Toledo

Pastor:
Teólogo Augusto Stefan

Endereço:
Rua Batista Luzardo, 671
Jardim Panorama
CEP: 85911-050
Toledo – PR – Brasil

Histórico:
A história da Comunidade Evangélica Congregacional de Toledo teve início no começo da década de 70, quando o Pr. Jan Serfas, na época pastor da Paróquia de Marechal Cândido Rondon, começou a prestar assistência pastoral a três famílias congregacionais que residiam no distrito de Ouro Preto, interior do município de Toledo – PR.

Em Ouro Preto, inicialmente os cultos eram realizados nas dependências de uma escola. Porém com o passar dos anos viu-se a necessidade de se ter um templo próprio para que a igreja, que já contava com um grande número de visitantes, pudesse se reunir mais confortavelmente.

Ainda na década de 70, deixariam Ouro Preto um grupo de agricultores capixabas, que por ocasião do cultivo do café e da hortelã anos antes vieram para ali trabalhar. Destes alguns eram evangélicos e haviam edificado uma igrejinha de madeira. Como estavam indo embora concordaram em vender a mesma para os congregacionais que ali moravam. Após a compra da mesma, os cultos não mais foram realizados na escola da vila e sim no templo que recentemente fora comprado.

No início da década de 80, duas das três famílias decidiram deixar a Vila de Ouro Preto para fixar residência em Toledo. A família do senhor Carlos Gerlach mudou-se para as imediações do Jardim Porto Alegre e a da senhora Alice Artmann para um pouco mais próximo do centro da cidade. Consequentemente os cultos passaram a ser realizados nas casas dessas duas famílias e não mais na igreja de Ouro Preto.

No dia 11 de Abril de 1982, liderados pelo pastor Jan Serfas, reuniram-se na residência do senhor Carlos Gerach um grupo de cidadãos religiosos com a finalidade de fundarem uma Sociedade de Caráter Cultural, sem fins lucrativos, para pregar e viver o que está escrito na Bíblia Sagrada e prestar assistência física e espiritual aos necessitados. A esta sociedade deu-se o nome de “Sociedade Evangélica Congregacional do Brasil”, levando a consigo a sigla “SECB”. Neste dia também foi eleita, por aclamação, a primeira diretoria que ficou assim constituída:

Presidente: Carlos Frederico Gerlach, Vice-Presidente: Jari Perineu Gerlach, 1º Secretário: Círio Gerlach, 2º Secretário: Ademar Paulo Jahm, Tesoureiro: Ingo Romito Artmam e o Conselho fiscal com dois membros efetivos Irovaldo Dörr e Alcides Neid. Também ficou definido que a partir dessa data os cultos e as aulas do ensino confirmatório aconteceriam na residência da senhora Alice Artmann.
Até o ano de 1984 a Comunidade de Toledo pertencia a Paróquia de Marechal Cândido Rondon, era atendida pelos pastores Jan Serfas, Roberto Teodoro Jung e Bruno Giese. Em 1985 ela passou a fazer parte da nova Paróquia de Cascavel e consequentemente passou a ser atendida pelo pastor Cláudio Siegfried Schefer.

No coração de cada membro, há muito, existia o desejo de ter um templo para a realização dos cultos e demais programas evangélicos. Impulsionados por este desejo, por vários anos solicitavam junto a Prefeitura Municipal de Toledo a doação de um terreno para esta finalidade.

No dia 16 de Outubro de 1985, para a honra e glória do Senhor este pedido foi atendido. A Comunidade Congregacional de Toledo ganhou da Prefeitura Municipal, a título de concessão, um pequeno terreno localizado no Bairro Jardim Panorama, que na época parecia ser pouco promissor. O terreno ficava localizado na Rua Ministro Petrônio Portela, esquina com a Rua Humberto de Campos à altura do numeral noventa.

Uma vez que contava com o terreno, a comunidade mobilizou-se em construir um templo naquele local. Na época pensou-se em várias maneiras de alcançar tal objetivo e finalmente decidiu-se por buscar a velha igrejinha que pertencia a Igreja Evangélica Congregacional do Brasil e que há muitos anos estava abandonada, em Ouro Preto.

Uma vez trazida esta igreja até Toledo, os membros se empenharam em reformá-la e deixá-la em condições dignas de ser utilizada para as atividades religiosas e educacionais. Destacaram-se neste trabalho os senhores Carlos Gerlach e Alcides Neid – ambos in memória – que apesar da idade, não mediram esforços e trabalharam dia após dia na reforma da igreja. Passados quase um ano após a doação do terreno, no dia 05 de outubro de 1986 em uma grande festa espiritual que contou com a presença de vários pastores que atuavam na região, o templo foi finalmente inaugurado e entregue aos membros e a toda a comunidade toledana. Vale ainda ressaltar que, na época, enfrentava-se uma grande crise financeira, onde os recursos eram bastante escassos, e a união de todos os membros foi imprescindível para que se alcançasse tal feito.

Em Janeiro de 1989, ano em que a Paróquia de Cascavel era pastoreada pelo Pr. Walter Milton Schwertner, começou a ser escrito um novo capítulo da história da Comunidade Congregacional de Toledo. Neste ano a comunidade foi oficialmente consultada sobre a possibilidade de se realizar uma permuta de terrenos com a Comunidade Luterana da Paz, que na época sonhava em ter um templo mais amplo e um pavilhão para que pudesse realizar seus cultos e promoções.  Uma vez consultada sobre a hipótese, por unanimidade a comunidade concordou com a permuta. Porém com a seguinte condição: O terreno oferecido pela Comunidade Luterana da Paz teria que ficar localizado no Bairro Jardim Panorama, não poderia ser menor e nem menos desvalorizado que o atual, e a Comunidade Luterana da Paz deveria se responsabilizar com todas as despesas financeiras que envolvessem a negociação.

Em Abril de 1989 a Comunidade Congregacional de Toledo rejeitou um terreno que havia sido doado pela Prefeitura, à Comunidade Luterana da Paz, por ele ser menor e por estar mal localizado, o que deixaria os congregacionais em total desvantagem no negócio. Passaram – se alguns meses e em reunião realizada no dia 11 de junho de 1989 chegou a ser descartada em definitivo pela Comunidade Congregacional de Toledo a permuta de terrenos entre as duas comunidades.

Os anos passaram e a comunidade continuou se solidificando em solo toledano, após a transferência do pastor Walter, atenderam a comunidade, os pastores Danilo Wohlenberg, Lauro Schumann e o já Pr. Emérito Jan Serfas. Foi então que entre os anos de 1995 e 1996, quando a igreja era pastoreada pelo Pr. Lineu Hoffaman, as negociações entre as duas comunidades novamente foram retomas, e desta vez, em definitivo, pois o terreno que foi oferecido cumpria todos os requisitos exigidos pelos congregacionais.

Concluída a negociação. A velha igrejinha permaneceu no antigo endereço até o mês de junho de 1996, data esta, em que definitivamente foi oficializada a permuta dos terrenos, e o novo endereço da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, passou a ser Rua Batista Luzardo, Nº 671, Bairro Jardim Panorama, sendo esse o seu atual endereço.

No dia 17 de setembro de 1996 foi concedido e Homologado pela prefeitura Municipal de Toledo o contrato que dá a Igreja Evangélica Congregacional do Brasil o direito de posse da área em que hoje se encontra instalada. Assim, a comunidade cresceu, e após cogitar uma reforma no antigo templo chegou-se a conclusão de que seria necessária a construção de um novo templo, que fosse mais confortável e espaçoso.

Em Julho de 1997 deu-se inicio a construção de um templo de alvenaria, que com muito esforço foi erguido até a altura das colunas. Mas na noite de 24 de abril de 1998, O Bairro Panorama foi devastado por um forte temporal. E para a tristeza de toda a igreja, as paredes recém-construídas vieram a desabar.

Porém aquela tempestade não foi párea para desestimular essa corajosa comunidade. Apesar de algumas famílias terem saído da igreja, em maio de 1998 as obras recomeçaram. Isso graças ao apoio das Paróquias congregacionais da Região Oeste do Paraná e das oito famílias que permaneceram no rol de membros da comunidade e que não mediram esforços para que tal feito fosse alcançado.
Enquanto a igreja estava sendo construída, os cultos eram realizados na casa do irmão Valdir Rutsatz. Após a cobertura do templo, mesmo sem as aberturas, os cultos voltaram a serem realizados na igreja.

No dia 24 de outubro de 2004, quando a igreja era pastoreada pelo Pr. Edemar Krause, finalmente foi inaugurado e entregue para toda a comunidade toledana o atual templo congregacional, e desde então, a comunidade vem sendo tremendamente abençoada.

Em janeiro de 2012, no Concílio realizado em Panambi – RS, a Comunidade de Toledo foi desmembrada da Paróquia de Cascavel e passou a ser aceita como Paróquia de Toledo. Neste mesmo concílio, o Pr. Lic. Henrique Schneider Sarmento foi escolhido para ser o primeiro pastor oficial da Paróquia de Toledo.
Juntamente com a instalação do Pr. Henrique, no dia 26/ 02/2012 tomou posse oficialmente à primeira diretoria da paróquia sendo a mesma assim constituída:

Presidente: Ivo Roque Ostroski, Vice Presidente: Valdinei Rutsatz, Secretário: Edimir Rutsatz, Vice Secretária: Adriana Ostroski, Tesoureiro: Elizandro Rutsatz, Vice Tesoureiro: Eliseu Rutsatz, Conselho Fiscal: 1º Arcelio Hübner, 2º João Antônio Rodrigues,  3º Gonçalino Alves, Suplentes: 1º Gracieli Rutsatz,  2º Roselete Rutsatz, 3º Eliani Rutsatz.

Atualmente a Paróquia de Toledo possui 51 membros, dentre estes estão os membros individuais, pré – efetivos e dependentes. Temos 3 cultos ao mês, dois estudos bíblicos, um encontro de senhoras, um culto infantil e dois encontro de jovens, somando a isso o trabalho de visitação a membros e a familiares de membros.

Para o ano de 2012 a comunidade está engajada em um novo desafio, com o apoio de todos os membros e também com a ajuda financeira da Oferta de Missões da IECB pretende-se construir uma casa pastoral e boa parte do centro de eventos.

Para concluir este relato, queremos agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para que esse histórico pudesse ser resgatado e agora compartilhado com todos. Amém.

Fotos:

Igreja Matriz
Casa Pastoral