Quadro de Família – Visitante ou Hóspede Permanente

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Qual o lar, a família que já não tenha recebido visita ou hospedado alguém?  Seria muito triste se houvesse alguém que não tivesse passado por essa experiência. Os orientais eram e são muito hospedeiros. Abrão sem saber hospedou anjos. Nós também já hospedamos verdadeiros anjos em nosso lar, de tão gostosa que foi a comunhão com eles.

Nesse mês de dezembro recordamos novamente a mais ilustre visita que o mundo já recebeu: a do Filho de Deus, encarnado, nascido da virgem Maria. Ninguém mais ilustre do que Ele pisou a face da terra. E o que o apóstolo João teve que dizer a respeito da sua visita aos homens? “Veio para o que era seu, e os seus não receberam”. (João 1.11) Permaneceu no meio dos homens cerca de 33 anos quando seu povo o crucificou, mas o Pai não o deixou na morte, pois na manhã do terceiro dia ressurgiu triunfalmente da tumba. Quando retornou ao Pai disse: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mateus 28.20b). Mesmo não estando fisicamente presente, tornou-se um hóspede permanente no coração daqueles dos quais João fala em João 1.12: “ Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”.

Jesus não quer ser lembrado apenas como visitante no seu lar, na sua família por ocasião do Natal e ainda vagamente, pois a maioria está mais preocupada com a festa do que com o aniversariante. Ele deseja mesmo habitar em seu lar, na sua família, em cada coração como um hóspede permanente, cuja presença é consoladora, agradável e proporciona prazer e alegria.

Ao visitante você mostra apenas as coisas agradáveis da sua casa; os quartos que estão bem arrumados e tenta esconder tudo que não está em ordem. Com o hóspede permanente você não pode agir assim, pois sabe que cedo ou tarde ele descobrirá tudo igual. É melhor fazer jogo aberto e permitir que ele conheça logo toda a sua casa, para que assim  possa sentir-se a vontade. Ele estará ali para lhe ajudar onde se fizer necessário. Jesus está ao nosso dispor e a Ele podemos recorrer a qualquer instante e para qualquer coisa em nossa vida pessoal, matrimonial, profissional e familiar.

Como esse hóspede permanente não deve sentir-se triste quando em tantos lares, em tantas vidas e no mundo em geral sua presença é ignorada. Ele apenas se oferece, bate à porta do coração e do lar de cada um, mas somente entra e permanece se é desejada e solicitada a sua permanência.

Caro leitor! Transforme neste Natal Jesus de visitante em hóspede permanente na sua vida, no seu lar, na sua família. Peça-lhe que fique contigo e com os teus como os discípulos de Emaús o fizeram: “Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina.” (Lucas 24.29) Você não se arrependerá desse convite, com certeza. Natal terá outro sentido para sua vida e em seu lar e você poderá sentir o grande amor de Deus para com todas as criaturas. Esse amor passará a influenciar a sua vida, seu lar, sua família e a verdadeira felicidade será alcançada.

Pastor Ivo Lídio Köhn