25 anos da comunidade de Santa Rosa – RS

A comunidade Congregacional de Santa Rosa festejou no dia 21 de junho de 2009 seus 25 anos de fundação. Numa festa linda que começou na sexta-feira a noite com uma noite evangelistica com participação especial do Pr. Lineu Hofmann e sua família, no sábado a noite com uma noite de louvor com os irmãos da própria comunidade e reflexão sobre a definição do “Alvo da comunidade”, lembrando que Jesus é o nosso Alvo, e no domingo um grande culto festivo, que contou com a participação do Pr. Egon Gund e sua esposa Nair, que representaram os pastores que já atuaram na comunidade, Pr. Hélio Rener e sua esposa Suzana, que junto com vários membros representaram a paróquia mãe, Linha XV de Novembro, Dna. Irene Altmann, esposa do Rr, Gustavo Altmann ( In memória) que foi o fundador da comunidade, Dna. Nelci Walbrink, esposa do Pr. Gotfried Walbink(in memória) que atuou na comunidade, prefeito Orlando Desconsi, o grupo Emanuel de Linha Patos, grande número de membros e visitantes e com destaque especial as 9 famílias que em 1984 iniciaram esta comunidade que hoje, 25 anos depois, se aproxima do seu membro de numero 200, um crescimento de mais de 2 mil por cento, abriga hoje praticamente metade da paróquia de Santa Rosa.

É verdade que grande parte deste crescimento se deve ao êxodo rural, mas vemos aqui, muito mais que isto, a bênção de Deus não pode ser negada, especialmente quando observamos o grande numero de novos convertidos que anualmente vão se somando ao rebanho do Senhor Jesus. Como pastor local sentimo-nos honrados em estarmos em Santa Rosa.

Aos membros fundadores nosso agradecimento pela iniciativa de iniciar este trabalho, pois sabemos que se alguém não tivesse começado, até hoje seria apenas um sonho, como é em muitas outras cidades, a  comunidade e todos os membros que se somaram a esta obra nossos parabéns.

E continuamos afirmando que neste momento em que sentimos a necessidade de ampliar nosso templo para abrigarmos dignamente o povo que busca a presença de Deus, continuamos vislumbrando um vasto horizonte de potencialidade que Deus pode fazer nesta comunidade e através desta comunidade na cidade de Santa Rosa.

Histórico da Comunidade

Já em 1964 com Pr. Alfredo Achterberg, Pr. Darci Gerke e Pr. Ketzer iniciaram trabalhos com algumas famílias. Mas  Somente 20 anos mais tarde, em 1984 a raiz brotou pra valer, sendo que nesta retomada, desde 1981 pastor  Gustavo Altmannn recomeçou o trabalho, a  principio eram alguns poucos membros residentes na cidade que começaram a reunir-se de casa em casa para terem comunhão, em seguida realizando cultos uma vez por mês com o pastor que vinha da Linha XV de Novembro, ocupando a garagem de várias residências de membros; algum tempo de forma mais continua no SESI, e por último na local cedido pela família de Elmiro Fidler. Até que em 1984, resolveram unir-se para de forma concreta e eficiente consolidarem seu sonho de terem local próprio bem como comunidade organizada, com a visão de existir como corpo vivo, em constante crescimento para honra e glória do cabeça da igreja, o Senhor Jesus. Durante este ano entre apenas 9 famílias, foi pleiteado junto com a paróquia mãe, de Linha XV de Novembro o apoio para aquisição do lote, bem como construção de casa pastoral, que com a venda de 6 hectares de terra fez a aquisição e construção da casa, que contou ainda com o apoio direto de membros de Linha XV, Linha das Flores, Sete, Cruzeiro e Tuparendi, enquanto os membros do local se empenharam na arrecadação e construção do templo, que exigiu o empenho de todos os membros para escavar, puxar madeira, assentar tijolos, pregar parquet, pintar, dedicar dias, semanas e até meses de trabalho. No mesmo ano foi fundado em setembro, a Ordem Auxiliadora de Senhoras Congregacionais, OASC Abigail. Que assumiu como um dos primeiros desafios das senhoras nesta construção a doação, escultura e colocação da porta principal, que foi enviada a Santo Antonio do Sudueste, onde o Pr. Lauro Schumann a esculpiu e enviou de volta, de ônibus. Definiu-se como marco de inicio da comunidade o dia 19 de junho de 1984, por ter sido o dia do lançamento da pedra fundamental deste templo. A primeira ata, foi oficialmente redigida em 03 de fevereiro de  1985, referindo-se a primeira diretoria da seguinte forma constituída: presidente: Elmiro Fidler, vice-presidente Albino Reske, Tesoureiro: Ervino Dorfschmidt, vice-tesoureiro: Eduardo Jeske, secretário: Selvino Schulz, Vice-secretário: Guilherme Schulz(in memória). Conselho fiscal: Ernesto Fidler, Alcides Schulz e Gunar Lange. Sendo assim que todos os membros foram envolvidos nesta primeira diretoria. Que tinham em vista a meta, de cravar um marco Congregacional em Santa Rosa, pregando o evangelho do Senhor Jesus a este povo aqui residente, e principalmente visualizando o êxodo rural, que acabou confirmando o grande acerto do investimento, pelo grande numero de membros oriundos das comunidades do interior que ao chegarem na cidade encontraram sua igreja lhes esperando de portas abertas.

Logo iniciaram os trabalhos com as crianças com a tradicional escolinha, e também com os jovens que fundaram o grupo JECSAR. Também o coral da comunidade bem como vários grupos e solos.

Ao longo destes 25 anos atuaram na comunidade os seguintes pastores:
Destacando como fundadores deste trabalho Pr. Gustavo Altmann

Pr. Holdimar Hunhoff de 1984 a 1986 – 2 anos (Primeiro pastor residente)
Pr. Valdir Rohde de 1986 a agosto de 1993 – 7 anos e 7 meses
Pr. Olavio Kopper de agosto de 1993 a fev. de 1995 – 1 ano e 6 meses
Pr. Egon Gund de fev. de 1995 a jan. de 2002 – 7 anos
Pr. Wilson Weis de fev. de 2002 a outubro de 2003 – 1 ano e 8 meses sendo neste período auxiliado pelo pr. Albino Krause.

Na saída do Pr. Weis a igreja permaneceu sob os cuidados do Pr. Walbrink, até a chegada do atual pastor, em fevereiro de 2004, quando assumimos o posto como pastor titular e pastor Walbrink como auxiliar muito aplicado até sua partida para o descanso eterno no dia 24 de outubro de 2007, com 76 anos. Desde então estamos com o auxilio de seminaristas duas vezes por mês.

Em 2002 foi criada a paróquia de Santa Rosa, desmembrada da paróquia de Linha XV de novembro, tornando-se assim a comunidade de Santa Rosa, a comunidade matriz, mesmo sendo a segunda comunidade mais jovem da paróquia, e hoje, também a maior, sendo que abriga sozinha 50% de toda a paróquia. Tendo experimentado o fenomenal crescimento, único em toda a IECB de iniciar com 9 famílias em 1984, e hoje, entre membros família, viúvos e jovens membros individuais, nos aproximando da marca de 200. O que significa um crescimento de 2200% em 25 anos. Parabéns a você que faz parte desta história.

Atualmente compõem a diretoria da comunidade como presidente: Valdir Schedler, Vice-presidente: Valdir Schulz, Secretario: Oldemar Krüger, Vice-secretario: Paulo Reske, Tesoureiro: Osmar Friske, Vice-tesoureiro: Lauri Seidel, Conselho fiscal: Elmiro Fidler, Renato Miniquel e Vilmar Rutke, Suplentes: Arnildo Jacobowski, Anselmo Friske e Ivo Berft.

Como pastor local admito que sinto muita alegria de poder fazer parte desta história, e como sempre tenho dito, continuo vislumbrando um vasto horizonte para esta igreja, temos muito para galgar, ainda há muito para ser feito. Deus tem abençoado este trabalho, mas suas bênçãos ainda não terminaram, e elas serão ainda muito mais intensas e abundantes se você e eu nos unirmos ainda mais e permitirmos que nos use como instrumentos em suas mãos.

Pr. Mauro Mohnschmidt