Senhor, conte comigo – Motivado pelo amor

Autor: Pastor Ivo Lidio Köhn

 

Senhor, conte comigo – Porque o amor me motiva.

Qualquer atitude ou ação nossa tem como força propulsora para acontecer uma motivação que envolve todo o nosso ser: corpo, alma e espírito. Essa motivação pode ser regida ou governada pelo ódio, ressentimento ou pela amargura contra Deus, contra as pessoas ou contra a vida; mas, também pode ser regida ou governada pelo amor a Deus, às pessoas e à vida. O resultado e a abrangência dessa atitude ou ação dependerão sempre daquilo que nos motivou.

Deus foi motivado pelo amor ao enviar-nos seu único Filho para assumir a forma humana e viver entre nós: “Deus amou ao mundo de tal maneira, que deuseu Filho Unigênito…” (João 3.16). Foi a mais nobre e importante ação de Deus para com a humanidade. Nesse mês, ao comemorarmos mais um Natal, somos novamente lembrados disso. Deus é motivado pelo amor até mesmo quando nos disciplina, quando permite que passemos pelas provações da vida, porque quer a nossa correção, o nosso aperfeiçoamento. “Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”. (Provérbios 3.12) Aliás, tudo que vem de Deus é motivado pelo amor, porque Ele é amor, a fonte do verdadeiro amor.

Esse Deus de amor e do amor quer contar também com o seu amor como motivação de todos os seus atos. Você já experimentou as conseqüências desastrosas das suas palavras e dos seus atos, quando se deixou motivar pelo ódio, pela amargura e pelo ressentimento? Feriu a outros e machucou a si próprio piorando cada vez mais a sua realidade. Também poderá acontecer que você faça tudo por amor e com amor e não seja correspondido com a rapidez que você espera; mas terá como maior recompensa uma consciência tranqüila, um coração em paz e a sensação gostosa de ter feito o que devia fazer.

Deixe-se motivar pelo amor quando lê e ouve a palavra de Deus; quando fala com Ele na oração. Você perceberá que o culto na Igreja, em casa, seu momento devocional, se tornarão mais valiosos, ricos e imprescindíveis na sua vida. Fale com a mor  com seu marido, sua esposa, aos seus filhos, a seus pais, aos seus vizinhos, a seu colega, ao seu patrão, a seus professores, ao seu aluno, a quem quer que for e você perceberá logo ou depois de algum tempo a diferença. O homem sempre colherá o que semeou. Dê a sua oferta com amor e envolva-se com as coisas do reino de Deus por amor e o Pai das Promessas provará que, mesmo que céus e terra passarem, a Sua palavra não passará.

Não é sem motivo que o apóstolo Paulo escreve em 1. Coríntios 13.1-3:”Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.”  Paulo encerra o capítulo do amor dizendo: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.(1. Coríntios 13.13) Onde há amor, há fé e esperança e onde não existe o amor, a fé e a esperança já morreram a tempo.

Espelhe-se sempre no Deus de mor, que deu o melhor de si por amor a você e a mim, e aja sempre, seja lá no que for, motivado pelo amor a Deus, à vida, ao próximo e a si mesmo.