Senhor, conte comigo – Mesmo que eu não entenda

Autor: Pastor Ivo Lidio Köhn

 

Senhor conte comigo – Mesmo que eu não entenda

 

Em João 13.7 lemos as seguintes palavras de Jesus a Pedro: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. Pedro ficou perplexo e sem entender quando viu seu amado Mestre cingir-se de um avental, pegar uma bacia com água e inclinar-se para lavar os pés dos seus discípulos, serviço que cabia aos escravos. Será que você sempre entendeu o NÃO de seus pais? Será que você sempre entende o seu marido, a sua esposa, o seu patrão, os seus amigos? Será que você entende sempre a si próprio? Você entende o que Deus quer da sua vida?

Nossa visão e nosso entendimento são limitados. “O homem vê o que está diante dos olhos”…  Nós enxergamos apenas as coisas relacionadas ao material, ao visível. Alguns são mais dotados, outros menos de reflexão e entendimento rápido. O nosso raciocínio é de curto alcance e geralmente está vinculado à educação e exercício aos quais foi submetido. O tempo e espaço delimitam o mesmo.

A nossa aprendizagem na escola da vida é lenta. O que vivenciamos cala mais fundo do que aquilo que lemos ou ouvimos. Muitas vezes somente entendemos e compreendemos as coisas quando acontecem conosco mesmo. Dos erros de hoje devemos tirar os acertos para amanhã. Se entendêssemos antes os recados de Deus, enquanto Ele usa a linguagem do amor, não precisaria tantas vezes nos falar pela dor.

Nosso guia é confiável. As ovelhas seguem ao seu pastor e obedecem à sua voz, confiando nele, mesmo não sabendo para onde ele as conduzirá. Sabem que ele conhece o caminho e que seus olhos estão atentos e seus ouvidos ouvem o gemido de cada uma. Assim o Senhor também vê e ouve a cada um dos seus filhos conformeSalmo 34.15: “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.”

A Pedro Jesus disse em nosso texto inicial: “Compreendê-lo-ás depois”. Quantas coisas não entendíamos como crianças, adolescentes ou jovens e hoje nos são muito claras. Nem sempre compreendemos os desígnios, pensamentos e caminhos de Deus em nossa vida. Algumas coisas se tornam claras depois de algum tempo, outras levam anos para que as entendamos e certas coisas somente a eternidade nos esclarecerá, pois daquele tempo Jesus nos diz em João 16.23: “Naquele dia, nada me perguntareis.” A glória que nos espera ofuscará e fará perder o sentido de qualquer dúvida que tenha permanecido. Paulo escreve em Romanos 8.18: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.”

Por essa razão o (a) filho (a) de Deus deve sempre dizer diante das incompreensões da vida: “Pai, mesmo que eu não te entenda no momento, eu te amo e quero seguir-te sempre!” Os filhos de Deus conhecem e crêem nas palavras de Jeremias 29.11: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Caro leitor! Será que Deus pode contar contigo, mesmo que não o entendas?