Uma Igreja Comprometida – Com a Vida

Autor: Pr. Ivo Lidio Köhn

A vida é um dom de Deus, o qual é a fonte e origem de toda a vida, e ninguém tem o direito de tirá-la, mas todos são responsáveis pela mesma e devem lutar pela sua conservação.

         O autor da vida colocou o homem como usufruidor e administrador de todos os seres vivos. (Gênesis 1.28-30) A princípio havia perfeita sincronia e harmonia entre todas as formas de vida existentes, mas o pecado semeou a descrença, a dúvida, a desobediência, a ganância etc. no coração do homem e isso trouxe conseqüências destrutivas para todas.

         Existe a vida material, física, visível, palpável e existe a vida espiritual,invisível, não palpável. Ambas estão interligadas e uma influencia a outra. Somos responsáveis pelos dois tipos de vida.

         Quem ingere bebidas alcoólicas, é viciado no fumo, consome drogas, envolve-se com a prostituição, come excessivamente, alimenta ódio, mágoa e ressentimento em seu coração, comete suicídio, está em falta com o seu compromisso com a vida física. A Bíblia diz em 1. Coríntios 3.16-17 que nosso corpo deve ser santuário de Deus, morada do Espírito Santo. A Igreja deve comprometer-se com tudo que visa melhorar a qualidade de vida física de seus membros e das pessoas em geral. Não que tenha que apoiar o MST ou envolver-se com passeatas e protestos contra injustiças sociais; não há necessidade para isso. Mas, deve promover e apoiar cursos, palestras, reuniões, enfim, tudo, que leva conhecimentos e informações às pessoas com o propósito de melhorar sua qualidade de vida. Jesus disse a respeito de suas ovelhas em João 10.10: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Nesse comprometimento com a vida a Igreja também deve alertar as pessoas sobre a sua responsabilidade de cuidar da natureza e manter o equilíbrio ecológico, cuidar das plantas, dos animais, dos lençóis de água, da poluição, de tudo aquilo que se reflete sobre a manutenção da qualidade de vida do ser humano. Esse é o seu compromisso como mordomo das coisas que Deus, o Criador, lhe confiou.

         Quando o homem no exercício de seu livre arbítrio, optou pelo caminho da desobediência, isso afetou sua vida espiritual semeando trevas em seu coração onde antes havia apenas luz. O Criador imediatamente cuidou também disso, acendendo uma luz de esperança com a promessa da vinda do Descendente da mulher, o qual pisaria a cabeça da serpente. (Gênesis 3.15) Quando Ele veio declarou a seu respeito: “ Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14.6). Num outro momento Ele disse: “ Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.A vida espiritual do homem somente será plena e satisfatório se esse Cristo, que fez essas declarações, tiver as rédeas de sua vida em suas mãos e habitar no seu coração. Quem possui paz interior, fé em Deus, consciência tranqüila também terá uma vida material mais saudável e tranqüila, pois aquela se reflete sobre esta.

         A Igreja tem a incumbência de cuidar especialmente da vida espiritual dos seus membros anunciando-lhes sempre a verdade, a vontade do Pai como está revelada nas páginas das Escrituras Sagradas. Por essa razão sua mensagem precisa ser bíblica e cristocêntrica. Todas as atividades da Igreja deveriam convergir na direção da conversão e edificação espiritual das pessoas. Há muitos anos atrás o presidente de uma comunidade que atendia me disse após o culto: “Pastor, se o senhor continuar pregando contra o curandeirismo e a benzedura, nossa igreja vai ficar vazia.” Eu lhe disse, com tranqüilidade e carinho: “ Não se preocupe, não vou expulsar ninguém da igreja, mas preciso falar e anunciar o que a Bíblia ensina, para que você e todos os demais, um dia não venham a me acusar por não tê-lo feito.

         Não sejamos egoístas. Precisamos-nos mutuamente. Defendamos e lutemos pela vida. Façamos tudo para que nossa vida seja saudável e honre o nosso Criador e também para que os que estão ao nosso redor possam ter uma vida melhor. Como o médico precisa esgotar todos os recursos para a conservação da vida do seu paciente, façamos de tudo para deixar a vida mais atraente e bela para todos. É dando que recebemos; portanto a medida que lutamos pela felicidade de vida dos outros nós próprios nos tornaremos mais felizes.

         A Igreja também está comprometida em anunciar e proclamar a vida eternada qual o apóstolo Paulo declara em 1. Coríntios 2.10: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Há continuação da vida após a morte numa eternidade com Deus ou sem Deus, dependendo de como o homem viveu na presente dispensação. Essa vida começa no instante em que a pessoa aceita Jesus e o recebe como seu Salvador e Senhor conforme suas próprias palavras em João 3.36:” Por isso, quem crê no Filho, tem a vida eterna.” É no olhar de fé e no pensamento voltado para esse verdadeiro e eterno lar descrito em Apocalipse 21 e 22 como Nova Jerusalém, que os cristãos encontram força e alento para superar as adversidades que Satanás coloca em seu caminho para desanimá-los e desviá-los. Por isso Jesus disse à Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim,ainda que morra, viverá.” (João 11.25)