Cruzeiro

Pastor:
    Teólogo Neimar Plack Brauwers

Endereço:
    Rua Joaquim Rodrigues, 363 – Cruzeiro
    CEP: 98900-000
    Santa Rosa – RS – Brasil

Fones:
    Celular: (45) 99975-1720

Email:
    Neimar_brhotmail.com

Comunidades Atendidas:
    Cruzeiro, Tuparendi, Nova Alemanha

Histórico:
A paróquia de cruzeiro foi fundada em 10 de janeiro de 2004 por ocasião do concílio da igreja e é formada pelas comunidades de Cruzeiro, Tuparendi e Nova Alemanha. Estas três comunidades pertenciam originalmente a paróquia de Três de Maio.
O início da paróquia de Cruzeiro foi motivado principalmente pelo amor dos membros destas três comunidades e pela visão apaixonada de seu Pastor, Valter Schwertner, que na época atendia a paróquia de Três de Maio e via nestas três comunidades um grande potencial e grandes possibilidades de se formar um novo e belo trabalho. A condição financeira, no entanto, era difícil e a estrutura física ainda não existia, vindo o pastor Valter Schwertner, idealizador deste novo trabalho, a morar de aluguel no bairro cruzeiro.
Depois de um ano de trabalho, pelos caminhos do Senhor aconteceu a transferência do pastor Valter Schwertner e veio até a paróquia o pastor Lineu Hoffmann. Em nenhum momento as famílias empolgadas com a nova paróquia pensaram em desistir ou desanimar. Os trabalhos continuaram e em maio de 2005 deu-se início a construção da casa paroquial de Cruzeiro que se situa junto a igreja no segundo piso do pavilhão, formando uma bela estrutura e ótima acomodação para a família pastoral.
Durante vários meses o pastor morou de aluguel tendo para isso o auxílio do caixa da igreja, que foi fundamental para que os membros, unindo as forças e buscando recursos das mais diversas formas, pudessem assim estabelecer esta estrutura indispensável para o estabelecimento da paróquia.
Em junho de 2007 a casa estava internamente pronta para abrigar o pastor e família livrando assim a igreja do ônus do aluguel.
A paróquia conta atualmente com 57 famílias e 27 membros individuais, o que envolve em torno de 200 almas. Não é necessário detalhar as limitações financeiras que ainda enfrentamos. Vemos, no entanto, a grande necessidade da obra de Deus na área que o campo de Cruzeiro abrange. Atuamos em um bairro de 18.000 habitantes, sendo que Tuparendi também é uma cidade necessitada do testemunho do evangelho da graça e da salvação em Cristo Jesus. Atendemos um ponto de pregação em Giruá, onde também vemos grandes necessidades de levar o evangelho.
As possibilidades de atendimento da paróquia tendo em vista a situação geográfica são muito favoráveis. Tuparendi está a 15 Km de Cruzeiro tendo ótima ligação asfáltica e Nova Alemanha se localiza 17 Km adiante de Tuparendi.
Temos um ótimo relacionamento com as igrejas co-irmãs o que também é um grande auxílio no tocante ao êxito das programações, promoções e eventos especiais.
A partir de fevereiro de 2014 o pastor Gerson Radiske e sua família estiveram pastoreando a paróquia, até o final do ano de 2021.
A partir de 2022 a paróquia passou a ser atendida pelo teólogo Neimar Plack Brauwers.

Fotos: 

Igreja da Comunidade de Cruzeiro
Casa Pastoral