Uma Igreja consolada e consoladora

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Quando a Igreja necessita de consolo e conforto?  Nas angústias, provações e perseguições. Nos primeiros anos de sua história os cristãos foram muito perseguidos e incontáveis multidões pagaram com sua vida a sua fé, mas o sangue dos mártires tornou-se a semente da Igreja. Os líderes procuraram consolar e confortar os féis exortando-os a fidelidade e perseverança até o fim; isso fez com que pudessem morrer com um semblante de paz e alegria, pois sabiam que lhes aguardava uma pátria melhor.

Hoje há igrejas perseguidas em vários países do mundo. A censura da imprensa desses países não permite a divulgação desses fatos. Essas igrejas necessitam de consolação  e apoio das nossas orações. Aliás, qualquer igreja fiel à palavra de Deus é consolada pela mesma, pois ela contém versículos maravilhosos de consolo e conforto, como por exemplo: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”.(Mt 5.11-12).  “Como alguém a quem a sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém sereis consolados”. (Jr 66.13) A Igreja sofre hoje com a indiferença, a falta de comprometimento e fidelidade de muitos dos seus membros, a desunião nas famílias e entre os cristãos, os desmoronamentos dos lares e casamentos. Sofre com  o esfriamento do amor, a comercialização e banalização do evangelho e a má imagem ou mau testemunho que isso  é para os incrédulos. Nesse sentido a palavra de Deus diz: “E por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos”. (Mt 24.12). “ Nos versículos anteriores o Senhor profetizou: “Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”. (Mt 24.10-11).

Mas, mesmo que esteja cumprindo-se a Escritura, a Igreja não pode afrouxar, mas precisa cumprir com sua missão de ser sal da terra e luz do mundo. Isso significa que precisa continuar consolando, pois se ela é consolada pelas promessas de Deus, deve levar esse consolo aos desconsolados. O que significa isso na prática?Deve advertir e evangelizar os pecadores com a mensagem da salvação, das boas novas do Evangelho. Deve valorizar cada alma, pois  é de inestimável valor e vale mais do que o mundo inteiro. Deve levar esperança aos doentes mostrando-lhes o médico dos médicos. A Igreja deve confortar e consolar os enlutados pela perda de pessoas queridas, sendo solidária com eles em sua dor. Não pode omitir-se diante das necessidades sociais das pessoas, mas deve engajar-se na luta pela dignidade humana. Precisa preocupar-se com os lares em decadência promovendo seminários e encontros sobre matrimonio e vida familiar. As crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos e idosos têm necessidades específicas que precisam ser focadas pela Igreja. É dessa forma, criando um ambiente de aconchego, calor humano e amor cristão, que a Igreja poderá “chorar com os que choram e alegrar-se com os que estão alegres”.

Se você, como membro da Igreja, como filho(a) de Deus foi consolado (a), não fique com esse consolo somente para você. Console a outros que choram e sofrem. Estenda a sua mão para erguer, o seu braço para abraçar, abra a sua boca para falar, animar e motivar; junte as suas mãos e ore com e pelos desconsolados. A Igreja não é  somente a denominação, o edifício, a liderança, mas você é a Igreja, pois em 1 Co 6.19 está escrito: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Sejamos fiéis a Palavra de Deus e o consolo fluirá em nós e de nós a outros!

Pastor Ivo Lídio Köhn