Valores morais na família

O que são valores? São princípios morais ou éticos que consideramos bons e importantes. Podem incluir perdão, honestidade, amor, respeito pela vida e autocontrole. Nossos valores influenciam nosso comportamento, prioridades, relacionamentos e a orientação moral que damos a nossos filhos. Mas apesar de sua importância, os valores morais estão desaparecendo.

Em 2008, pesquisadores nos Estados Unidos entrevistaram centenas de jovens adultos a respeito da importância dos valores morais. “O mais frustrante é que eles nem sabem discutir esses assuntos”, disse David Brooks, no jornal The New York Times. A maioria achava que o estupro e o assassinato eram errados, mas, “com exceção desses casos extremos, comportamentos como dirigir embriagado, colar na escola e trair o parceiro não eram encarados como questões morais”. Certa jovem disse: “Eu não fico pensando se algo é certo ou errado.” Muitos tinham a seguinte  opinião: “Se você acha que é certo, vá em frente. Siga seu coração.” Será que é sensato pensar assim? O nosso coração é capaz de demonstrar grande amor e compaixão, mas às vezes é ‘traiçoeiro e desesperado’. (Jeremias 17:9) Percebemos essa triste realidade nas mudanças dos padrões do mundo — mudanças que a Bíblia predisse há muito tempo. “Nos últimos dias os homens serão egoístas, gananciosos, soberbos, sem afeto, cruéis, inimigos do bem, mais amigos dos prazeres do que de Deus.” — 2 Timóteo 3:1-5Bíblia Pastoral. Isso prova que não podemos confiar cegamente no nosso coração. Às vezes precisamos desconfiar dele. A Bíblia diz com toda franqueza: “Aquele que confia no seu coração é tolo.” (Provérbios 28:26, Versão Brasileira) Se quisermos que nosso coração seja útil para nós, ele precisa ser ajustado com base em valores corretos. Onde podemos encontrar esses valores? Na Bíblia. Muitas pessoas respeitam esse livro por causa de sua sabedoria e franqueza.

Sem dúvida, os valores registrados na Bíblia foram criados por Deus para o bem da humanidade. Veja apenas alguns desses valores — amor, bondade, generosidade e honestidade.

O que a Bíblia diz sobre o AMOR: Revesti-vos de amor, pois é o perfeito vínculo de união.” (Colossenses 3. 14) O mesmo servo de Deus que escreveu essas palavras disse em outra ocasião: “Se eu . . . não tiver amor, nada sou.” — 1 Coríntios 13:2. Esse tipo de amor não é de natureza sexual nem sentimental; ele é governado por princípios. É um amor altruísta, ou seja, não é interesseiro. Ele nos motiva a ajudar outras pessoas sem esperar algo em troca. A Bíblia diz: “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com… paciência.” — 1 Coríntios 13:4-7Bíblia na Linguagem de Hoje.

O que a Bíblia diz sobre BONDADE E GENEROSIDADE: Há mais felicidade em dar do que há em receber.” — Atos 20. 35. Geralmente, a melhor forma de dar — e a mais recompensadora — é dar de si mesmo, ou seja, dar de nosso tempo e energia. O escritor Charles D. Warner escreveu: “Uma das mais lindas compensações da vida é que ninguém pode prestar ajuda sincera a outra pessoa sem ajudar a si mesmo.” Isso acontece porque Deus não criou os humanos para serem egoístas. Em vez disso, ele os criou para refletirem Suas qualidades perfeitas. — Gênesis 1:27.

O que a Bíblia diz sobre a HONESTIDADE? : “Quem será hóspede na tenda [de Deus]?” A resposta? “Aquele que anda sem defeito e fala a verdade no seu coração. (Salmo 15:1, 2) Sim, a verdadeira honestidade, assim como as outras qualidades que consideramos, não depende de circunstâncias ou conveniência, faz parte da personalidade da pessoa. Esse valor moral é fundamental para qualquer sociedade. A desonestidade gera medo, desconfiança e decadência social.

Os valores de moral encontrados na Bíblia refletem o profundo amor que nosso Criador tem por nós. Esses valores nos fazem ‘andar no caminho de pessoas boas’. (Provérbios 2: 20; Isaías 48:17, 18) E quando seguimos esses valores, demonstramos nosso amor a Deus e recebemos muitas recompensas. A Bíblia faz a seguinte promessa: “Guarda [o] caminho [de Deus], e ele te exaltará para tomares posse da terra. Quando os iníquos forem decepados, tu o verás.” — Salmo 37:34. Aqueles que seguirem os padrões bíblicos terão um futuro maravilhoso: a vida numa terra pacífica, livre da maldade! Com certeza, os valores contidos na Bíblia merecem ser analisados.

Quais são os valores morais que regem a sua família? O amor, a bondade, generosidade e honestidade estão presentes? Pai e mãe, vocês são responsáveis pela observação, ensino e implantação desses valores morais em vosso lar.

Pastor Ivo Lídio Köhn