Quadro de Família – Uma missão no lar

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

A missão primordial de cada cristão está no seu lar. Pouco poder terá o espírito missionário que não se realiza e confirma primeiramente entre as quatro paredes do lar, na própria família. Paulo escreve em 1 Tm 5.8: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”.

O lar não é somente moradia dos corpos, mas, acima de tudo, a residência das almas. O lar na terra é o grande núcleo de trabalho e aprendizado onde se encontram as almas que conviverão, buscando superar problemas, engrandecer afeições, reconciliar-se com adversários e instalar clima de fraternidade nos corações.

A escola instrui, o lar educa. As escolas cumprem uma parte importante da educação; no lar, entretanto, enxergamos a escola do coração, onde pais se tornam professores de seus filhos, onde ambos exercitarão seu acervo moral, sendo convidados a desenvolver a união e o companheirismo.

É por esta razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem. Tendo em vista a condição moral de nosso planeta, a maioria das almas que se reúnem no mesmo círculo familiar são companheiras necessitadas de se reajustarem no clima da fraternidade, gerando dificuldades no convívio e desaguando na imensidão do relacionamento, na experiência com nossos familiares, velhos companheiros do passado.

O lar é forno preparador. Ninguém pode substituir os pais na esfera educativa do coração. Ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter. E somente neste palco de experiências é que trabalhamos profundamente nossos sentimentos, qualidades, tendências, aspirações. Neste ambiente é que os valores morais e espirituais são desenvolvidos e purificados, pois, por mais lições que recebamos pelo mundo afora, elas não terão a mesma atuação recebida no lar.

O lar é a primeira escola do espírito, ninho de amor dos pais pelos filhos, porto seguro de onde partimos para enfrentar o imenso mar de lutas, ora com o céu azul da alegria, ora com a tempestade das crises. Quis Deus que, por essa forma, os homens aprendessem a amar-se como irmãos.

O mundo tem sido palco de tristes histórias familiares. Muito da violência e maldade do mundo é fruto de lares em que Deus não habita. Será que o seu lar tem sido uma benção para o mundo? Ou será que seu lar tem apenas reproduzido as práticas tão comuns da sociedade? O cristão tem uma obra especial a desempenhar no mundo. De igual modo, seu lar tem uma obra especial a desempenhar também. Influenciar nossa vizinhança, nossa sociedade, para o bem faz parte de nossa missão. Educar crianças que ajam diferente das demais, jovens que vivam na contramão do mundo. Essa é a missão do lar cristão!
“Não é questão de pequena importância para uma família, o manter a posição de representantes de Jesus, guardando a lei de Deus em ambiente de incrédulos. Requer-se de nós que sejamos cartas vivas, conhecidas e lidas por todos os homens. Esta posição envolve terríveis responsabilidades.”

Que o seu lar cumpra a missão que Cristo lhe confiou! Ide!

Pastor Ivo Lídio Köhn