Uma Igreja fiel à palavra de Deus: Espera!

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Há um ditado que diz: “Quem espera, alcança!” Mas, nem sempre a espera é uma virtude fácil de ser praticada. Há trabalhos fáceis de realizar, mas outros exigem paciência e perseverança. Entre estes está o trabalho de uma igreja fiel à palavra de Deus na sua missão de semear as boas novas do Evangelho.

A missão da Igreja é preparar o terreno e semear a semente da palavra de Deus, mas o crescimento vem Dele. Nisso há o envolvimento  de muitos conforme 1 Coríntios 3.6-9: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que sem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós”.

A ilustração que melhor esclarece nosso tema esse mês é o da lavoura de Deus. Ninguém semeia uma hortaliça ou qualquer semente hoje e amanhã já quer colher. Cada qual sabe que há um tempo determinado para tudo: para semear, para germinar, crescer, amadurecer e para colher. (Eclesiastes 3.1-8) Às vezes um semeia, outro cuida e um terceiro colhe. Cada um mo seu tempo. Até que esse tempo chega é necessário esperar.

O ser humano é impaciente e gostaria de ver resultados imediatos. Há obreiros que gostariam ter igrejas puras e santas exercendo disciplina muito rígida, inclusive com exclusões. É verdade que Jesus fala a esse respeito, mas também diz que trigo e joio devem crescer juntos até o tempo da colheita, quando ambos serão separados. Até lá devemos esperar.

Também há os que querem fazer justiça com as próprias mãos, vingar-se de todo mal que lhes foi feito. Entretanto a palavra do Senhor nos diz que devemos esperar: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor”. (Rm 12.17-19)

No Salmo 37.7 lemos: “Descansa no Senhor e espera nele…” Deus cumpre suas promessas, porém o seu tempo não coincide com o nosso tempo, por isso necessitamos esperar. O mundo esperou durante séculos a vinda do Messias e Ele veio em forma de criança, nascido de Maria, no estábulo de Belém. A Igreja espera a sua segunda vinda e Ele virá. Quando? Só Deus sabe, mas os sinais deixados por Ele estão se cumprindo.

Amados! Não abandonemos a esperança; continuemos esperando e descansando no Senhor, pois no Seu tempo as coisas certamente acontecerão. Faça a sua parte: Pregue a palavra, ore, viva uma vida pura e consagrada, dê seu testemunho de vida, semeie, e no Seu tempo colherás.

Pastor Ivo Lídio Köhn