Senhor, conte comigo – Cada dia

Autor: Pastor Ivo Lidio Köhn

Senhor, conte comigo – Cada dia

 

Quando Jesus despediu-se dos seus discípulos no Monte das Oliveiras, no dia da ascensão, disse: “Eis que estou convoscotodos os dias até a consumação dos séculos”.  (Mateus 28.20) Estava assegurando-lhes que poderiam contar sempre com Ele, cada dia. E será que o Senhor pode contar contigo e comigo todos os dias? Esse é o grande tema desse mês.

Perguntemos-nos primeiro: “Porque o Senhor quer contar comigo cada dia?A verdade é que o meu tempo de vida é graça e dádiva sua; cada dia é um novo presente seu. Não somos donos do tempo; temos que saber administrá-lo corretamente. NoSalmo 74.16 lemos: “Teu é o dia; tua, também, a noite…”. No Salmo 31.15 diz: “Nas tuas mãos, estão os meus dias…” Um dia teremos que prestar contas do que fizemos com os nossos dias.

Em segundo plano, para que Ele precisa de nós? Ele precisa dos nossos pés para levar as suas boas novas aonde ainda não chegaram. Ele precisa da nossa boca para louvá-lo e falar a seu respeito ao que ainda não o conhece. Ele necessita das nossas mãos para que se estendam ao que está submergindo, para erguê-lo novamente. Ele precisa dos nossos ouvidos para escutar o clamor dos perdidos e desamparados. Ele necessita dos nossos olhos para enxergar os necessitados e os carentes de socorro e auxílio e também para elevar-se às alturas, de onde nos vem socorro.

Em terceiro lugar, o Senhor quer contar comigo, para me conceder vida em abundância.  Jesus mesmo disse em João 15. 5: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer E em João 10.10 Ele declara: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.  Vivemos na Sua dependência como a vara na dependência da videira. É Dele que vem a seiva da vida, a força que nos faz produzir boas obras.

Em quarto lugar, o Senhor quer contar conosco para honrá-lo e glorificá-lo. Ele não quer passar vergonha conosco, mas alegrar-se com a vida de cada um de nós; da mesma forma como os pais terrenos com os seus filhos carnais. “O filho sábio alegra o seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe”. (Provérbios 10.1) Nós somos obras de suas mãos; Ele nos criou e formou. Por essa razão precisamos ser vasos de bênçãos que honram ao seu criador e o dignificam.

Finalmente, é importante que o Senhor possa contar conosco cada dia, porque ele (o dia) não volta mais. Oportunidades que desperdiçamos hoje podem ou não retornar nos próximos dias, mas as vinte e quatro horas de cada dia que rolaram para o mar da eternidade não retornam mais. O tempo mal empregado ou falsamente usado não se pode rebuscar. Por essa razão é bom que o Senhor possa contar conosco cada dia, pois então saberemos usar cada momento com sabedoria e para proveito dos outros, para proveito próprio e para a honra e glória a Deus. Por isso o salmista diz no Salmo 90.12: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”.

Como seria diferente o nosso mundo ou a Igreja em nossos dias, se cada um dissesse de coração sempre: “Senhor conte comigo – Cada dia!” Quero ser fiel sempre, não apenas quando estou na Igreja; quero ser honesto em todos os lugares; quero ser justo em todas as situações e não apenas quando conhecidos me observam; quero amar a todos e sempre e não somente quando sou correspondido etc. Não esqueça caro leitor, que com Deus você pode contar sempre; como Ele gostaria de poder contar contigo também cada dia!

 

 

Pastor Ivo Lídio Köhn