Senhor, conte comigo – Para lançar a semente.

Autor: Pastor Ivo Lidio Köhn

 

Senhor, conte comigo – Para lançar a semente.

 

Quem trabalha na terra sabe que existe o período do preparo da terra, da semeadura, do cuidado e proteção ao que foi semeado e depois então o período da colheita. Cada um destes períodos é específico e requer total dedicação do agricultor se desejar resultados satisfatórios. Junto a essa dedicação precisa somar-se a bênção de Deus através de condições climáticas favoráveis ao crescimento e desenvolvimento sadio da semeadura.

Na seara do Senhor não é diferente. O Senhor precisa daqueles obreiros que se dispõem a derrubar o mato, arrancar os tocos, juntar as raízes e deixar a terra pronta para a semeadura. Essa foi a tarefa de nossos pioneiros e continua sendo a de todos que se lançam a plantar igrejas. Os que vieram ou vem depois semeiam, lançam a semente da palavra e muitas vezes somente muito tempo depois outros começam a colheita; todo o esforço produz resultados. O apóstolo Paulo é muito claro quando escreve em 1. Co 3.6-7:Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que plantou é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.

Em Mc 4.3 lemos: “Ouvi. Eis que saiu o semeador a semear.” E em Lc 10.2 Jesus exclama: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.” O mundo está carente de voluntários que se disponham a ir e dizer: Senhor, conte comigo para lançar a semente!”  Precisamos de pastores, missionários, evangelistas, presbíteros, diáconos, crentes que realmente estejam interessados a levar a semente da palavra aos terrenos dos corações humanos aonde quer que seja. Necessitamos de trabalhadores movidos pela paixão, pelo amor a almas perdidas, querendo a sua salvação, a sua saúde espiritual e não a exploração financeira como mercenários. Somente essa semente da palavra possui o poder e a força de modificar corações e vidas alterando a vida social de nossos dias. Essa semente não perderá nunca o seu poder de fecundação, pois “Céus e terra passarão, mas a minha palavra não há de passar”. (Mt 24.35) Poderá ficar durante anos enterrada no coração de alguém a determinada profundidade, mas um dia em que o solo cardíaco for arado por alguma ação do Espírito Santo ela virá à superfície, fecundará e nascerá, pois em Is 55. 11 lemos: “Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para o qual a designei.”

Cada seguidor de Cristo deve ser um semeador. Cada palavra que proferimos é como uma semente boa ou ruim que semeamos e que mais tarde nascerá e trará seus frutos. Nosso exemplo de vida, nossa conduta é como semente semeada no contexto da sociedade em que vivemos. De um coração maldoso não pode proceder semente boa, assim como de um coração bondoso não pode vir semente ruim. Todo o nosso empenho será em vão se o Senhor não abençoá-lo. Precisamos viver em comunhão com Deus, pois somente Ele pode conceder a germinação e o crescimento pela ação do Seu Espírito.

Será que em 2007 o Senhor poderá contar contigo para lançar a semente boa no coração do (a) teu (tua) colega de aula, colega de serviço, do seu marido, da sua esposa, dos seus filhos, dos seus amigos, dos seus vizinhos, de todas as pessoas com as quais contatares?  Não seja instrumento do inimigo a semear joio, como aquele da parábola que Jesus contou(Mt 13.25), mas sim obreiro do Senhor em Sua seara. Semeie sempre, em tempo oportuno ou inoportuno, mesmo que aparentemente não veja resultados. Essa é a nossa tarefa: Lançar a semente! O germinar e crescer Deus dará. Diga ao terminar de ler essa coluna: “Senhor, conte comigo como mais um (a) semeador (a) da tua palavra!”.

 

 

                                     Pastor Ivo Lídio Köhn