25 anos da OASC “Marta Maria”

Quando a comunidade ainda pertencia à paróquia de Marechal Cândido Rondon, Pastor Gustavo Altmann já realizou alguns programas especiais com as senhoras, mas como associação ou liga organizada a Ordem Auxiliadora de Senhoras “Marta Maria” foi fundada no dia 6 de outubro de 1977 pelo Pastor Helio Guido Renner com a presença de 14 senhoras, que se tornaram membras fundadoras: Florentina Appel, Selma Hammer, Elfrida Ernst, Hildegard Schulz, Anita Arndt, Erna Gund, Alma Krieger (in memoryan), Elli Lenz, Flora Fiedler, Elli Leske, Ana Ratz (in memoryan) Artinisa Busse, Ida Lenz e Marta Rode.  Nos programas seguintes esse número cresceu. A primeira diretoria foi constituída assim: Presidente: Florentina Appel ; Vice-presidente:  Anita Arndt; Tesoureira:  Selma Hammer 2ª Tesoureira: Hildegard Schulz Secretária:  Elfrida Ernst 2ª Secretária: Elli Lenz.

Ficou definido como dia dos encontros a quinta-feira, cada 14 dias, ou seja, duas vezes ao mês, sempre iniciando às 14h, o que não mudou nos 25 anos. Estabeleceu-se uma contribuição anual para cada membra, o que também permanece até hoje. Em cada programa, desde o início se realiza a rifinha após a coleta da oferta. Na ata de fundação consta que o grupo quando se reunisse deveria cantar, ler e meditar sobre uma mensagem bíblica, orar e fazer trabalhos manuais. Nos primeiros anos foram feitos e vendidos muitos trabalhos manuais. A partir de 1979 surgiu o ministério de visitação, quando após o programa três senhoras visitavam os doentes nos dois hospitais que funcionavam na época em nossa cidade, orando com eles e deixando folhetos. Hoje os doentes e os mais idosos são visitados nas casas. Desde o começo também foram comemorados os aniversários das irmãs e cada aniversariante trazia alguma coisa para confraternização. A forma e maneira variaram. Mais tarde cada aniversariante começou a receber uma lembrança e as irmãs que não faltaram a nenhum programa a serem premiadas. Nos primeiros anos os programas eram em alemão e mais tarde passaram a ser um em alemão e outro em português.

A Ordem Auxiliadora de Senhoras “Marta Maria” tem, no decorrer desses 25 anos, participado de forma muito ativa na vida da comunidade realizando promoções e liderando a cozinha nos eventos da comunidade e paróquia. Adquiriu muitas louças e material da cozinha; colaborou na construção da Igreja, do salão social, além de cuidar da ornamentação da igreja. Tem ajudado muitas vezes a Escola Bíblica “Cristo Vive” patrocinando piqueniques e material didático. As irmãs do nosso Departamento Feminino tem tido também espírito missionário enviando ofertas missionárias a campos missionários como Jaraguá do Sul, Cascavel, Foz do Iguaçu, Katuetê-Paraguai. Apoiaram sempre campanhas em favor do nosso Seminário e em favor de pessoas e famílias carentes da nossa sociedade. Correntes de oração foram realizadas em favor de pessoas enfermas e de situações críticas. Desde que o Dia do Pastor foi lembrado na Igreja, sempre homenagearam seu líder espiritual. Sempre mantiveram um relacionamento muito fraterno com os departamentos femininos das igrejas co-irmãs da nossa cidade, convidando-as para eventos especiais, ou participando dos seus momentos significativos.  Dentro do quadro regional ou nacional, o grupo nunca deixou de participar e se fazer representar nos encontros regionais ou congressos nacionais.

Algumas irmãs que integraram o quadro de membras já estão na eternidade, com o Senhor; outras se mudaram para outros lugares. Com certeza todas que conviveram conosco e participaram das atividades da OASC “Marta Maria” foram ricamente abençoadas pela comunhão fraterna e espiritual dos nossos encontros.

Os pastores que atenderam o grupo nesses 25 anos foram; Pastor Helio Guido Renner (7 anos) Pastor Lauro Schumann ( 4 anos ) e Pastor Ivo Lídio Köhn (14 anos).

As irmãs que serviram na presidência da OASC “Marta Maria” nesses 25 anos foram: Florentina Appel,(2 anos) Gerli Köhn,(1 ano) Beti Hildegard Schulz,(4 anos) Elfrida Ernst,(2 anos) Oraidi Rusch, (11 anos) Anita Arndt(2 anos) Silvia Gund (1 ano)  e Eli Baumgardt (2 anos)

Ebenezer – Até aqui o Senhor nos ajudou” é o que com certeza todas podem dizer hoje. A Ele, Deus, nossa gratidão e nosso louvor pelas bênçãos concedidas, pelas oportunidades dadas de lhe servir; a todas as irmãs que sempre estiveram conosco nossa gratidão; às irmãs das outras ligas da paróquia e também das igrejas co-irmãs que nos alegram com sua presença nesse dia tão especial para nós, nosso muito obrigado.

Olhando para frente queremos dizer com o Salmista: “Oh! Senhor, concede-nos prosperidade!” Conclamamos a todas para que prossigamos na obra e continuemos fiéis, fazendo a nossa parte enquanto há tempo e oportunidade!