Uma Igreja Fiel a Palavra de Deus

Autor: Pr. Paulo Aguilar

Nos dias atuais temos acompanhado o surgimento de centenas de novas igrejas e denominações cristãs. Se não há um acordo de idéias entre lideres, ninguém quer ceder e então acreditam que é mais fácil fundar uma nova igreja a seu gosto, com suas idéias, mesmo que não tenha nada a ver com a palavra de Deus. Para muitos a igreja virou um negócio lucrativo, onde se vendem milagres, curas, bênçãos, e quando mais o cliente pagar, maior vai ser o milagre ou a bênção que ele deseja. O triste e ver que esses tipos de “igreja” são as que mais fazem sucesso hoje. Entretanto precisamos lembrar que enquanto os homens coroam o sucesso, Deus coroa a Fidelidade, ele diz: “Sê fiel até a morte e lhe darei a coroa da vida” Ap 2.10. É com esse desafio que a igreja evangélica Congregacional tem para 2010 o lema: “Uma Igreja Fiel a Palavra de Deus”.

Uma igreja fiel – Ser fiel significa ser constante, não mudar, ser digno de crédito, ter firmeza. Cumprir aquilo que prometeu. A igreja foi criada por Jesus e fundada pelos apóstolos para ser fiel a Palavra e ao nome de Jesus. Entretanto hoje a fidelidade está caindo de moda. No contexto familiar, a fidelidade parece não ser vista mais como tão essencial para a felicidade. A família está sendo, afundada pelo desrespeito, traições, adultério, divórcio e até assassinatos.  Na área religiosa, pessoas trocam de igreja, como se troca de roupas, correm atrás daquelas que prometem oferecer o que desejam, ou resolver seus problemas aqui e agora, e de preferência o quanto antes melhor.

Para muitos hoje uma igreja é medida pela sua grandeza, poder, número de pessoas que reúne, tamanho do templo e construções, capacidade de oratória ou carisma de seus lideres, etc. essa é a forma que os homens determinam a grandeza de uma Igreja. Porém Jesus não olha dessa forma, para ele o que determina a grandeza de uma igreja, é a fidelidade que esta tem a Jesus e a sua palavra.

No livro de Apocalipse temos a história da igreja de Filadélfia, ela era pequena e fraca, Jesus mesmo diz que esta igreja tinha pouca força, mas ela tem uma característica que não é encontrada nas demais. Veja o que Jesus diz a seu respeito: “Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome” Ap 3.8. Isso é fidelidade, isso é o que Deus quer ver na vida de cada cristão e de cada igreja. Essa é a característica de uma igreja verdadeira e que vive para o seu Senhor Jesus. Agora se pergunte: o que Jesus tem falado de minha igreja e de minha vida? Será que também afirma que somos fiéis ao seu nome e a sua Palavra?

Fiel a Palavra de Deus – A base da fidelidade da Igreja é Jesus e a sua Palavra. A Igreja precisa ensinar, pregar e viver a Palavra de Deus em cada situação de sua existência. Pregar ela como um todo, e não apenas naquilo que me interessa. Ensinar ela dentro do seu contexto, e não apenas escolhendo e separando alguns versículos para iludir ou enganar as pessoas com promessas de homens, e depois acusando as pessoas de que não receberam as promessas porque não tinham fé suficiente. Parar de usar coisas místicas, mágicas e ensinos de homens e ensinar e viver a verdade e a pureza da Palavra de Deus. O Cristão verdadeiro não se deixa iludir por promessas de homens, mas estuda a palavra de Deus para ver se realmente o que está sendo ensinado é fiel a Palavra de Deus.

Para que a Igreja seja fiel é necessário que seus lideres e membros sejam fiéis. Infelizmente muitas dessas pessoas que são infiéis dentro do lar, por vezes são lideres também na igreja. E como a igreja vai ser fiel se os que a formam não são fieis em sua vida particular e social? A fidelidade precisa tingir a todas as áreas da vida, a fim de possamos ser achados fiéis por Deus e sermos dignos de ser chamado de sua igreja.

Deus espera a nossa fidelidade, seu pedido é: sê fiel até a morte. Ele quer que sejamos fiéis ao nosso cônjuge, filhos, pais, líderes e amigos. O cristão é fiel como pessoa; fiel como um vizinho, amigo, pai, cônjuge, filho e a sua igreja. É fácil ser fiel quando tudo vai bem, mas e nos problemas, nas crises, nas dores, na doença, quando a idéia do outro é diferente da minha? Sendo pobre ou rico, estando empregado ou não, com saúde ou enfermo, ele continua fiel ao Senhor e a sua Palavra. Ninguém que não seja assim fiel pode ser um cristão.

Jesus promete coroar aqueles que lhe são fiéis. Ele fez essa promessa a igreja de Esmirna. As pessoas de Esmirna eram conhecidas pela fidelidade ao imperador. Chegavam a prestar culto ao imperador. Entretanto os cristãos daquela igreja eram fiéis a Jesus. Foi para esses que Jesus afirmou que a fidelidade do Cristão deve ser acima de tudo a Deus e a sua palavra. Diante de Deus somente receberam a coroa da vida aquele que é fiel até a morte. Vamos juntos assumir esse desafio e colocar em pratica os ensinos de Jesus para que possamos ser cada vez mais, Uma igreja fiel a Palavra de Deus. Amém.