Uma Igreja fiel a palavra de Deus – Honra ao Pai

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

A Igreja é a família da fé e Deus nosso Pai maior, motivo pelo qual ela deve honrar e respeitar ao Pai celeste acima de todas as coisas. Pela fé em Cristo somos gerados filhos de Deus e Ele torna-se nosso Pai. (João 1.12) Em João 5.23 lemos: “A fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou”. Portanto, honrar ao Pai significa também honrar o Filho porque ele e o Pai são um.

Como a Igreja pode honrar o Pai? Acredito que todos os cristãos querem agradar a Deus, dar a Ele toda honra e glória! Vejo o esforço que existe nas igrejas, para que haja CULTOS onde Ele realmente receba o melhor louvor e adoração. Tão lindo é este desejo de honrá-Lo que as comunidades, igrejas locais, se esforçam e trabalham muito para honrar a Deus na estrutura dos “templos” (locais de culto), na organização, no serviço realizado para receber aqueles que vêem adorar. Tudo isso é muito bom, importante e revela que o povo de Deus tem amadurecido e reconhecido que não deve apresentar a Deus algo qualquer, Ele é merecedor do nosso melhor!Este é um aspecto muito importante e espero que a cada dia seja aprimorado por todos aqueles que servem a Deus nos ministérios e na igreja. Mas, este é um de muitos aspectos que temos que pensar sobre HONRAR A DEUS. Deus é um excelente Pai, e como todo bom pai quer o melhor para seus filhos. Como é gostoso o carinho dos filhos, as palavras de elogios, estar pertinho, curtir cada fase, etc. Mas para os pais uma grande honra é ver o sucesso do filho.Deus quer muito seu carinho e intimidade, mas pode ter certeza que em ver seu sucesso Ele se alegrará! Podemos ter um estilo de vida que HONRA A DEUS muito mais do que temos honrado, podemos dar ainda mais alegria ao nosso PAPAI DO CÉU, sendo vencedores em nossos aspectos diários. Exemplificando: se sou casado preciso me esforçar para que o meu casamento seja referência de um casamento de Deus, cheio de alegria, de paz, de frutos, isso honra a Deus. Em todas as áreas, profissional, acadêmica, ministerial, financeira, etc. Nosso sucesso fará que Deus seja honrado, do contrário, o fracasso trará desonra a Ele.

Como a Igreja honra os pais?  “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá” (Êxodo 20,12). “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Efésios 6,2). Que interessante este dois textos bíblicos. Algo totalmente oposto ao que temos visto nos dias de hoje. Mais interessante ainda é saber que essas palavras saíram da boca e das mãos do próprio Deus ao escrever os Dez Mandamentos.

Deus diz “Honra”. Ele não diz apenas para obedecer ou atender. Mas honrar. Segundo o Dicionário Aurélio, honrar significa “Conferir honra; dar crédito ou merecimento a; Cobrir de honra; distinguir com honrarias; dignificar, enobrecer, estimar, respeitar, acatar; venerar, lisonjear”. Quantos adjetivos! Honrar é colocar o outro em lugar de honra. É agradá-lo e acatá-lo mesmo quando não concordamos. É bem mais que obedecer. Nossos pais não são perfeitos, assim como nós também não o somos. Eles já erraram e continuaram a errar algumas vezes. Mas sempre serão nossos pais. Deus lhes deu autoridade e responsabilidade sobre nossas vidas. Se todo filho compreendesse isso, o mundo estaria bem diferente; para melhor. Afinal, tudo começa em casa. A Igreja precisa  ensinar pregar e viver o respeito e a honra aos pais; zelar e batalhar pela família como célula máter da sociedade.

E os pioneiros? Os que iniciaram a obra, não são como pais da Igreja?  Em Levítico 19.32 está escrito: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor”. Claro que não devemos idolatrá-los e nem eles devem sentir-se donos da Igreja, mas aqueles que uma vez, com muito amor, carinho e com muitas dificuldades iniciaram o trabalho merecem o respeito e a consideração da Igreja. Os mais novos podem valer-se da experiência e maturidade dos mais vividos e quando a maturidade e jovialidade se mesclarem teremos, com certeza, uma Igreja mais forte e próspera. Às vezes fico folhando as páginas da nossa revista de anos anteriores e me surpreendo de quantos desses pioneiros já entraram no descanso eterno e um profundo sentimento de gratidão passa pelo meu coração pelo que fizeram no seu tempo, para que tivéssemos a Igreja que hoje temos. Louvo a Deus pela vida do Pastor Jan Serfas,  do Pastor Gustavo Altmann,  do Pastor Rode, do Pastor Walbrink; pela vida das irmãs Dalita Serfas, Edith Rode, Edith Boos, Harolyn Schulz; pela vida do pastor Richard Knerr e sua esposa e de tantos outros que no seu tempo deram o melhor de si e fizeram o melhor que podiam. Sem falar do nome de tantos irmãos e de tantas irmãs de cabelos brancos que ainda continuam firmes no seu lugar na Igreja honrando e louvando a Deus!

Sim uma Igreja fiel à Palavra de Deus que quer crescer e ser abençoada precisa honrar o Pai celeste, os pais terrenos e também os pais pioneiros!

Pastor Ivo Lídio Köhn