Quadro de Família – Servi a Deus no Lar

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

A minha primeira Igreja, onde devo servir a Deus é o meu lar, a minha família.  É lá que devo revelar o meu cristianismo e a proporção da minha fé.

Preciso ser um marido cristão que serve a Deus amando a esposa, mãe de meus filhos, apoiando-a e ajudando-a na criação e educação dos mesmos e auxiliando-a nos seus afazeres, sempre que posso.

Preciso ser um pai, que tenha tempo para seus filhos, lhes ensine a trabalhar, a amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmos; que os motive e lhes dê exemplo de amor às coisas de Deus e ao caminho do bem. Um filho e genro que respeita e ama seus próprios pais e sogros, fazendo de tudo para que haja uma boa integração das famílias num clima de unidade e paz.

Preciso ser uma esposa que ama e respeita ao seu marido, pai dos meus filhos, sendo-lhe “submissa no Senhor”  e auxiliando-o nos seus afazeres, sempre que puder. Ser uma filha e nora que respeita e ama seus pais e sogros, tratando-os bem e fazendo a minha parte para que possamos conviver em paz e harmonia.

Precisamos ser filhos que honram seus pais e lhes obedecem, porque assim ordenam as Escrituras. Eles jamais quererão o nosso mal, mas sempre fizeram e farão de tudo para nos deixar bem encaminhados para a vida.

Precisamos ser pais, os quais saibam cortar o cordão umbilical, uma vez que nossos filhos casam e constroem seus próprios lares. Não devemos intrometer-nos a não ser que nossos conselhos sejam solicitados. Devemos carregá-los nas asas da oração.

É necessário     que iniciemos e terminemos cada dia com oração, pedindo e agradecendo as bênçãos recebidas. Precisamos encontrar o momento mais apropriado para o culto doméstico.

Necessário também é que tenhamos tempo de participar das atividades da Igreja, onde louvamos a Deus, edificamos nossa fé de modo especial e temos comunhão com os (as) irmãos (ãs) na fé.

Em todas essas coisas estarei mostrando e revelando em minha família se estou ou não servindo ao Senhor, porque os meus atos falarão mais alto do que as minhas palavras. O Salmo 128 fala  do temor de Deus e da felicidade  no lar, os quais são alcançados por todas as famílias que servem ao Senhor em seu lar: “ Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor! O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos dos teus filhos. Paz sobre Israel!”

Pastor Ivo Lídio Köhn