus vos abençoe.

Pastor Itamar Vilson Fritzen
Paróquia Foz do Iguaçu/PR